Specular é mito ou fato?

Por: Caio Santana  

Em: 04/03/2008 22:33

Pô cara! Tô entendendo apenas uma parte disso, mas a "teoria" da cg me deixa fascinado e o amigo Caio Lamas e o Ramon estão me deixando mais curioso ainda! Espero que esta conversa continue! Sobre o decay, posso estar enganado, mas pelo pouco que sei sobre o assunto, ele é uma causa provinda do fato de a luz ser onda e matéria conforme você mesmo comentou Caio. Será que por esse motivo ela tenha um decay natural? Se bem que posso estar falando um grande absurdo, mas se estiver, me corrijam. Mas uma coisa que me deixa bolado: Se for assim, como então a luz viaja por distâncias inimagináveis no Universo sem ter o tal do decay? Será que isso tem algo relacionado ao vácuo do espaço? :seila: []'s
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
O que vou comentar pode ser o mais absurdo de tudo, porém, é o que imagino (vou pesquisar mais sobre isso)... mas, pelo que entendi de iluminação, aqui na Terra a luz se dispersa mais rapidamente, pois entra em colisão com os atomos, gases, etc, e isso faz com que ela tenha um decaimento dependendo de sua intensidade e proximidade (no caso das luzes artificiais), no caso das luzes artificiais, como a luz irá se colidir com o ar, aos poucos vai perdendo intensidade. No caso do universo creio que isso não ocorra justamente por causa da total ausência de ar ou qualquer outra coisa que faça com que a luz seja dispersa, fazendo com que ela consiga então percorrer milhões de anos luz sem que se disperse.
Site sendo reformulado!!!
Então é por isso que há 3 anos foi fotografado aquela estrela que havia explodido há milhões de anos e só agora a "luz" e junto com ela "a imagem" da explosão. Fotografaram algo que aconteceu há milhões de anos :00:. Sinistro né? :seila: Uma das coisas que eu acho mais interessantes em tudo ao meu redor é a luz... Sem dúvida é algo espantoso. []'s
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
imagina se ñ tivessem descoberto a luz.. ñ tnha tecnologia nenhuma Oo. ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh aushdsaud
Realmente a luz é o fator principal que torna visivel todo e qualquer objeto, a total inexistencia da mesma, deixaria tudo preto. Tanto em fotografia, como em óptica, assim como no 3D, e outros, se não souber nada sobre a luz, você sempre vai ficar no escuro (hahaha... não podia deixar de fazer essa piadinha sem graça ^^)
Então, a luz das estrelas e do sol chegam aqui com tanta intensidade por vários motivos, vou citar apenas alguns: Primeiro, o sol é imenso e gerador de uma energia que nem se pode contabilizar, se a terra se encontrasse na metade do caminho entre a sua posição atual e o sol, provavelmente seria um inferno gasoso, e a luz seria tão forte que os nossos olhos nem seriam capazes de suportar, então na verdade a luz que ele gera é infinitamente maior do que a que chega até aqui por causa do decay. A luz do sol sofre decay até chegar aqui sim, só que muito pouco por que no vácuo não há nada que absorva essa energia, e a luz sofre a ação da gravidade também, então entre os corpos quie ficam nesse caminho parte também é absorvida por eles. É verdade que a luz demora para chegar aqui sim, a luz do sol nós vemos quase instantaneamente, pois apesar de a distância ser enorme, a luz viaja a 299792458,0 metros por segundo, isso dá aproximadamente 1 079 252 848,8 Kilometros por hora... porém existem estrelas tão distantes que quando olhamos pra elas vemos um ponto de 500 anos atrás, ou mais... muito mais. (é uma maneira facil de ver o passado né.. :P) Mas o que ocorre e é fator determinante de decay ser tão forte não só na terra como nos objetos em geral, é o fato de essa luz ser filtrada pelas superfícies.. então imagine que a luz bata em um objeto que filtra todas as cores, menos o vermelho, vai emitir ondas daquele comprimento só e logo em seguida passar por uma atmosfera que absorve o comprimento de onda vermelho.. aí a luz acaba, entende? O decay é a absorção da energia da luz pelos atomos de superficies, gasosos e etc.
oq eu li uma vez era q o specular servia pra mostrar de onde estava vindo a luz na cena jah q os objetos geradores de luz padrão não possuem forma física porem se vc for analizar esse explicação é muito simples pois na verdade o specular serve para determinarmos com quanta intensidade uma superfície recebe luz....naum tem nada a ver com reflexo...receber luz eh uma coisa refletir eh outra... um objeto com alto specular recebe todas luzes e devolve todas em forma de luz branca(todas misturadas) jah os objetos reflexivos recebem todas luzes e a separam como um prisma.... ou seja sei lah mas acho q eh mais ou menos assim :)
Então, pense que a velocidade da luz é de 300.000 km/s (valor arredondado), velocidade suficiente para dar 7,5 voltas por segundo no planeta Terra. É algo realmente impressionante ^^
"magster" disse: Eu achei meio sem propósito essa questão, porque em qualquer conclusão que chegar, dá na mesma, não muda nada, tanto faz se é uma simulação ou se é de verdade, o que importa é que o specular acontece na realidade e tem que simular igual em 3D para ficar real. é só olhar qualquer objeto que tenha um nível mínimo de polimento, sempre cria o ponto specular e é isso que importa, se em 3D é de verdade ou não, não interessa, só importa saber configurar certo no material para ficar realista. é claro que se não tiver luz não terá ponto especular, porque é a luz que cria ele, e dependendo da forma da luz esse ponto vai ter uma forma diferente, se for uma luz pontual ele será de um jeito e se for uma luz área ele será de outro, mas sempre vai acontecer se tiver luz e é isso que importa!!!
Tem razão, a conclusão que se tem ou se terá aqui não vai obrigar a mental images fazer o mental ray virar unbiased, mas é importante pros conhecimentos mesmo, não vamos descartar isso assim :)
Outro fator muito importante no decay da luz solar (e na maioria das luzes) é o fato da radiação dispersar em uma área que aumenta (como é simulado no max) com o quadrado da distância. No vácuo absoluto (vácuo na verdade nunca é absoluto), a quantidade de energia luminosa que o Sol emite seria constante em um certo ângulo. Porém, conforme nos afastamos do Sol esse ângulo passa a abranger uma área cada vez maior (em 2D o comprimento de um segmento de arco de um ângulo de 30 graus de um círculo de 1 metro tem pi/6 metros. Se o raio aumenta para 100 metros, são 100 pi/6 metros, para os mesmos 30 graus...), portanto essa mesma quantidade de energia passa a ser distribuída por uma área muito maior. Na verdade, esse é o mesmo motivo que faz com que os objetos pareçam menores conforme nos afastamos deles... O grande diferencial do laser na verdade é justamente esse: como os raios luminosos são paralelos, eles não se dispersam conforme nos afastamos da fonte luminosa. Então no vácuo ideal o decay de um raio laser perfeito seria zero. Mesmo com a atmosfera terrestre a luz emitida por um raio laser diminui relativamente pouco com a distância, pois a área sobre a qual ela é distribuída é sempre uniforme.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 331

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.