Jefferson Santana: vc esta limitado por uma coisa - "32bits" - vc tem q trocar p um sistema operacional de "64 bits" q consegue gerenciar muita memoria... so p vc ter uma ideia o win xp 64bits pode gerenciar ate 128GB de memoria... ta bom p VC?
um bom exemplo: eu so renderizo com tamnho minmo de 3mil pixels na menor dimensão e proprocional na outra, a maioria das minhas imgs são de 3mil por 4mil pixels no mínimo para entrega de trabalho p cliente - renderizo somente de uma vez - pode demorar , mas renderiza tudo de uma vez! não fico recortanto pedacinhos e colando, coisas do tipo, isso eu fazia qndo utilizava win 32bits - risos - coisa do passado!
olha este trabalho p ter noção doq estou falando:
http://www.tresd1.com.br/galeria.php?t=29671
neste trabalho utilizei evermotion sem pena na vegetação - nem contei qntas arvores tinha na cena - vc acredita? kakaka me perdi na conta... qndo estava em 198 desisti de contar o resto... ainda tinha mais de 20 carros em 3d - 10 torres de 14 andares cada - piscina - etc, etc, etc - agora imgina a qntidade de poligonos q tem nesta cena? FORA de série a qntidade... nem olhei para não ter medo! kakakakaka (- he bom vc dar uma lida neste tópico!)
se quiser permanecer com o "win32" e tentar render a sua cena vai ter q agora partir p uma solução de proxi - he assim q o pessoal do vray trablha com cenas pesadas em 32bits. No nosso caso q usamos mental ray tb pode ser uma saida p 32bits.