mapa de alpha nao funciona direito

Por: luuckke  

Em: 08/11/2009 13:49

olá amigos, tudo bem com voces? por favor, podem me ajudar? estou modelando um componente metálico com mapa de furos. é uma chapa espessa com furos que devem atravessá-la, utilizei modifier displace para fazer umas nervuras e utilizei o proprio mapeamento do modifier (apply mapping) para posicionar o mapa de alpha do material Arch&Design é um mapa de fundo banco e "furos" pretos, estou utilizando nos canais refraction (transparency), reflection e bump. os furos não estão saindo transparentes no render, alguém sabe porque? obrigado, grande abraço a todos.
aqui renderizei a mesma cena com um plane colorido sob o objeto, assim os furos funcionam, mas quero renderizar com fundo transparente para salvar em PNG e editar no photoshop. abraços Lucas
você disse "chapa espessa"!? O opacity não vai funcionar corretamente e nem displace. tem que ser em um plane. posta as imagens que você esta usando para fazer o efeito.
Opacity faz furos em chapas finas com plane, em box não dá certo pq o meio fica sem nada, só abre o furo na "casca". Se a chapa é grossa faz o furo com boolean.
No arch&design vc faz esse tipo de transparencia aplicando o mapa como cutout. A transparencia dele serve para fazer a refração, vc pode até usa-la marcando a opção "Transparency propagates Alpha channel" em "Advanced Rendering Options", mas o ideal nesse caso é mesmo usar o cutout.
No transparency não funciona, vai refratar! O cutout que faz o papel do opacity no arch&design. Faz como o Fla3DMadness falou que vai funcionar igual o material standard. Mas não vai furar com espessura pq no max os objetos não tem volume. Pode furar com o cutout e usar displacement para criar um pouco de espessura, mas se for muito é melhor modelar. Boolean não funciona bem no max igual no autocad. Eu acho melhor você modelar essa peça em um soft mais apropriado para modelagem industrial e depois importa no max para renderizar.
UERJ
obrigado pela atenção de todos farei o teste com o cutout. logo posto o resultado
olá pessoal, infelizmente as dicas não resolveram esse problema, funciona a transparencia no objeto, mas não salva no PNG. usando um plane, com displace, consigo fazer essa peça com uns 2mm de espessura com uma qualidade aceitavel? como deixo a malha p/ o displace ficar legal, precisa de muita subdivisão? muito obrigado pelo apoio!
Tem certeza que esse seu objeto é somente um plane? Sim, é aconselhável ter bastante subdivisão para o displacement funcionar corretamente... mas não é só isso tem que configurar lá em Shadows & Displacement. Mas o seu problema parece ser com o Opacity mesmo e não com Displacement.
Ao redor do seu objeto ele esta reconhecendo o Alpha salvando em PNG? Faz um teste com um render para ver se não é o formato .PNG.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 731

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.