Diferenças entre Mental Ray e VRay

Por: Danilo Carlos  

Em: 12/06/2008 09:17

Não vou entrar na discussão de qual é o melhor. Mas, gostaria de saber quem fez essa tabela, está completamente furada... ou quem fez, não conhece os renders. Pois tem informações completamente ERRADAS sobre Brazil, Maxwell e V-Ray. E não é pouca coisa. Vou citar onde estão os erros. Caustic, Motion Blur, Lens Effect, Dispersion/Difraction, Flicker Free, Distributed Render, Shader Language, Displacement 3d, Solid Volume, Glare, Geometry Bulding, GI Configuration per object, Composition Resources, Multi operate system (Maxwell tem pra Windows, Linux e MacOS), Maya compatibility, Dizer que Brazil Render e V-Ray não são usados em TV é um absurdo. Dá um shift + delete nessa tabela, não serve pra nada. :lol:
Vamos acalmar os nervos pessoal. Respirem fundo... Gosfraba... Grosfraba (quem viu o filme "Tratamento de Choque" sabe o que estou falando. hehehehehe). Isso é realmente um assunto muito complicado que 99,9% das vezes que perguntam dá nesse tipo de discussão. Vou dar minha opinião como usuário e não como moderador: acho que esse papo de Render X Vs Render Y, sendo que o Y é melhor é balela. Cada um se adapta ao renderizador que quiser e, com seu veio artístico, faz imagens maravilhosas. Se quiserem, posto uma lista de imagens perfeitas de cada renderizador para provar isso. Além do mais, sou uma pessoa de fatos. É fato que o Mental Ray é o melhor do mundo junto com o Renderman. É fato que para o 3Ds Max, o que tem integração total a partir da versão 6 é o Mental Ray. E é fato que o Vray é a versão mais simplicada de render para 3Ds Max. Mas aí é que entra a discussão. NUNCA disse que o Vray é o pior (aliás, é MUITO BOM), apenas falei que é o mais simples. Por isso tanta gente escolhe ele para maquete maquetes, justamente por ser simples e de um resultado ótimo. Mas, para outros casos, fica um pouco mais complicado, pois o MR e o Renderman criam efeitos com mais facilidade. Mas com certeza dá para se fazer imagens fotorealistas. É só entrar do perfil do nosso amigo Ramon, por exemplo. Afinal, como já disseram "o verdadeiro artista é quem está entre o computador e a cadeira, ou seja, VOCÊ!". Para simplificar o que já disse, vou postar uma citação do mestre Ramon, que explica justamente sobre isso:
"Ramon F. Zancanaro" disse: Na minha opinião cada renderizador tem suas particularidades e não podem ser descartados.. alguns mais complexos como mental e alguns mais simples como maxwell... Mas eh absolutamente incabivel falar: sim use este ou não use aquele pq esse eh melhor e outro pior (até pq n eh permitida a comparação de softwares aque no forum), veja com seus próprios olhos os trabalhos do pessoal nos posts... Veja o que lhe chama atenção em cada renderizador, o que as imagens do vray tem em comum.. o q as do mental tem.. o que as do Maxwell tem.. etc..veja também a aplicação que se da a cada renderizador, ou seja.. quer trabalhar com arquitetura... com personagens... com logomarca.. produto.. ai vc escolhe qual tem caracteristicas q mais se encaixam no seu perfil de trabalho ou qual vc prefere estudar... Este eh um conselho pessoal e espero que meu metodo te ajude na escolha do "renderizador da sua vida" hehe
"Opinião, b*nda e renderizador são iguais: são indiscutíveis." :D Abraços.
Como é bom chegar da facu e dar umas risadas!!! Só falo uma coisa porque nem quero me meter nisso, mas não tem essa de render bom pra arquitetura e bom pra cinema, ou o render é bom ou não é. Render que é bom em cinema é bom em qualquer lugar, render que só é bom numa área é render fraco.
Hahahah, ESSA TABELA È UMA PIADA, morri de rir aqui. Todos esses efeitos no Mray tem no Vray. Todos sao capazes de ser produzido no Vray. basta o usuario conhecer e sabe usar as tecncas.
3D Reality

