Tempo de Renderização!!!

Por: Dhiego  

Em: 31/07/2008 16:45

Bom galera, como todo mundo sabe, comecei a mexer no 3d max a 2 semanas e ainda sou mto noob hehe Queria tirar uma duvida e uma curiosidade sobre o tempo de renderização de uma imagem bem detalhada. A +- uns 4~5 anos atras tinha um primo de um aimgo meu que mexia com 3d max, ele fez ate algumas propagandas na tv, nao sei se vcs lembram dakela mesa de sinuca da propaganda do bradesco, foi ele que fez e tbm fez algumas coisas nos filmes da xuxa!! Naquela epoca ele disse que tinha alguns trabalhos dele tipo de cozinha, sala, etc que chegava a demorar mais de 1 dia renderizando hehe Queria saber qual foi o trabalho de vcs mais demorado e se tem algum jeito de aumentar essa velocidade um pouco sei la, evitando alguma coisa na textura, ou nas vertices sei la!! Eu to tentando fazer minha primeira cena aqui de um quarto, eu ja coloquei iluminacao e textuas, mas o ruim eh que toda vez q faco alguma modificação aqui e quero ver como fica, ele demora uns 10min pra renderizar!! E olha que meu PC nao eh ruim Tenho um Quad Core Q6600 4 GB de RAM Placa de video 8800Ultra e nao sei pq demora tanto numa imagem com tao pouco objeto e detalhe heheh mas sei que eh normal E outra coisa, pra fazer o quarto, primeiro eu fiz um box gigante e deletei a parte da frente dele e coloquei uma camera target pra poder renderizar nela mas o ruim eh que nao da pra trablhar com os objetos dentro da box, pq ela fica toda preta e nao eh possivel ver os objetos Ai eu preciso colocar la propriedade da caixa e deixar ela transparente, mas mesmo assim eh ruim n tem algum jeito de arrumar isso?
Outra coisa galera Tem como eu tirar todas as texturas na hora de renderizar, mesmo elas ja estando nos objetos? Deixar a cena inteira Cinza ou de qualquer outra cor? EDIT: mais uma duvida husahusa tem como mudar a resolucao padrao do render? por 1024x768 pra cima?
Olá Dhiego. Render realista com efeitos avançados de iluminação como GI, Causics e tudo mais, é demorado mesmo. Leva horas renderizando, 10 minutos é super rápido. Mas se não tem GI e estes efeitos avançados, se tem só luz comum e materiais comuns, é pra renderizar bem rápido. A questão é o domínio do programa e isso leva tempo. Mesmo com GI e todos os efeitos vc pode fazer render de testes em poucos minutos. Ai quando configura a qualidade para o render final, pode levar 1 hora, 2 horas, 4 horas, depende da imagem, da resolução e do que tem na cena. Ai pra conseguir otimizar o tempo de render com GI depende de treino, não é uma coisa que deixa de usar na cena, é o refinamento dos valores pra ficarem o menor possível sem perder qualidade, depende de testes. Quando está renderizando com o Scanline, ele é demorado mesmo com raytrace (vidros e cromos), é demorado com sombra Area (difusa). No Mental Ray é mais rápido, mas quando liga o GI fica mais demorado, só que esse efeito que deixa a cena realista. Sobre o Box preto do lado externo, clica com o botão direito nele, pega Object Properties e desmarca a opção Backface Cull. Ai vc consegue ver por dentro. Sobre a cena cinza, é uma técnica que usamos para configurar a iluminação da cena quando usa GI. Depois que a iluminação está configurada começamos a criar os materiais. Se quiser fazer testes de iluminação com a cena cinza se já tiver texturas aplicadas, no Mental Ray vc tem a opção Material Override na aba Processing. Lá vc coloca um material cinza e na hora do render vai renderizar todos os objetos com esse material, mas sem perder os materiais com texturas que estão aplicados nos objetos. Pra mexer na resolução do render vc tecla F10 que tem estas opções na aba Commons.
Mental Ray User
