Mensagem de erro - Mental Ray

Por: Jefferson Santana  

Em: 06/04/2008 19:08

Boa noite, pessoal. Tenho um Core 2 Quad 2.4 com 4 Gb de ram toda vez que vou fazer um render uma cena média como um sobrado, um salão maior ele me da uma mensagem de erro. MSG 0.3 error 011105: cannot start thread 11: Espaço insuficiente de armazenamento para processar este comando. Uso Mental Ray com materiais Archi & Design. Já venho algum tempo procurando informações aqui no fórum e na net, mas nada me ajuda. Já salvei o mapa de Final Gather em uma resolução menor para facilitar os cálculos, não estou usando Displacement na cena. Aguardo uma ajuda. Flw :-)
Jefferson Santana
Não é certo salvar o FG com resolução menor, porque pode criar quadrados pretos no render. É melhor fazer o mapa com menos Samples e com o Dentity menor. Em cenas grandes tem que ligar os lances lá de conserve memory, use placeholder objetos e use mental ray map manager. Também é bom mudar para large bsp e diminuir o bucket de render. Tem que ter espaço no driver C pra renderizar. Não adianta ter 4 GB porque cada programa só pode usar 2 GB, então vai usar 2 GB pra carregar o max, a cena e fazer o render, sobra menos de 2 GB pro render. Vê lá o valor do Memory Limit, coloca 1500 e tenta renderizar pra ver se dá o erro.
Bom dia, supermax tudo bem contigo? Kara meu max sempre fecha no cálculo do Final Gather, preciso de alguma forma pra resolver os cálculos. Estou com esse problema a algum tempo já. Flw.
Jefferson Santana
é somente nessa cena? ou todas cenas meio grande? com esse seu hardware vai dar pau com uma cena com resolução gigantesca!! lá pra casa dos 20.000 X 20.000! na minha maquina modesta!! ela consegue renderizar até 8.000 x 8.000
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Boa tarde, Rogério Bastos. Todas cenas meio grande da problema para mim renderizar, então não consigo fazer render de 2.000 x 2.000 estou pensando de sair do max 9 e instalar o 2008 para ver como que se comporta! Flw :-)
Jefferson Santana
Jefferson, Se vc tem espaço no disco tanto pra gerar o FG quanto pra gerar o Render, então tenta renderizar a imagem em pedaços. Depois vc junta. Pra imagens grandes faço isso direto. Minhamáquina é um AthlonXP 2.4 (2 de clock real) e 1Gb RAM DDR400. Não tenho problemas. Um abraço,
Leandro Oliveira você tem razão, vou começar fazer assim mesmo! Mas o que eu não intendo é minha maquina não aguentar esses render... to com a puga atras da orelha com isso. Achava que poderia ser Displacement, tirei os displacement e consegui até renderizar umas cenas mas em outras sem o Displacement da o mesmo erro... já to confuso com esses problemas. rs :-)
Jefferson Santana
Cara, não existe máquina boa para 3D, por melhor que seja, uma só é pouco pra renderizar imagens gigantes. Por isso que tem o Distribuited Bucket Render, ai liga várias máquinas em rede pra renderizar imagens grandes. Dos 4 GB de RAM que vc tem, só 2 GB são usados, porque em 32 bits cada programa só usa 2 GB. Ai entra o que o Supermax disse, destes 2 GB tem que carregar o Max e a cena 3D, sobra menos de 2 GB pro render. Coloca 1500 no Memory Limit e tenta renderizar. Mas tem que habilitar as opções de otimização que ele disse, tem que mudar pra Large BSP e tem que diminuir o bucket de render. Se a cena for muito pesada, é bom usar o Diagnostic pra configurar melhor o Depth e o Size do Raytrace acceleration. Mas se não otimizar tudo, materiais, modelagem, configurações, tudo, sempre vai dar pau. Não pode achar que está com máquina boa e dá pra exagerar, porque não dá. Em último caso vc pode renderizar pelo Render Passes do Mental Ray, ai vc faz a imagem no tamanho que quiser. Eu renderizo imagens aqui com 4000 pixels sem o Render Passes numa máquina muito pior do que a sua.
Múcio
Bom dia, Mucio! Kara a respeito da cena: - Materiais: Archi & Design (Alguns do preset dele mesmo) - Modelagem: Civil importada do CAD - Iluminação: Sistema Daylight MR SUN e MR SKY - Render: Saida 1600x900 FG: Initial FG Point Densdity: 0,1 Rays per FG Point: 512 Bounces: 2 Radius: 150 Min. Radius: 15 Cena esta modelada em centimetro. - Plug in: Grass-o-Matic (Área pequena) - Displacement: Nenhum - Blocos: 10 plantas (Evermotion) 1 carro (Evermotion) Este é um resuma da cena. Ontem instalei o 3ds max 2008 para fazer um teste com a cena e aconteceu a mesma coisa com a versão 9 SP 2, o 3ds max fecha nos cálculos de Final Gather. Flw :-)
Jefferson Santana
Jeffersom, só um toque quanto aos materiais: sempre que puder use shaders que são mais rápidos de renderizar como o Standard. Eu fiz uns testes: Cromado é mais rápido com Metal (Lume), Vidro mais rápido é com o preset do Arch&Design e sempre que o material é pouco visto ou detalhado dispensando reflexo real, use o Standard. A diferença de tempo pode ser brutal! Esses foram só uns exemplos. Depois, faça testes aí. Um abração,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143180

Últimos membros registrados: riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot.

Usuário(s) on-line na última hora: 279

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.