www.3dreality.com.br
Boa noite. Desculpe se criei mais polêmica com a postagem da tabela, a intensão era ajudar. Eu iniciei no V-Ray, depois de pesquisar e também com ajuda daqui da 3d1, percebi que tinham outros renders com mais recursos que iriam me ajudar em certas coisas se eu estudar bastante, escolhi o Final Render e estou gostando dele. A tabela eu encontrei nos fóruns da internet e como disse na minha primeira postagem, não sei se é 100% confiável, mas não é tão furada quanto estão dizendo. Pesquisando aqui no fórum tem muita informação que indica o contrário. Este post fala que o V-Ray não faz aberração cromática no material e na imagem, que é esse tal de dispersion: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=33565&highlight=aberracao Neste outro fala que o V-Ray não aceita motion blur só em 1 objeto da cena: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35784&highlight=motion Neste outro fala que o V-Ray não aceita glare, tem que fazer no PhotoShop e comprar plug-in: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=36153&highlight=glare Neste outro fala que o V-Ray não renderiza em vetor e isso eu sei que é verdade: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=31423&highlight=vetor Neste fala que o V-Ray não tem recurso completo de AO: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24911&highlight=occlusion Neste fala que o V-Ray não faz 3d dispalcement: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35018&highlight=displacement Este fala que o hair and fur não funciona tão bem no V-Ray como no Mental Ray: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26069&highlight=hair Aqui mostra o boolean de shader com o renderman e eu sei que o V-Ray não faz isso: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=25104&highlight=renderman Que o V-Ray não tem linguagem de shader como o mental ray e o renderman também sei que é verdade. Efeito de volume eu também sei que ele não tem, portanto não tem volume caustics também. Suporte a textura gigante também sei que não tem. Não sei se a tabela é tão piada assim!! Mas não vou postar mais nada nesse tópico igual já fiz em um de diferença de imagens realistas. Desde aquele primeiro post eu já vi que preferem o V-Ray aqui na 3d1. Não tem nenhum tutorial de Final Render no site. Mas o fórum é bom, acho que tinha que ter mais oportunidade para os outros. PS: Obrigado Tirmey por gostar da minha contribuição!
V-Ray 1.5 User
Como se faz no Vray aberração cromática: LWF, usando DOF, deplh e lens, fica perfeito motion blur só em 1 objeto: É so vc ir em propriedades do Vray e desativar o Monitor Blur de qual objeto vc n quer :D V-Ray não renderiza em vetor: Esse ai nunca tentei, mas é bom analisar Glare no Vray: Vraymtllight, serve so para isso, mas mt gente n sabe q existe Vray e AO: Isso é pida neh, tem 10 maneiras de fazer AO no Vray, nem vou comentar. o V-Ray não faz 3d dispalcement: Outra Piada. Vray tem um proprio Modify, Vraydisplancet que otima para memoria do render. EXELENTE, 1000x melhor q do MAX Hair Fur no Vray: Isso é coisa de iniciante n sabe configura no Vray, alem do proprio Hai fur do max ser compativel com Vray, o Vray tem o proprio Vray Fur, mt bom para Still boolean de shader: nunca ultilizei, mas é bom analisar EFeito de volume: Isso ai é lenda, Vray tem sim. é so saber configura o Vraymtl e sabe aplica os efeitos corretos Liguagem Shader: Fora andre, acho q mt poucos artistas ja vi usando esse recurso. Usado msm para grandes produções, onde que ter algo bem especifico. Mas acho q a tendecia, com as novas versoes do Mray, é restringir mais ainda esse recuso para poucas pessoas. pq cada vez mais o Mray vem mais completo em questão de shader COISAS QUE REALMENTE VRAY N TEM DE BOM SSS skin. Isso tem q adimitir q o Vray ta anos luz atraz do Mray. Embora ja vi trabalhos de ele exelente feito nele, mas é mais complicado e mais dificil de ter uma boa configuração
3D Reality

