Motion capture de pobre!!!
diga men! eu achei uma parada legal nos forum da vida, não sei se vai te servir mais parece ser legal:
Rotoscoping
Existem vários meios de deixar seu personagem 3D de forma plausível e viva... Seja através de Inverse Kinematics feito no braço, equipamentos caríssimos de Motion Capture (o mais barato custa 12.000 dólares), arrumando uma boa biblioteca de BVH´s, ou exportando seus personagens do poser. Falando nisso, depois vou fazer um tutorial, quando eu conseguir, explicando como usar bonecos do Poser (ANIMADOS) no B3D ou DBPRO, exportando decentemente... Que este é o problema maior até agora...
Bom, não é necessário ter uma trabalheira danada (como a que eu tô tendo) para exportar bonecos (ou movimentos) do Poser, nem ser um PHD em Inverse Kinematics, nem gastar um dinheirão com equipamentos de MOCAP, pois existe o ROTOSCOPING, uma técnica que é o motion capture de pobre... Que gera bons resultados...
Para quem não sabe, rotoscoping é a técnica (que será utilizada no GTB) para fazer motion capture mais fácilmente, usando como referência, uma sequência de imagens .jpg oriundas de um vídeo...
Eis o que fazer:
Primeiramente arrume uma câmera de vídeo... (Ou duas, para movimentos mais complexos, mas vou falar de um movimento básico - ANDAR)
Agora filme você ou algum amigo andando de frente...
Jogue pro computador, edite, mande pro after effects e renderize em uma sequência .jpg em 720x486... Qualquer qualidade entre 3 e 5 (Baixa) está OK a não ser que você queira ver movimentos faciais...
Agora você precisa renomear os arquivos para que eles fiquem assim: movimento.jpg.001, movimento.jpg.002 e etc...
Eis um utilitário para renomear arquivos:
http://visionquestimages.com/siliwin/index.htm
O resto, vocês podem ver um tutorial de rotoscoping em Maya aqui:
http://avl.etsu.edu/intranet/resources/CharacterAnimSite/Roto.htm
http://www.visgraf.impa.br/Projects/mcapture/publ/lcg-02.pdf
http://www.set.com.br/glossario.htm
http://www.inf.ufrgs.br/~laffernandes/LeandroAFFernandes_-_TCC_2002-1.pdf
http://www.net-artes.net/index2.asp
Bom, mas é básicamente inserir as figuras, tomando cuidado para o framerate ser igual dentro do programa quanto a sequencia de imagens exportadas, fazer a imagem plana e ir moldando o personagem de acordo e em cima das imagens (ou até o vídeo mesmo) que você capturou... No 3DSMAX acho que para fazer isso, tem que ter um plugin, ou usar a ferramenta de rotoscoping do combustion...
Talvez se você exportar um .avi ou um .mov para o 3DSMAX e aplicar a um bitmap de textura e depois aplicar a um plano, acho que dá na mesma e fica até melhor... Depois vou pesquisar isso e fazer um tutorial, visto que a maioria aqui mexe em 3DSMAX e não Maya...
Mas se alguém conseguir, me avise e me diga como...
[]´s
Luiz Ribeiro