Manja pouco heim, pqp hsahuashusa Bom, antes de mais nada, me diga o que é GI que eu ainda nao sei heheh Outra coisa, como eu havia dito num outro topico que criei, eu estou utilizando o render Vray, pois eu ja baxei mais de 300 Meteriais pra ele entao eu vou continuar usando por enquanto, quando eu aprender modelar legal eu ja comeco a ver o Mental Ray profundamente pra ver como ele funciona, mas nao agora, por enquanto nao to muito preocupado com o render, e sim em aprender criar alguma coisa, so estou usando Vray porque ja tenho as texturas prontas pra ser aplicada aqui. Outra coisa, eu fui no Object Properties do BOX e essa opção que vc me disse ja estava desmarcada, a Backface cull, porem ela continua preta por dentro. Se quiser eu posto uma screen pra vc ver melhor Usando o Vray, tbm tem como fazer esse esquema do Mental Ray de deixar a cena toda em cinza? EDIT: Por um acaso vc sabe algum site que explique pra que serve todas as opções que tem no F10 ou pelomenos as fundamentais pra iluminacao? Porque eu olho la tanta coisa que tem pra mexer mas n sei o que significa nada, e se eu for ficar mudando e renderizando pra ver o que altera na imagem eu vou ficar 2 meses so fazendo isso huashusahusa Pode ser em ingles o link
Ai cara, acho que o Gutão se enganou, é pra marcar a opção backface cull. V-Ray eu não manjo não cara, mas tem um script pra converter materiais do v-ray pro mental ray: http://www.tresd1.com.br/scripts.php?t=12919 Se vc falou que quer aprender modelar, deixa o que tem na janela do F10 pra depois, que ali é o render. Só se preocupa com o que tem na aba commons, que é igual pra todos. As outras mudam conforme o render que tiver ligado e cada um tem coisas diferentes. Essa parte é complicada, tem que estudar aos poucos, olha os tuts de render aqui na 3D1 se vc quiser, são vários pra explicar essas abas.
Doutor Ego
Ah tah certo entao Vou instalar esse script, Valeu!!! Kra, deixa eu tirar uma duvida, pra construir portas e janelas numa parede, como vcs fazem Eu tentei desses 2 jeitos aqui 1- Criar um retangulo pra parede e fazer um retangulo pra porta/janela, depois eu dou Attach pra juntar os 2 e em seguida dou Extrude, ai fica o buraco da porta/janela 2- Criar um box e usar o vertex pra posicionar suas vertices formando uma porta/janela, depois escolher polygon e deletar onde seria a porta/janela Vcs tbm utilizam algum desses 2 metodos ou tem algum mais pratico que eu nao saiba? heheh
Ae Dhiego, faz com a wall que é bem mais fácil. Vc cria as paredes com o creat>aec extend>wall Depois faz as portas com o creat>doors e as janelas com o creat>windows Depois vc seleciona as portas e janelas com o Select And Link (do lado do undo), clica e arrasta até a parede pra fazer o link. Ai o vão de cada porta e janela se abre na parede automaticamente. Depois se mover a porta ou janela, o vão se move também :)
Mental Ray User
HASSUAhuas que ridiculo eu sou kra E eu usando esse metodo pessimo uhashuas da ate vergonha, tem os negocios tudo pronto ali e eu nem sabia e tava tendo esse trabalho atoa hahaha!!! éee, vivendo e aprendendo neh hehehe E pra fazer o rodape, tem algum esquema tbm? EDIT: bom, a porta eu consegui fazer desse jeito, mas a janela eu nao consigo fazer ela abrir pra atravessar e ver a parede do outro lado
Então grande....eu modelo maquetes desde 1993 +- eu acho....desde q o 3d era no DOS ainda...e nem por isso uso o wall...modelagem....tipo...tem os seus pincipios básicos...mas cada um tem o seu método....ou trabalha com o que se adapta melhor.... Tipo o wall...eu até uso qdo tenho que modelar casas "basiconas"...mas qdo a arquiteura exige...ai o bixo pega...hehehe Grande....3D é estudar e treinar todo dia....7 dias por semana...30 dias por mês....hehehhe
hehe eh verdade!! Mas eu achei esse metodo ai da wall mais facil do que o que eu tentei usar ai como eu ainda sou iniciante e tudo que faco eh "basicao" hehe, entao o wall fica mais pratico Pra adicionar o window, eu nao consegui, eu tento colocar ele entre a parede, mas quando eu coloco OPEN pra ele abrir a janela ele nao vara a parede, ou seja, ele abre mas eu nao consigo ver atraves dele, fica a parede la no meio!! sabe como arruma isso?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 711

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.