www.3dreality.com.br
Percebo claramente aqui uma deturpagem da informação e tem gente falando coisa que não sabe. Pessoal, vamos pensar antes de escrever ehim. Esse assunto ja é complicado, incluir inverdades no tópico costuma não ajudar em muita coisa. Mas calma, eu entendo todos, mas eu tenho uma opinião à respeito disso, e vou dizer aqui. Isso tudo é bobagem! Quem é artista faz até no paint.. quem não é, fica defendendo o render que melhor o faz parecer ser. =]
Boa noite PKopp. Eu respeito o seu trabalho e as suas imagens realistas, são muito melhores que as minhas, mas você pegou pesado postando estas mentiras. Eu quero prova do que você está falando, larguei o V-Ray por não ter dispersion, glare e outros apetrechos e você fala agora que tem. Quero ver uma imagem igual essa abaixo com o dispersion no material feita do V-Ray sem Photoshop. Você leu as postagens que indiquei? Aposto que não leu, porque quem fala estas coisas é o Hawf, o Tiagodmed, o André Vieira... Então você falou que eles estão mentindo? Quero ver uma imagem de volume caustics como essa feita no V-Ray sem Photoshop
V-Ray 1.5 User
PAROU PESSOAL! só pra refrescar a memória de vcs a um tempinho atras tivemos um topico contubardo aqui envolvendo as mesmas questões e os mesmos usuários.... pow todo mundo tah cansado de saber a diferença dos renders e quem quiser saber mais vai pesquisar! ficar criando esses topicos pra gerar confusão jah tah enchendo o saco... EH CONTRA AS REGRAS DO FORUM!
Poxa pessoal! Desculpa!!! Pensei que pedir um comentário a nível de opinião poderia amenizar esses problemas! Acho que não me expressei bem na minha mensagem, e além disso causou td isso!! Gente falando que o outro fala bobagem e os moderadores tendo que perder seu tempo pra interferir nas discussões!!! Eu fiz essa pergunta porque acho curioso haver um render tão renomado como o MR já dentro do 3ds max e as pessoas ainda se darem o trabalho de adquirirem o VRay. Além disso, o pessoal de arquitetura parece preferir usar o VRay e particularmente me parece que as imagens renderizadas no VRay possuem um grau de realismo superior àquelas renderizadas pelo MR, mesmo quando não se usa em arquitetura. Fora que já encontrei empresa pedindo que, além do conhecimento do 3ds max, a pessoa tinha que saber usar o VRay! E achei curioso! E resolvi perguntar! Mas para a minha infelicidade não soube pôr bem a pergunta! Dizer que um é melhor que o outro é muito subjetivo. Não acho que a quantidade e variedade de recursos seja um critério justo para dizer que é o melhor. O melhor é aquele que se ajusta melhor ao artista, e isso varia de um render para o outro. Às vezes o melhor é aquele mais fácil de configurar. Às vezes o melhor, é aquele que dá a melhor sensação de realismo através da iluminação indireta. Às vezes o melhor, é aquele que dá mais recursos de shaders. Depende apenas das necessidades do artista. Agora, eu entendo que esse tipo de pergunta é problemática não porque não ajudaria aos artistas, mas porque os artistas não têm bom senso na hora de puxarem a sardinha. Eu acho que seria muito interessante que as pessoas que usam o Mental Ray falarem de suas experiências. Daí vem o de Vray e compara seus experiência diretamente. Daí vem o Renderman, daí outro que deseja relatar uma superioridade do Scanline que ninguém ainda havia falado..., daí fica uma discussão pública para quem quiser ver e tirar suas próprias conclusões e poder avaliar qual é o melhor render para as suas necessidades. Esperava algo desse tipo. Desculpem mais uma vez..., e da próxima vez não vou postar tópicos nem pra comparar a grossura do grid do 3ds max com a do Cinema 4d, porque até para essa pergunta estúpida pode haver uma reação desproporcional...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 785

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.