como fazer um objeto ser uma luz ?

Por: saulo lisias  

Em: 17/09/2007 07:44

Olá pessoa gostaria de saber como fazer um objeto luminoso. exemplo: cria um box e desse box ele ser uma luz, mas q na renderização o box apareça e possa refletir luz.
dae saulo, vc quer que o objeto reflita luz ou emita luz?? pq se for pra refletir é muito facil, é só coloca-lo em cena junto com uma luz e pronto, ele estara refletindo ela, pq a gente so consegue ver os objetos pq ele reflete a luz, se nao refletise ficaria todo preto, Mas se o que vc quer é que ele emita luz tem varios jeitos de fazer, da pra simular isso so aumentando o valor do self-ilumination no material do objeto ou entao vc pode usar o Lens Effect para um efeito mais real, existem tb plugins que te ajudaram nisso, se não me engano aqui no site tem um plugin para isso, infezlimente to atrasado agora pra poder indicar o link do plugin aqui ou do tutorial do Lens Effect , mas assim que voltar coloco ele aqui pra vc. espero ter ajudado Abraços
Oi Saulo, tudo bem? É fácil, tem várias formas de fazer, mas eu acho que a mais simples é clicar em Get Material, escolher o Material Mental Ray, clicar no Slot Surface dele e escolher o Shader Glow, só isso. No Shader Glow você pode definir a cor e a intensidade. Depois, só precisa ligar o Final Gather para renderizar, porque este efeito só aparece com o Final Gather, escolhe o Preset Draft lá e renderiza para você ver, o objeto vai emitir luz. Para ficar 10, coloca um Falloff na cor e ajusta legal que fica 100%. OBS: Com mais qualidade no Final Gather a iluminação deste objeto fica mais clara, então, leve isso em conta nos renders de teste com baixas configurações no Final Gather. Abraços
danidtb, valeu....mas realmente ñ perguntei corretamente, eu gostaria de fazer o objeto emitir luz....mesmo assim agradeço. Andre Vieira, Cara como sempre vc me ajudando, fico bastante agradecido, é o seguinte eu sei como fazer o objeto emitir luz, so q de uma forma bem complicada, e fiquei sabendo q tinha uma forma mais facil através de um tutorial q vi na internet em um outro site, mas o problema é q o site tava com algumas coisas faltando ser explicada para q fosse possivel entender, sak.... a forma q eu sei é complicada pak, aprendi através das videos aulas da redpixel, baixei 83 videos tutoriais na net, rsrsrsrs valeu mais uma vez Andre Vieira, felicidades e sucesso pra vc, sim... quando vc aparecer em Recife avisa... pra gente trocar umas ideias.
cara tem uns materiais prontos do tipo "Arch & Design" q tem essa opção de iluminação...e o interessante eh q a unidade de medida eh em CDM ou seja eh bom pra vc criar luzes realistas se vc tiver o CDM de uma luz real gostaria de agradecer o andre tb pq jah tinha ouvido dizer nesse lume mas naum sabia utilizalo e com poucas palavras acho q aprendi hehe valew mestre andré abraço
Bom como nossos amigos falou existe varios tipo de configuração, basta saber qual seu renderizador. agora roubando este post seu, vai minha perguntinha para o andre, só por curiosidade, este material do MR, serve para o defalt ou só mentalray??
não existe "surface" no default, soh no mental ray mesmo dsculpa entrar de bicão hehe abraço
Uma forma de vc fazer isso no Scanline e usar o self ilumination no shader Standard.
mas o self ilumination gera glow? ateh onde lembro ele faz o objeto ter luz propia....mas essa luz não afetas outros objetos...me corrija se estiver errado.... abraço
se vc tiver usando o vray pode usar o shader vray light mtrl, la no material editor eh so mudar o material de standard pra esse light mtrl q ele ja apresenta o controle de cor e multipler da luz.. vc aplica em qualquer objeto e ele vai emitir luz e brilhar como uma lampada... vlww :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1035

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.