Planeta no MAX 9

Por: Gandolpho  

Em: 11/12/2008 10:36

Galera, Enferruguei no MAX e tô precisando de uma mãozinha com o max 9. Como é que eu faço pra aplicar uma textura do planeta terra numa esfera? Antes eu só arrastava a textura em cima da primitiva que já dava certo, mas agora eu faço isso, e o mapa fica todo duplicado. Eu carreguei o bitmap no canal difuse. T+ ____________________________ www.gandolpho.com
Pode arrastar ou aplicar clicando no assign material to selection, dá na mesma... Mas vai ficar certo ou errado de acordo com as setagens que fez no material e no mapeamento... Primeiro coloca o modificador uvwmap na esfera e marca a opção shperical environment... Depois coloca a textura no diffuse do material sem mudar nada, se mudar o tile no menu coordinates vai ficar duplicado... se ligar o facemap no primeiro menu do material também vai ficar duplicado... Se não ligar nada e não mexer em nada, fica certo de cara... Esse é um tuto básico de bitmap e mapeamento, vê se te ajuda: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934
Valeu, vou tentar... Mas antes eu não precisava fazer nada de mais. Nem aplicava o uvwmap. Era só criar a esfera, carregar o bitmap num material standard que já dava certo. Tá acontecendo isso com tudo que eu carrego. Carreguei aquela textura Lakerem.jpg no canal reflection, e também ficou duplicada.
www.gandolpho.comwww.vimeo.com/gandolpho
Cara, não deu certo. Não sei o que tá havendo. A textura reage diferente de acordo com a variação do Radius da esfera que eu crio. Tive que fazer um set diferente para duas esfera diferentes. Dá pra acertar os polos diminuindo o radius, mas fica sempre um hemisféria descoberto. Na vizualização do material editor, ela já aparece esquisita. E quando eu desativo o Tile, a esfera fica apenas com uma parte dela coberta pela textura dependendo da setagem. Tá acontecendo isso com tudo que eu carrego. Carreguei aquela textura Lakerem.jpg no canal reflection, e também ficou duplicada. Só uma observação: A máquina que eu tô usando não é minha, e quando abri o material editor pela 1ª vez, ele já tava carregado todo com Arch & Design (mi). Isso é normal no max 9? Carreguei um Standard no lugar, mas mesmo assim não funcionou.
Ai Gandolpho, é pra funcionar como vc disse, pegou a imagem, colocou no diffuse do material e aplicou na esfera, fica certo na hora, sem uvw map nem nada, porque as primitivas já são mapeadas. Vê ai se não está com aquela opção de ral world coordinates marcada, isso dá problema. Tem essa opção na esfera e no menu coordinates do bitmap. O lance de vir com o arch&design é porque o dono da máquina configurou o max pro mental ray, eu também faço assim e fica bem melhor já aparecer com o arch&design, é um material muito melhor do que o standard.
Mental Ray User
Valeu Gutao, era isso mesmo. Deu certo. Tive que desabilitar o real world na textura e na esfera e botar o Tile em 1,0 pois tá vindo com 0,021 automaticamente. Só que depois de transformar a esfera em poly, não dá mais certo. Tem que fazer isso antes. Valeu, T+
qdo vc coloca a esfera e aplica o material.. dá certo.. pq a primitiva shpere já é mapeada.... qdo vc converte p/ poly ela deixa de ser uma primitiva e agora é um objeto cheio de poligonos, edges e vértices.... então.. p/ dar certo.. precisa aplicar o modificador uvw mapping.. como nosso amigo explicou lá em cima.... isso pq ao converter p/ poly.... o objeto perde aquele mapeamento "original".. vc precisa mapeá-lo na "munheca".. rssr gutão.. me corrija se eu tiver errado.. por favor.. hehe
Entendi... valeu pela dica.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 468

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.