ai pessoal, não é complicado, é super fácil.
a palavra certa é trabalhoso, porque a verdade é que é super trabalhoso, mas não é difícil.
a única coisa que precisa fazer é soldar as faces separadas no lugar certo para ficar tudo junto e planificado, então, é só ir soldando com o stitch que fica no menu tools, eu acho.
dá uma olhada lá nos menus do unwrap, é com aquelas ferramentas que vocês fazem isso.
o mais importante é o primeiro mapeamento, o mapeamento básico. se ele for o mais adequado para o caso, vai ficar mais fácil de arrumar as faces depois.
da forma como está na terceira imagem, vai ser muito trabalhoso, tem que deixar o primeiro mapeamento melhor para facilitar o ajuste.
num rosto é bom usar um cilindro, como eu disse na outra mensagem, mas cada caso é um caso, com a prática fica fácil de identificar.
Ainda tem mais um monte de coisas no unwrap, tem o lance de pelt map, que deixa você escolher onde vai cortar a malha, mas basicamente é só fazer o primeiro mapeamento e depois arrumar as faces na janela de edição, assim já fica bom.
no help do max explica tudo, eu aprendi por ele. tem o help de tutoriais também que tem um exercício sobre isso.
tem um tut basico aqui no site: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14615