Oi Leon, tudo bem?
O que eu quis dizer com o lance de escolher a profissão pela grana é justamente o que o Caio te explicou.
Sempre que a gente faz o que gosta, fazemos bem feitos e nosso trabalho vale mais do que o da maioria.
Você pode ser pedreiro, se for um bom pedreiro e for esperto, vai ter um monte de clientes, vai guardar uma grana para investir no próprio negócio, logo tem uma firma de empreita de obras e depois de 10 anos tem uma construtora, entende?
3D é uma profissão como qualquer outra, se o cara for muito bom pode ficar milhonário trabalhando no exterior, pode ir trabalhar na ILM, na DreamWorks, na Pixar, sei lá.
Também pode ficar aqui no país e abrir uma produtora, pegar clientes bons, fazer ótimos comerciais, ficar famoso, ganhar um leão de ouro em Canes e virar celebridade.
Ou mesmo trabalhando com maquete, pode fazer um bom trabalho, conseguir bastante clientes, guardar uma grana para montar um escritório de computação gráfica para arquitetura, depois começa a pegar serviço de grandes empreiteiras e logo vai estar nadando em dinheiro.
Ninguém pode saber o que vai acontecer, o que podemos fazer é estudar ao máximo e trabalhar o melhor possível para ser visto e reconhecido, essa é a parte que cabe a cada um, o resto depende da sorte, de Deus, de habilidades fora da área de 3D e muitos outros fatores.
Tem gente que ficou rica como camelô, que diga o Silvio Santos.
O lance é fazer o que gosta para poder estudar e trabalhar feliz, fazendo o melhor possível sempre, sem pensar na grana, porque a grana é consequência.
Se for trabalhar numa carreira que dá muita grana, mas você não gosta do que faz, pode ter certeza que não vai se dar bem e não vai ganhar grana nessa carreira.
O que importa não é a grana, é fazer o que gosta.
Sobre o Mental Ray, ele é um dos dois melhores renders do mundo, divide essa posição com o Renderman da Pixar.
Todos os filmes que você viu nos cinemas desde que existe 3D em cinema, foram renderizados com o Mental Ray ou com o Renderman.
Todo ano o filme que ganha o Oscar de efeitos visuais foi renderizado com o Mental Ray e todos os outros concorrentes também.
Isso é o Mental Ray, o que há de melhor e de mais robusto na área de render 3D no mundo, usado por todas as grandes produtoras do planeta.
Você pode ativar o Mental Ray no 3ds max acessando a janela Render Scene teclando F10, entrando no menu Assign Render e clicando no botão com 3 pontinho na frente do item Production, o Mental Ray vai aparecer na lista, é só selecionar ele.
As configurações do Mental Ray aparecem na janela Render Scene, tem a ficha Indirect Illumination, a ficha Renderer e a ficha Processing.
Também aparecem os Shaders do Mental Ray no Meterial Editor, dentro da janela do Material/Map Browser, eles aparecem com icones amarelos.
Sobre o problema com os Bones, se você está iniciando no Max eu sugiro que esqueça Bones por enquanto, porque animação de personagens é a última coisa que se aprende em 3D.
Levando em conta que leva cerca de 4 anos para aprender o programa, só depois de 4 anos de 3ds max que deve estudar animação de personagens, pois envolve todo o conhecimento no programa.
Tudo tem que estar alinhado e perfeitamente configurado para não torcer e não gerar problemas.
Este lance de torcer os Bones é o problema mais comum e acontece com todo iniciante quando começa os estudos de Bones.
Vai por mim que eu te garanto que é o caminho mais fácil, se começar por personagens vai estar começando pelo fim, a maioria das pessoas que fazem isso desistem do Max depois de um tempo, porque não conseguem fazer o que desejam.
Abraços