Dúvida UVW Unwrap

Por: felipehack  

Em: 03/01/2008 14:03

Olá, Sou iniciante no 3D, um "estudante" ainda :-P Tenho uma dúvida ainda... Quando faço algum modelo mais complexo, e vou mapealo, a malha no UVW Unwrap não fica "Direitinha" como nas imagens. A malha fica "Quebrada", com pedaços bem separados, como na terceira imagem, muito dificeis de texturizar. alguem pode me ajudar?? talvez usar o UVW map e depois o UVW Unwrap? Agradeços desd já. :lol:
cara, você só fez a primeira etapa, que é aplicar o Unwrap UVW. a parte chata vem depois, que é editar a malha na janela do Unwrap para ficar certinho como as outras, o mapeamento não é automático, não ficar tudo certinho automaticamente, tem que editar manualmente para ficar certo, mas é claro que começando o mapeamento da forma certa para cada caso, será mais fácil de arrumar a malha depois, cada caso é um caso. no caso de um rosto, começar com mapeamento cilíndrico é mais fácil de arrumar.
Múcio
Eu tenho exatamente a mesma dúvida, tenho mto problema com essa parte, até agora n achei onde q fala sobre isso =/// Aliás, só falta isso pra eu engrrenar no 3D e poder me desenvolver de vez!!! Tava até mexendo com isso esta madrugada!! Vo ficar na espreitaa =P Flw Abraços
hummmm... Mas tipo, como na terceira imagen, fica quase impossivel arrumar. tem algum jeito de ele sair pelomenos melhor? pra eu pdoer arrumar?
Sabe aquela textura de quadrados preto e branco??? Se sabe, aplica ela e bota no objeto.... Dai você organiza ela, até que todos os quadrados fiquem de um mesmo tamanho.... t+ abraço qualquer coisa me fale se num tenha intendido!!!
Léo Umbelina Goulart
Não pare, Cresça, Viva e apareça!!
Opa, cheguei atrasado. Caramba, eu n achava q era automático, mas tb n achava q era tão complicado assim Mucio, vc conhece algum tutorial q ensine isso? Obrigado Abraços
ai pessoal, não é complicado, é super fácil. a palavra certa é trabalhoso, porque a verdade é que é super trabalhoso, mas não é difícil. a única coisa que precisa fazer é soldar as faces separadas no lugar certo para ficar tudo junto e planificado, então, é só ir soldando com o stitch que fica no menu tools, eu acho. dá uma olhada lá nos menus do unwrap, é com aquelas ferramentas que vocês fazem isso. o mais importante é o primeiro mapeamento, o mapeamento básico. se ele for o mais adequado para o caso, vai ficar mais fácil de arrumar as faces depois. da forma como está na terceira imagem, vai ser muito trabalhoso, tem que deixar o primeiro mapeamento melhor para facilitar o ajuste. num rosto é bom usar um cilindro, como eu disse na outra mensagem, mas cada caso é um caso, com a prática fica fácil de identificar. Ainda tem mais um monte de coisas no unwrap, tem o lance de pelt map, que deixa você escolher onde vai cortar a malha, mas basicamente é só fazer o primeiro mapeamento e depois arrumar as faces na janela de edição, assim já fica bom. no help do max explica tudo, eu aprendi por ele. tem o help de tutoriais também que tem um exercício sobre isso. tem um tut basico aqui no site: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14615
Múcio
hmmmm obrigado pelas infrmações Eu to fazendo um dinossauro e na hora de texturizar eu fiz do jeito q o André explica nesse tutorial e tal Mas aí na hora de ajeitar as faces no UVW Unwrap(aliás, q nome é esse?) uma fica sobreposta a outra, e eu pensei, po será q n da pra eu definir onde estarão as divisorias(seems)? E eu achei q n precisasse ser dessa forma, que, por exemplo, no meu caso, eu colocaria essa divisão por cima das costas do dinossauro(tipo um brontossauro, com o pescoção), indo desde de cima da cabeça dele à ponta de sua cauda, e depos a malha se abriria automaticamente., mas ela vem toda separada e sobreposta. Eu jah vi um tutorial q o kra usa o render to texture, como parece q o felipehack usou, mas a malha dele ficou certinha, a n ser q ele tenha ajustado, pq eu n li na verdade mta coisa, só di uma passada pra ver como q ele fez esa parte. Mas vou dar uma olhada nesse Help de tutoriais q vc disse Obrigado novamente! Abraços
Nossa. muito bom, to dando uma lida no tuto, muito interessante.. to usando uma cabeça d gato aqui, que estou no inicio da modelagem, mal saiu a cabeça ;P mas to usando pra treinar \o/ acho que ta saindo + ou - mas tem um problema... algumas partes que ficam meio que "por traz" não aparecem no wnrap, como a parte de traz da lateral do nariz da segunda imagem u.u
leandrus, as duas primeiras imagens eu peguei na net, e é justamente o que não consigo fazer, porque ficam como na terceira imagem, que é minha.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 809

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.