Animar um tubarão

Por: Skaterjedi  

Em: 17/07/2008 12:40

Oi moçada, Como eu faço para animar o nado de um tubarão de modo bem realista? Valeu =)
Faz com o spline ik, ele é bom pra isso. Mas tem que já conhecer um pouco de animação, se não fica difícil. Com o spline ik vc faz uma linha na espinha dorsal do tubarão, cria bones seguindo essa linha e depois aplica o solver spline ik pra lincar a linha nos bones. Ai aparecem uns dummies que vc pode animar pra mover o rabo do tubarão.
Mental Ray User
eu tentei fazer na unha mesmo so com o bones mas ficou estranho... http://br.youtube.com/watch?v=vRbzsJ-ti-A vou dar uma estudado nesse spline ik. valeu cara =)
Com bones sem Spline IK também dá, só que é bem mais difícil. O esquema do Spline IK é igual ao do Bones, a diferença é que vc vai fazer uma linha entre os bones e vai lincar essa linha nos bones com o solver spline ik. Isso vai te dar controladores para mover o rabo do peixe mais fácil.
Mental Ray User
Se vc colocar um modificador flex na linha do spline ik e mover o tubarão girando um pouco ele pra cada lado na animação, o rabo vai se mover sozinho :) O flex faz movimentos secundários, ele vai balançar o rabo no sentido contrário da rotação que fizer no corpo. Olhando pela vista top, vc anima ele se movendo de um lado até o outro, depois anima pequenos giros de um lado para o outro durante o percurso. Faz o spline ik normalmente e aplica o modify flex na linha.
to tentando aqui como vcs falaram... ta indo.. vamos v no q da :D agora eu to com mais um probleminha... coom eu faço pra simular o fundo do mar? tenq parecer o fundo do mar... não pracisa ser nada muito realista, mas tenq lembrar agua. como faço? valeu gente =)
Que render vc usa? Se for o Mental Ray ele já vem com um shader muito bom pra fazer esse visual de fundo do mar, é o shader submerge, ele é próprio para simular cenas submarinas. coloca ele no slot volume do camera shaders que já fica bom.
Doutor Ego
a animação ta ficando assim http://br.youtube.com/watch?v=C32o7mbFxxw ainda esta sem as texturas e no lugar do cilindro vai ter uma garrafa... é so pra ter uma ideia do tubarão estou tentando fazer com o PF umas bolhas saindo do tubarão quando ele faz a curva pra dar um efeito de velocidade, mas como da pra ver não ta dando certo... rsssss um efeito de velocidade na água seria assim mesmo? o q eu posso fazer pra melhorar? Valeu =)
Vc tá indo bem Skaterjedi, mas a animação tá muito rápida, renderiza com mais frames pra ficar mais suave. As bolhas no tubarão ficaram legais, mas tem que fazer mais devagar e mais bolhas. Também faltou a sensação de profundidade no mar, precisa colocar o shader submerge do Mental Ray, com ele fica muito bom. Se tiver dificuldade pra usar ele, posta aqui que eu te explico, é facinho.
Doutor Ego
valeu pelas dicas =) Agora ta assim http://br.youtube.com/watch?v=hvZ5ht1Vzks eu aumentei um pouco a animação e coloquei mais bolhas e em mais lugares. coloquei o submerge pra ver como fica mas a animação não pode ter fundo por q o fundo vai ser o fundo de um site... na verdade eu nem sei se é assim mesmo que faz pra web por q não é muito a minha area... tomara q de... rssss deixei esse degrade azul so pra ter uma ideia to fazendo as bolhas com o PF mas to apanhando um pouco :D não sei se é o modo certo mas eu coloquei um wind embaixo pras bolhas subirem... agora eu quero colocar umas bolhas subindo direto, tipo um refrigerante, dentro do retâmgulo no meio mas não ta dando certo... tentei colocar um PF em baixo e pra bolhas não sairem coloquei um deflector de cada lado do retângulo mas não deu certo... eu queria q as bolhas subissem ate certo ponto e sumissem... Como eu poderia fazer isso? Valeu =)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 525

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.