Aff... essa história de querer comparar sempre gerou e sempre vai gerar discórdia... quando que o pessoal vai crescer e perceber isso? Como disse anteriormente, essa história de "X é melhor do que Y... lalalala..." não existe, existe sim diferenças de recursos, tem uns que tem a mais, outros tem a menos, uns são mais fáceis de aprender, outros mais complexos e exigem mais tempo... porém no final, nada disso importa, o que importa é o resultado final da imagem... se o cara manja, faz até no Paint (na mão, sem renderizador... kkk), se fosse o render que importasse, quem receberia o pagamento no final seria ele, e não o usuário.
E outra, do que adianta usar o "melhor" renderizador do mundo se não souber usa-lo? Nenhum renderizador é pior do que o outro, pois cada um foi criado para uma finalidade especifica, e nisso são os melhores, lógico que podem ser usados em outras áreas... E mais um negócio... só porque um não tem determinado recurso e que para poder gerar o mesmo, tem que ser por meio de pós... não significa que seja pior, pois querer fazer tudo no 3D gasta mais tempo do que o necessário, além do que, todos que trabalham com 3D tem que saber fazer pós.
E mesmo nos renderizadores que tem todos os recursos, as vezes é mais rápido e prático fazer determinados efeitos e tal na pós do que no próprio render em si... eu não critico algo que não conheço, ainda mais se for criticar sem base nenhuma de conhecimento, apenas pelo o que "ouviu" falar. Sou usuário de Mental Ray, estou testando o V-Ray quando sobra tempo, depois pretendo estudar o Brazil Render, o Final Render, o Maxwell... dai sim poderei tirar minhas próprias conclusões dos pontos fortes e fracos de cada um e dai sim poderei TALVEZ criticar. Sugiro que todos façam isso ao invés de perder tempo discutindo algo que já já foi mais do que dito aqui que sempre da problemas.
Lembrando novamente que essa é minha opinião como usuário, e não como moderador.
Site sendo reformulado!!!