Dúvida UVW Unwrap

Por: felipehack  

Em: 03/01/2008 14:03

Tá ai um assunto de muita duvida e pouco abortado neste fórum, se dá muita atenção ao renderizador x ou y, ou a modelagem, mas o mapeamento que uma das coisas mais difíceis de se estudar, fica meio de lado.Gostaria que houvesse um tópico mais detalhado sobre o UWV Unwrap dos leitores mais experientes, ou que fosse assunto até para um CD ser vendido pelo site. Confesso que meu conhecimento em mapeamento é pequeno. Obrigado
digo abordado, na mensagem anterior. Desculpem
é, concordo, plenamente.... é algo, não digo dificil de se fazer, mais é uma das coisas que eu acho que sozinho não se aprende.
felipehack, eu fiz isso mesmo, colapsei e apliquei o UVW Unwrap, aí no caso eu salvei meu UVW, depois de ter mexido nos vértices e tal e ajeitado na medida do possível e u abri a janela do Render To Texture. Ai vc manda ele dar um Unwrap q ele cria outro UVW Unwrap, nesse aí vc vai caregar o seu mapeamento, e mandar renderizar o Diffuse Map. Não sei se esse é o caminho certo, mas como tive a ideia quis testar e deu certo, to texturizando agora, mas eu n consegui mexer mto bem nos vértices, ainda n peguei a manha, mas até q ta saindo
eh, ainda não testei pq to renderizando um coiso demorado aqui, mas meu problema atual ta sendo que alguns vertices dicam "Sobrepostos", como na parte lateral do nariz da segunda imagem, nota-se que a linha branca é mais grossa, pelo acumulo de segmentos... isso que eu não consegui arrumar ainda. aliás, tem msn cara?
Tenho, é [email protected]
Roger, o problema não é do fórum, é das pessoas que só querem saber de render e modelagem. Se o pessoal tiver interesse e começar a postar sobre isso, ficaria cheio de mensagens sobre mapeamento. O fórum reflete o interesse dos frequentadores. Felipe, você não precisa aplicar o UVW Map Cilindrical e depois colapsar para aplicar o Unwrap UVW, dentro do Unwrap UVW tem tudo que tem no UVW Map, olha lá para você ver. Entra no subobject Face do Unwrap UVW, ai aparece os botões iguais do UVW Map e tem os lances de Pelt Map que eu disse. Estes lances deixar você definir onde vai ser o corte na malha e ajuda muito no mapeamento. Leandrus, olha o que eu falei para o Felipe e seleciona todas as faces e coloca um mapeamento planar bem no meio dele, bem no perfil dele. Ai quando entrar na janela de edição já vai estar separado em duas partes, só vai ter que aplicar o Relax UV no menu Tools para suavizar mais a malha e ajudar a abrir nos cantos, testa para você ver. nas notícias do site tem alguns tutoriais de mapeamento, procura lá por mapeamento e UVW
Múcio
Concordo com os amigos. fazer mapeamento de objetos complexos como corpo de um personagem não é nada difícil. Talvez um pouco trabalhoso. Mas com o tempo e a prática, dá pra fazer qualquer mapeamento com pouco tempo. A cabeça do personagem, eu diria que é a mais fácil. Primeiro estabeleça um ID (deixe tudo com mesma ID). depois aplique o mod. Unwrap UVW, vá no sub-objeto Face e selecione toda a cabeça, não esqueça de desmarcar a opção "Ignore Backfacing" senão vc não seleciona a parte oposta, ou selecione por ID (Basta colocar o número de ID e pressionar o botão "Select MatID"), em "Map parameters" pressione Cylindrical, escolha a opção "Align Z" e tenha certeza que a divisão do mapeamento (linha verde) está do lado direito da cabeça, entre no Edit só pra confirmar se está OK, colapsa tudo e delete a parte direita da cabeça, aplique o symetry e colapsa denovo, aplique novamente o mod. Unwrap UVW e vá no sub-objeto Face e selecione a metade direita da cabeça não esqueça de desmarcar a opção "Ignore Backfacing", com a metade selecionada entre no Edit e vá no menu Tools->Mirror Horizontal arraste a parte selecionada tirando da outra parte, vá no sub-objeto vertex do UVW e no Edit selecione os vertices que estão exatamente no meio da cabeça (faça isso em qq das partes que estão no Edit) agora vá no menu Tools->Stich Selected uma parte vai se soldar na outra. Pronto, agora vc pode fazer alguns ajustes manualmente. Abrass
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Silvarudo, agradeço pela ajuda, mas descrevendo dessa forma, pode ser que alguns leitores não consigam entender. Mucio, concordo que o interesse da maioria fica entre o começo e o fim do processo, mas muitas tópicos se iniciam do interesse dos próprios moderados, como os inúmeros sobre o V-Ray. Abraços
foi de grande ajuda as respostas, mas vou treinar bastante, e praticar muito, ver o que sai.. agradeço, muito mesmo :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 772

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.