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Como capturar movimento Biped?

Por: aecio  

Em: 19/01/2004 09:58

Alguem teria alguma ideia de como poderia capturar movimentos humanos e converte-los para se usar em animaçoes de personagens. A unica que conheço é sobrepor o Biped sobre as imagens.
Ae amigo seja bem vindo ao fórum, espero que goste e participe bastante. [i:0bea174718]Nota da moderação, Nome de tópico:[/i:0bea174718] [i:0bea174718]Esta mensagem foi movida para o fórum adequado ao seu conteúdo.[/i:0bea174718]
http://www.fengel.com.br
Olá Aécio , beleza ..... Cara , já tive o mesmo desejo que ti , mas pela sua pergunta creio que possua um character studio , né ? Sendo isso , o CS vem com um bocado de BIPs , BVHs , CSMs e MFEs para algumas AÇÕES rotineiras ... caso não seja suficiente , tente combiná-los , usar transições entre eles ou até editá-los , assim aumentando ainda mais sua bibliotéca de MOTIONS .... Mas quando sua verdadeira pergunta , creio que nossa solução é a de ir para um cantinho qualquer e chorar , tendo em vista que , pelo menos eu , não desponho de um pequeno galpão com cameras espalhadas para tudo que é lugar , e um MANÉ vestido com uma roupinha SEXY , cheia de bolinhas relusentes ..... Agora , nem tudo é má notícia , já ouviu falar do EYEMATIC .... este simula expressões faciais captadas por uma simples camera .... depois se realmente interessar , lhe dou o link !
Valeu..... Tinha o prescentimento que isso realmente era dificil, mas vale tentar né, derrepente alguém conhece algo interessante, e juntando ideias se vai ao longe. Eu estava procurando algo do tipo "rotoscopia", vi uma materia uma vez da captura de movimento que se usava no max... mas faz tempo e perdi o assunto, nessa epoca eu so modelava, naum conhecia muito de CS. Sobre o software que me teclas, naum conheço, e gostaria do link... Guardo seu contato, se alguma novidade me aparecer te contacto. Obrigado...um abraço
E aí ... Aécio .... !!! Concordo com você .... Quanto ao MOTION CAPTURE do MAX , acho que se refere ao tipo de captura utilizada por mouse , keyboard , midi e mais uns que não me recordo .... ... esse tipo de captura também é muito interessante , pois dependendo de alguma prática , você poderá fazer coisas que não se asemelhem muito a movimentos não naturais e que de certa forma perderia a fluídez caso fosse feito de outras formas ... Olha o link aí !!! http://www.eyematic.com/products_facestation.html Abraços !!!
Fui em todos os sites para ver se conseguia um demo do software, mas nada! Vc conseguiu o demo ou similar....? Abraço
Motion capture de pobre!!! diga men! eu achei uma parada legal nos forum da vida, não sei se vai te servir mais parece ser legal: Rotoscoping Existem vários meios de deixar seu personagem 3D de forma plausível e viva... Seja através de Inverse Kinematics feito no braço, equipamentos caríssimos de Motion Capture (o mais barato custa 12.000 dólares), arrumando uma boa biblioteca de BVH´s, ou exportando seus personagens do poser. Falando nisso, depois vou fazer um tutorial, quando eu conseguir, explicando como usar bonecos do Poser (ANIMADOS) no B3D ou DBPRO, exportando decentemente... Que este é o problema maior até agora... Bom, não é necessário ter uma trabalheira danada (como a que eu tô tendo) para exportar bonecos (ou movimentos) do Poser, nem ser um PHD em Inverse Kinematics, nem gastar um dinheirão com equipamentos de MOCAP, pois existe o ROTOSCOPING, uma técnica que é o motion capture de pobre... Que gera bons resultados... Para quem não sabe, rotoscoping é a técnica (que será utilizada no GTB) para fazer motion capture mais fácilmente, usando como referência, uma sequência de imagens .jpg oriundas de um vídeo... Eis o que fazer: Primeiramente arrume uma câmera de vídeo... (Ou duas, para movimentos mais complexos, mas vou falar de um movimento básico - ANDAR) Agora filme você ou algum amigo andando de frente... Jogue pro computador, edite, mande pro after effects e renderize em uma sequência .jpg em 720x486... Qualquer qualidade entre 3 e 5 (Baixa) está OK a não ser que você queira ver movimentos faciais... Agora você precisa renomear os arquivos para que eles fiquem assim: movimento.jpg.001, movimento.jpg.002 e etc... Eis um utilitário para renomear arquivos: http://visionquestimages.com/siliwin/index.htm O resto, vocês podem ver um tutorial de rotoscoping em Maya aqui: http://avl.etsu.edu/intranet/resources/CharacterAnimSite/Roto.htm http://www.visgraf.impa.br/Projects/mcapture/publ/lcg-02.pdf http://www.set.com.br/glossario.htm http://www.inf.ufrgs.br/~laffernandes/LeandroAFFernandes_-_TCC_2002-1.pdf http://www.net-artes.net/index2.asp Bom, mas é básicamente inserir as figuras, tomando cuidado para o framerate ser igual dentro do programa quanto a sequencia de imagens exportadas, fazer a imagem plana e ir moldando o personagem de acordo e em cima das imagens (ou até o vídeo mesmo) que você capturou... No 3DSMAX acho que para fazer isso, tem que ter um plugin, ou usar a ferramenta de rotoscoping do combustion... Talvez se você exportar um .avi ou um .mov para o 3DSMAX e aplicar a um bitmap de textura e depois aplicar a um plano, acho que dá na mesma e fica até melhor... Depois vou pesquisar isso e fazer um tutorial, visto que a maioria aqui mexe em 3DSMAX e não Maya... Mas se alguém conseguir, me avise e me diga como... []´s Luiz Ribeiro
Viana
Legal valeu... eu tinha vista alguma coisa sobre rotoscopia, e deve ser isso mesmo. Vou tentar, se conseguir algo legal te notifico. Cara valeu....um abraço!
ok men ;) esses artigos são da hora melho que MOTION CAPTURE $$$ de rico. Fazemos o que podemos na medida do posivel :D
Viana
Ae gente, pelo q eu havei vendo nos sites e tal, essa tecnica de Rotoscoping é a mesma coisa q ir editando frame por frame? :? Se for, essa técnica é massante :tiro9: Po, q q vc acham de pegar uma pessoa, vestir aquela roupa preta ou outra cor (mas sem ser colorida) e colocar uns pontos brancos , tipo, no cotovelo e na mão e filmar de lado? Será q depois aplicando um tracking num dá para pegar essas coordenadas criadas e usar com bones? :seila: Valeu

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