Animação Facial usando o Morpher, e o Zbrush?

Por: demetriusguitar  

Em: 20/08/2009 08:24

Olá, pessoal, pretendo fazer um rigging facial numa personagem que estou desenvolvendo, vai ser a primeira vez que tento fazer isso, e pelo que andei lendo o modificador Morpher faz isso criando cópias da malha, as quais você edita criando as expressões, e depois ele faz interpolações, criando a animação da face. Minha dúvida é, como eu posso utilizar o ZBrush para criar as expressões? Com certeza fica bem mais fácil e interativo do que manipular os vértices no Max. Alguém pode me explicar o processo detalhadamente, ou me indicar algum bom tutorial? Achei um link no site do Allan Brito que parecia explicar exatamente isso, mas não estava direcionando para o vídeo. Se alguém puder me ajudar fico muito agradecido. Abraços!
Em constante aprendizado...
Cara, é só vc manipular os vértices no ZBrush, sem aumentar a densidade da malha, pois para o Morpher funcionar, não pode haver diferença no número dos vértices. Agora, no Max, através do Soft Selection, vc consegue criar as expressões de forma fácil, também, já que deve ser em formato Low Poly... Abraço,
Eu não sei usar o zbrush, mas ele pinta deformando a geometria, então, acho que não dá certo com o morph. Vc pode fazer a cabeça no zbrush, importar em low poly no max, modificar com soft selection ou ffd e dai usar no morph, mas se modelar as diferentes expressões no zbrush não vai funcionar no morph.
São Paulo Futebol Clube
Oi Alberto, Dá certo, sim, usando o Zbrush pra deformar a malha e usar no Morph, desde que não altere o número de vértices da malha. Conheço gente que faz isso e funciona. Porém, em um teste que eu fiz, usando Maya, não rolou, pois tinha a ver com a posição e orientação do eixo da malha, depois de importado do ZBrush. Na época eu não mexi mais. Mas que tem jeito, tem. Porém, no max, a ferramenta Soft Selection é uma boa saída. Abraço,
Vlw Leandro, eu não sabia que o zbrush mantinha a mesma quantidade de vértices depois que modifica a modelagem. Isso é muito bom. No rhino tem um comando pra manter a mesma quantidade de vértices em objetos diferentes quando exporta, dai funciona no morph, mas quando faz a morfagem bagunça tudo pq os vértices não tem o mesmo index.
São Paulo Futebol Clube
Então Alberto, essa bagunça de vértices aconteceu comigo, na época, mas eu estava no final do meu projeto e desisti de usar o ZBrush, por uma questão de tempo. Mas eu soube de colegas que já haviam conseguido. Porém, eu mesmo, não fiz isso... Grande abraço,
Olá amigos, para modificar no ZBush sem almentar a quantidade de faces é apenas usar a ferramenta Move Tool e abilita simetria para modificar os dois lados ao mesmo tempo da face...não tem muito segredo, apenas é bom lembrar de sempre exportar de volta para o Max em Lowpoly, agora se vc tem uma maquina parruda dai pode sim exportar em Hipoly...... Abraço
Esse é um pequeno exemplo para poder se visualizar. Abraços amigo :D
olá dguitar... dá uma olhada nesse post: http://www.pixolator.com/zbc/showthread.php?t=071895 abs. yn
Olá, pessoal, valeu pelas respostas. Quanto a alterar o modelo no ZBrush sem modificar a quantidade de vértices, isso não foi problema. Deu certinho, com a Move Tool. O problema foi na hora de exportar de volta pro Max, parece que quando é exportado pelo ZBrush, o modelo tem a sua posição original alterada, tanto é que quando ele é reaberto no Max, vc tem que rotacioná-lo, para a posição original. Feito isso, quando eu aplico o Morpher na cabeça original da minha personagem, e seleciono a cabeça alterada como Morph Target, ao modificar os parâmetros, os vértices da cabeça original se deformam de uma maneira completamente estranha, como se estivessem se movendo em direção à cabeça modificada no ZBrush, entende? Eu achei um tut nesse site, que pareceria resolver esse meu problema, pois fala exatamente do processo, mas pela Lei de Murphy, o link tava quebrado, e eu não consegui achar outro tratando do mesmo tema. O endereço é esse: http://www.allanbrito.com/2009/04/17/animacao-facial-com-o-3ds-max-e-zbrush-usando-morph-targets/ Se alguém já viu esse tutorial, me passem o endereço original, tô precisando resolver esse pepino no meu projeto, e não consigo... Acho que o Leandro mencionou esse problema mesmo em uma das respostas acima. Abraços a todos, vou procurar algumas soluções, se alguém achar, peço que poste, por favor.
Em constante aprendizado...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 433

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.