animação de peças

Por: ESPACO  

Em: 22/11/2008 00:33

Estou dando os primeiros passos na animação de volumes e estou fazendo "explodir" um cubo magico, alguem pode dar-me dicas de como tornar a ideia interessante? Tambem gostava de saber fazer desaparecer algumas peças, como faço?
Cara, Sou super novato na area de 3d e já criei efeitos muito bons com quebra de objetos. Segui integralmente este tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15277 Basicamente é a criação de um objeto qualquer, um PArray e sua configuração, os materiais dos objetos, um Gravity e um PBomb (esses 2 sao opcionais mas ajudam bastante na realidade do efeito). Tambem dependendo da cena, é necessário criar alguns Deflectors, para evitar que os cacos atravessem certas áreas, como o próprio chão, hehe. Quanto à desaparição das peças, você pode fazer com opacidade. Eu me matei demais para conseguir fazer ela em uma animaçãozinha minha, mas sinceramente, não lembro como eu fiz. Acho que foi em "Object Properties", só que tem um problema de compatibilidade com o mental ray e tal... É uma chatice. Um efeito de fade deveria ser fácil de ser feito num programa complexo desses. Espero ter te ajudado, Matheus Tavares
Ai Espaço, que tipo de explosão vc quer fazer? Tem muitos tipos. Se quer separar os pedaços do cubo vc pode animar a posição e a rotação deles. Se quer explodir com efeito de fogo e fumaça, é bem mais difícil pra quem está começando. Se quer quebrar com uma colisão, o tut de Parray que o Jack indicou é o que vc precisa. Pra fazer uma peça desaparecer vc anima o Visibility no Object Properties, pra acessar ele vc clica com o botão direito no objeto. Dá certo em qualquer caso que o objeto não tenha material reflexivo, se o material for reflexivo não fica bom por causa do refleto, tem que animar o fade no material. Jack, vc está errado sobre a compatibilidade do Visibulity com o Mental Ray, é perfeitamente compatível. O que acontece é um erro físico criado pelo usuário, pq o Mental Ray está certo. Se um objeto não tem visibilidade mas tem reflexo, o reflexo aparece e é isso que acontece. Se vc animar o reflexo para diminuir junto com o Visibility, dá certo e é simples!!
Mental Ray User
Hum... mas no vídeo q eu fiz há pouco tempo, utilizei o Mental Ray e ele apenas desaparecia por completo ou ficava totalmente aparente. Ou seja, do 0,1 até o 1,0, ficava o mesmo efeito. Para fazer o efeito para aparecer as letras, acabei fazendo com o Size no Text... só que o efeito acabou ficando meio tosco, pq as letras simplesmente aumentaram o tamanho... Mais tarde upo o video para avaliação. Abraços.
voce pode usar no cutout do material arch design 1 mapa opacit base no começo dexa os dois em brancos no final da animaçao dexa os dois pretos(imput e opacit) assim ele começa totalmente visivel e vai desaparecendo se quizer o contrario eh soh inverter as cores
Ai Jack, esse erro do visibility não é uma incompatibilidade do Mental Ray, é a forma de fazer que está errada. O Scanline não é fisicamente correto e aceita estas coisas, o Mental Ray é fisicamente correto e precisa fazer algumas coisas de forma diferente para dar certo, só isso! Se animar só o Visibility, vai acontecer o que vc disse, mas se junto com o Visibility vc animar o reflexo do material, vai dar certo. Tem um monte de outras formas que dá certo, a única que não dá é animando só o Visibility. Se vc criar dois materiais, um normal e outro transparente, vc coloca os dois no Blend e anima o Amount. Se vc usar o Arch&Design, que é próprio pro Mental Ray, vc anima o Cutout que dá certo. É só fazer certo que dá certo!
Entendi, valeu brow...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717422.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 451

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.