dúvida com tracking

Por: leon Klinke  

Em: 18/10/2008 17:55

eai galera, eu deixei um tópico anteriormente, mas antes de tudo eu queria pergutar o seguinte: É possivel fazer tracking de uma cena com a camera girando em 360º? Se for possivel qual é o soft mais apropriado? Tem bastante tutorial e integração com o max? abraço
\"Sou o mestre do meu destino, sou o capitão da minha alma\" Nelson Mandela
cara manda uma MP pro thunndro pedindo pra ele olhar esse topico pq eu sei q ele manja dessas paradas abraço
leon Klinke, Sim, eh possivel fazer um tracking em 360 graus. Existem uma boa gama de softwares especificos de tracking. Eu aconselharia o Boujou ou Matchmover. O Boujou eh mais apropriado pra tracking em ambiente nao contralados, foda do estudio, e o Matchmover para gravações em estudio. A integração com o 3dsmax desse softwares eh atravez do maxscript, eles geram um arquivo .ms que eh soh rodar com o maxscript que ele gera no 3dsmax a camera trackeda de outra cena. Também tem algumas regras pra captação de imagens para tracking.... Jah descrevi como funciona o tracking em outro topico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=40544&highlight= Dá uma lida ateh o final, acho que vai sanar as suas duvidas... vlw !
valeu ai thunndro, seguinte eu to com o boujou aki faz um tempinho só que ta dificil, bom eu fiz uma cena para texte no, max, a camera gira 360º dentro de um box verde (para um posterior chroma key) e para facilitar essa tarefa eu inserir marcações azuis nos rodapés do cubo, só que na hora de usar o camera solver não aparecem pontos, só no final da cena (3 segundos finais), tudo bem eu tentei inserir tracks manualmente, coloquei aquele trequinho num certo ponto, depois em outro ponto, mandei ele fazer o track, eu não acreditei de tão maluco que foi o caminho que o boujou fez, emfim eu to precisando muito fazer uma cena em 360º graus em chroma key, só que eu não consigo de forma alguma. Valeu ai cara, obrigado também cesarfg! abraço
leon Klinke, vc tem que planejar bem sua captacao ok ? A primeira coisa eh vc ter no seu "cenario" do estudio pontos de tracking. Vc precisa ter, no minimo 4 pontos de tracking aparecendo em todos os frames... Entao vai ter um monte de pontos de tracking no cenario. Uma coisa que vc tem que pensar bem, eh como a camera vai se movimentar no cenario, se ela for ficar no tripe facilita o tracking mas vc perde o paralax...mas relaxa que funciona bonito. Se vc gravar certinho , a unica coisa que vc vai ter que fazer eh mascarar, no proprio boujou, o que vc nao quer que participe do tracking. Como por exemplo os atores. Faz um teste: Entra no photoshop e desenha um + com o Bg preto e o + branco, nao precisa ser maior que 640 x 480... Faz um cubo, e mapeia cada face desse cubo com o + que vc fez no PS, faça com que o maping repita algumas vezes o mapa, pra ter mais + em cada face do cubo. Coloca 100% self lumination Faz um camera FREE e alinha como centro do cubo (nao esquece de mandar renderizar 2-sided o cubo) e faz uma rotacao no eixo dela, como se tivesse em um tripe. Renderiza isso como seguencia de tga. Importa no boujou, diz que a camera eh NODAL PAN , que esta no tripe) e depois faz o tracking.... Se tudo tiver certo ele vai resolver direitinho a cena... DEpois exporta pro max , nao max vc roda o maxscript e voila !!!! o Tracking tah ai... É simples...mas a captação vc tem que pensar bem no que quer fazer de movimento pra nao perder os pontos de tracking na cena. vlw !
ah ta entendi, assim a cena que eu tenho que fazer é aquela do matrix, que no neo desvia das balas, nesse caso a camera não vai estar num tripé, eu vou montar um estudio amanha de manha e irei gravar esta cena, ntão como vai esta tudo verde em volta dos atores eu iria pegar um durex azul e colar no rodapé só para estabelecer uma referencia, agora de acorde com oque vc me apresentou eu acho que vou ter que fazer varios pontinhos no chão de forma que sempre ira aparecer no minimo 4 durante a filmagem, certo? Outra coisa, tem problema se o ator passar na frente de um desses tracks? vlw!
nao tem problema algum ele passar na frente, pra isso que existe a mascara do boujou, com ela vc exclui o que vc nao quer que o tracking use como solucao de camera. O matrix foi feito de outra jeito..... Foi uma serie de cameras (fotograficas) que foram instaladas em cada ponto do movimento de camera que o diretor queria. Isso fez com que cada camera capturace um frame ao mesmo tempo. Entao eles tinha (depois das fotos) um frame do mesmo instante do movimento, e eles usaram isso como sequencia de imagem. leon, nao sei como funciona ai o teu esquema de gravação mas eu aconselho vc a planejar bem a sua captacao, porque nao eh soh cg envolvido, tem atores, parte tecnica (camera, iluminador e etc) que tem seus custos. Entrar pra gravar em um estudio sem saber exatamente o que fazer eh complicado meu camarada.... Mesmo com tudo planejado e testado o ideal eh que vc faça um story board pra sua equipe entender o que , como e porque as coisas vao acontecer. No dvd do matrix (o primeiro) tem o making of dessa cena...dah uma olhada que vc vai entender. Mas tem no youtube http://br.youtube.com/watch?v=GSRqH9S2dwM vlwe !
Eu faço gravações em chroma key faz um tempo, ja tenho uma boa idéia de como deve esta a iluminaçõa para não ter muita sombra e o after captar bem as cores e tal, a parte complicada eu ja venho planejando faz umas duas semanas, só estou com problema no traking mesmo, vamos só pensar no traking, de que forma você posicionaria as marcações? abraço
olha, eu to fazendo um monte de cena teste no max mesmo para ver se funciona, na imagem ta ai 1º eu fiz a mascara direitinho em volta da teapod, 2º eu usei o track features normalmente sem mexer em parametro nenhum, 3º usei o camera solve, e olha ó tanto de tracks ele identificou, e o estranho é que esses tracks só aparecem nos 4 segundos finais da animaçõa, mesmo eu marcando a opção all frames antes de realizar essa tarefa, oque sera que ta errado? abraço
leon, o problema dessa cena nao eh o chorma, eh voce conseguir finalizar a cena de maneira que o tracking funciona...que eh o mesmo que to falando desde lah atras. Mesmo que o Chorma de problema ateh com rotoscopia vc pode resolver, mas eh de tracking que to falando ok ? Por que marcações soh no chao ? Por que nao nas paredes tambem ? Se vc quiser, faz um upload da cena pra um rapidshare da vida, que eu dou uma olha, manda os frames em jpg com maxima qualidade jah resolve. Tu tah usando qual versao do max ? Soh que se eu precisar fazer um teste, eu poder te mandar e vc conseguir abrir ai . vlw !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 689

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.