Specular é mito ou fato?

Por: Caio Santana  

Em: 04/03/2008 22:33

Então, como eu disse.. ela existe. É parte integrante da reflexão em geral que não ocorre só em polidos, ocorre em todas as superfícies, só que nas porosas fica tão difuso que você nem vê.. (na pratica não existe lambert perfeito, sacaram?).. uma parte que reage de forma diferente das demais, ja que é a reflexão da propria fonte de luz, que gera efeitos diversos sobre diversos tipos de superfície. Não tem como se enganar, é tudo a mesma coisa, só que diferente. :D
Eu andei pesquisando sobre o assunto e ainda não tirei minhas conclusões de forma que eu possa apresentar fatos que acrescentem mais conhecimento aos amigos aqui. Mas eu encontrei uma imagem com a fórmula da luz especular. Assim que eu tirar algumas conclusões sobre o assunto vou compartilhar neste tópico que está muito instrutivo. []'s
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Serial, qual a fonte? Acho que esta expressão pode acabar com a discussão. Se ela calcula a intensidade da luz especular, logo ela existe de fato! E como eu imaginava, e os amigos aqui já falaram, o brilho especular vai ser mais difuso ou concentrado dependendo do material. A variável r(espec) é própria de cada material, assim como o coeficiente de atrito, calor específico, densidade, etc. E ele tem tanta importância na intensidade especular quanto a intensidade da fonte de luz!!!! (ambos possuem expoente 1). Com certeza o material arch&design utiliza algoritmos que levam em consideração o respec para gerar o brilho espcular dos materiais... Mas não entendi o que seria este expoente especular!
Doe medula óssea! Doe vida!
Opa, tirmey, o link é este aqui Ainda estou pesquisando em outras fontes também. A internet é uma boa ferramenta, se souber usar! ;) []'s
"Caio Lamas" disse: Então, é engraçado, por que pra modelar todos querem bluprints, mas pra render ninguem para e pensa em observar a luz em si para chegar a um resultado realista, o que seria bem legal até se pensar bem.
Isso é verdade Caio, normalmente digo para o pessoal que, para foto-realismo, não basta apenas saber setar render (principalmente quando a pessoa não conhece direito o max e já quer usar renders profissionais), pois além da modelagem (as vezes usando-se blueprints ou model sheets), é necessário um bom uso de texturas, configurar os materiais de forma adequada, e a iluminação é o fator determinante para se obter o fotorealismo, pois de nada adianta texturas perfeitas, materiais bons, se não souber trabalhar com a iluminação, e nota, a iluminação vai interferir na maneira em que o material do objeto vai refletir essa luminosidade. Então galera, se forem reparar, está tudo meio que conectado entre si, não adianta nada colocar uma textura de tijolos e subir no espaço o specular, assim como não adianta zerar. Isso vale para materiais também, pois se configurando o specular corretamente, ele vai ficar realista no render, mas isso tudo também dependendo da iluminação. Seria algo assim: FOTOREALISMO = Modelagem + Texturas + Materiais + Iluminação + Setagem correta do render Podem reparar, basta um desses itens não estar de acordo, que não existe fotorealismo, então é interessante e importante que se entenda bem cada um desses elementos. Principalmente iluminação. [_Serial_]:Cara, acho que isso já basta para mostrar que o especular existe sim, e não é um mito. Gostei dessa informação... vlw pela pesquisa!!! ^^
Site sendo reformulado!!!
Que isso evilwata, eu é que agradeço à vocês... :seila: Eu estou tentando encontrar alguma foto que mostre uma base de como usar o especular nos materiais, uma idéia só. Se eu encontrar, acho que seria uma grande sacada para quem está começando agora, que é o meu caso mesmo... []'s
ou foi brincadeira viu caio...esse che foi por zueira de outra época não sei se vc lembra hehehe quanto a observação de luz realmente isso eh vdd, as pessoas se preocupam tanto com a modelagem eh se esquecem de observar como a luz atua e inside nos objetos... abraço a todos, ótimo topico! :)
Pessoal, andei pesquisando uns sites por aqui, se quiserem acessar para pesquisar fiquem à vontade. Quanto à questão se é mito ou verdade, creio que é verdade, já que há estudos que comprovam sua realidade. Os links são para sites de ótica e física voltada para o comportamento das luzes. http://www.kgg.org.uk/spectrumh.html - Trata do espéctro. http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/hph.html - Ótimo site online de física! http://www.hoyaoptics.com/specialty_glass/optical.htm - Trata da ótica voltada ao material vidro. http://www.edmundoptics.com/techsupport/DisplayArticle.cfm?articleid=259 - Também trata da ótica voltada ao material vidro. [i:608a8f418c]Obs.: Todos são em inglês.[/i:608a8f418c] []'s
É caras, vou admitir que essa fórmula me pegou de surpresa.. estou chocado!! Mesmo assim eu continuo acreditando que seja só reflexão, pois no fundo tudo é reflexão de luz, como ja disse trocentas vezes aqui mesmo, só que é claro que uma reflexão de algo com intesidade luminosa muito maior do que de todo o resto, ja disse isso umas 10 vezes neste tópico e parece q ninguém notou.. rsrs Essa fórmula parece servir perfeitamente para criar um algoritmo de reflexão specular em mesh... 3D.. observem como todas as unidades apresentadas têm seu referente em uma simulação 3d.. e observe como tem um expoente specular que mudaria a forma como a equação reage à intensidade da luz... o que na vida real seria a rugosidade e a microrugosidade da superfície pura e simples, e não um mero expoente specular. Entenderam?
Sim, Caio, acredito que seja reflexão! A fórmula calcula a intensidade desta reflexão. Em nada a fórmula contrariou o que você disse até agora! Só é uma forma de quantificar a intensidade deste reflexo creio eu! ;)
Doe medula óssea! Doe vida!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 331

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.