Diferenças entre Mental Ray e VRay

Por: Danilo Carlos  

Em: 12/06/2008 09:17

Bom dia pessoal, dnovo!!!! Queria perguntar para vcs (nem saberia se esse tópico seria mais apropriado para o Boteco três d1) qual seria o render que proporciona o melhor realismo? Nem precisa se preocupar em dar a resposta mais certa..., sei que essa é uma pergunta meio cretina, já que obrigaria as pessoas a falarem "esse é melhor nisso, o outro é melhor naquilo" e no fundo acaba não havendo o melhor, além de ser um chamariz para os puxadores de sardinha. Queria um comentária bem a nível de opinião mesmo. Estou fazendo essa pergunta pq, pelas imagens da internet, e até mesmo pelos próprios artitas da 3d1, o VRay parece melhor que o Mental Ray, principalmente na iluminação indireta, que faz qualquer cena com materias simples parecer realidade. Porém, na teoria, era o Mental Ray que deveria ser o melhor, já que a proposta dele é renderizar com os efeitos luminosos mais fiéis à realidade. Vocês concordam com isso? Será que o VRay produz aquelas imagens todas porque ele é mais simples de ser configurado? Ele tem tantos recursos de shaders e de efeitos de lentes que o Mental Ray tem? ///////////////////////////////////////////////// (Título do post editado) Cesarfg /////////////////////////////////////////////
cara eh proibido esses topicos de comparacao! flws
Cara este tipo de comparação é proibida no site, mas respondendo a sua pergunta, depende muito mais do profissional do que do softwre q ele utiliza p/ realizar seu trabalhos.... os dois são ótimos... SDS
LG
Bom Dia Danilo! td bom? Cara, sinto muito cortar seu barato, mas esse tipo de pergunta eh inapropriado aqui no site, a classificação de render eh como o seu time preferido ou sua religião, vc sempre vai achar q o seu eh melhor...ja ocorreram muitas brigas e discussões aqui no site por causa do "melhor render", existem muitos Programas para renderização e cada um eh bom, cada um tem algo q eh melhor em alguma coisa...vc vai encontrar imagens na internet com imagens perfeitas em diversos renders...o q vai fazer sua imagem melhor ou nao, eh o seu intendimento no programa...a configuração na textura e a iluminação....o render nao faz tanto milagre assim...uso o VR e gosto dele...como tbm gosto do Brazil render...do fryrender, maxwell..nunca mexi nestes mas tenho curiosidade...estou estudando o Mental Ray, eh um otimo renderizador tbm, utilizado em empresas mt importantes, e o bom dele eh q ele interage 100% com o 3DMax...isso ajuda mt, mas nao adianta ser o melhor se vc nao intender tudo q ele oferece....espero ter ajudado em alguma coisa...sendo q isso eh mais uma escolha pessoal, onde vc se encaixar...manda bala! abraço amigo e boa sorte!
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
colega editei o titulo do seu post para evitar problemas :) abraço
Cara, ate o Scanline produz imagem super realista, tudo esta no artista e n na maquina
3D Reality

www.3dreality.com.br
Olá pessoal da 3d1...bom dia a todos! :) Pessoal é impressionante como essas perguntas desse tipo ainda atormentam a família 3d1; realmente é muito triste saber que as pessoas ainda insistem em querer afirmar que esse render é melhor que aquele e vice versa.Parece que quanto mais a gente tenta explicar mais atormentos de perguntas como essas aparecem na 3d1; eu já falei inúmeras vezes e milhões,bilhões de vezes,trilhões que NÃO EXISTE ESSE RENDER MELHOR QUE AQUELE E VICE VERSA.É impressionante como as pessoas tentam usar os recursos e não entender logicamente a ferramente que tem em mãos; RENDERIZADOR NENHUM FAZ MILAGRE DE NADA; A DIFERENÇA NÃO ESTÁ NA MÁQUINA como o nosso amigo e colaborador "PKopp" falou e sim no quanto o artista gráfico saca e dar o seu toque "especial" a sua cena; isso é tão verdade o que estou falando que quando se vê cenas de artistas consagrados aqui na família 3d1 como o nosso amigo e colaborador ''Ramon Zancannaro" que é um artista de primeira dentre inúmeros outros a gente logo reconhece que uma cena é dele pelo capricho que o mesmo tem com as texturas e os mapeamentos;sem comentar a modelagem,iluminação e o render que são ótimos.Na cena do nosso amigo e colaborador ''Ramon Zancannaro" não se vê nada de vray(apesar dele usar o vray como render) e sim o toque artístico gráfico do Ramon que sabe dar a sua cena; com uma iluminação magistral e um céu espetacular que ele sabe configurar perfeitamente no vray como o mesmo fez com a cena "Molino delay".Isso prova que quem domina a técnica é o artista e não o software ou o render que ele use em si.Já vi renders muito bons até no autocad antigamente; é claro que o artista sabe muita pós-produção uma hora dessas;mas o que vale é a ARTE que fica estampado no trabalho de cada um.O que eu sempre falo é que não adiante nada ter uma CANETA DE OURO E NÃO SABER ESCREVER; E SABER ESCREVER E TER UMA LAPISEIRA DE MADEIRA TODA QUEBRADA E COM A PONTA GROSSA.Quem comanda não é o produto em si mas a cabeça(cérebro) que compreende e entende cada etapa de um render.Espero que mais uma vez esse tipo de pergunta deixe de acontecer porque já causou muitas polêmicas aqui na família 3d1. Abraços a todos pessoal e tenham uma ótima quinta-feira....xau! :) "FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...
nossa ta bombando aqui.... bom comcordo com que foi dito aqui por todos.... e tb vai do artista pensar assim vou mexer com esse e me dedicar a esse se ver que não esta dando conta tenta outro.... e todos os programas que eu vi fazem coisas impressionantes.... abraço
bah, até pouco tempo atrás o pessoal tinha como propósito ajudar os usuários, agora só vejo reclamações. Custa responder pro autor do post simplismente? Lembrem-se que ninguém sabe tudo, um dia todos foram inciantes. Acredito que em quantidade de imagens de qualidade o vray ainda ganha aqui no forum, em função da maior popularização inicial dessa ferramenta. Essa é apenas a minha opinião, o resto o colega eddie explicou mto bem. Abraço
Jean Ribas
Danilo, acho melhor você ler as regras pra não criar problemas pra você e pro fórum. Mas a verdade é uma só e você confirma pesquisando na internet. O Mental Ray é melhor que qualquer outro render, qualquer um que vc tivesse colocado em comparação com o Mental Ray perderia, porque o Mental Ray é o melhor render do mundo. Entre os principais renders que tem pro Max o Mental Ray é o que tem mais recursos e o V-Ray é um dos que tem menos recursos. (Vide Tabela na mensagem do Baldo) Tem vários outros no meio disso com mais recursos que o V-Ray e menos que o Mental Ray, o V-Ray e o Mental Ray estão nos extremos, o Mental Ray é o mais robusto e o V-Ray é o mais simples. Ele é popular em maquete eletrônica porque é a área mais simples que usa 3D. Em cinema e áreas mais complexas usam o Mental Ray ou o Renderman. Espero que com a mensagem editada não dê mais problema.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 815

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.