Oi gente, tudo bem?
Hoje eu tive a oportunidade de testar o 3ds max 10, chamado agora de 3ds max 2008.
Realmente tem poucas novidades nesta versão, a maior parte das novidades são para o Mental Ray e como falo em toda versão, não são propriamente novidades, pois são Shaders que fazem coisas que já eram possíveis com Shaders de terceiros deste o Max 6.
Só aqui na seção Texturas>Shaders Mental Ray tem mais de 100 Shaders de terceiros para download.
O mesmo acontece nesta nova versão, desta vez até incluindo na lista de novidades Shaders que já vinham com o 3ds max desde a versão 6, mas vinham desligados, como é o caso do Glare.
Inicialmente eu não vi os Shaders de composição, como o nosso amigo Zion tinha adiantado no ótimo post até com o vídeo mostrando o que estes novos Shaders podem fazer, você pode acessar o post [post=27169]clicando aqui[/post], mas assim que postei este tópico comentando sobre isto, o Caio Lamas já falou que no mínimo eles vinham desligados também.
Eu fui lá ver e não é que estão desligados mesmo, todos os Shaders de composição estão desligados.
Tem uma nova livraria do Mental Ray e ela vem completamente desligada.
Eu acho isso o fim do mundo, é um absurdo, é uma palhaçada.
Então porque colocam?
Deixam desligada só para dar mais trabalho?
Será que eles se divertem com isso?
Porque complicar sem necessidade?
Ou no Max 11 eles ligam e falam que são novidades para enganar iniciantes desinformados?
Eu sinceramente não entendo o motivo desta idiotice.
Sobre ter poucas novidades, pode significar que gastaram este ano arrumando os bugs que surgiram no Max 9, que foi uma versão feita na correria, já que tiveram que fazer dois programas, o 32 e o 64 bits.
Portanto, espero que essa falta de novidades seja em prol da estabilidade do programa.
Vou testar melhor nos próximos dias para sentir se está instável e se percebo algum Bug.
Tomara que esteja legal, porque eu quero migrar do 3ds max 8.
Mas como sempre, deve ter os seus problemas e o certo é esperar sair o primeiro Service Pack para poder usar profissionalmente.
Abaixo estou postando as telas mostrando as principais novidades.
Agradecimentos especiais ao meu amigo Antônio Carotini.
Tela de abertura
SkyPortal do Mental Ray
Shader Glare, idêntico ao antigo, só tiraram o Label, que não funcionava no Max mesmo.
Photographic Exposure Control do Mental Ray
Recursos de Photometrics no Shader Arch&Design
Configurações novas do Preview nas Viewports
Quad Menu que habilita as sombras nas Viewports
Sombras nas Viewports
Physical Sky nas Viewports
Controle novo do Ponto Pivot
Agora os novos Shaders de composição que prometem ajudar muito neste ponto e dispensar os Shaders de terceiros, mas tem que ligar todos manualmente porque a Autodeskl deixa desligado de propósito só para sacanear os usuários.
Shader Matte/Shadow como material
Shader Matte/Shadow como mapa, são iguais como o Car Paint de mapa e de Material, mas o Matte/Shadow é bem grande, então, a parte inferior da janela esta nesta imagem.
Shader Raytype
Shader RayType Advanced
Shader CameraMap
Shader Render Subset
Shader Gama&Grain
Shader MirrorBall
Shader GrayBall
Assim que eu testar mais e tiver mais informações, postarei aqui para o pessoal.
Abraços