Render GPU e CPU

Por: direisc  

Em: 13/01/2010 13:02

Tenho ouvido falar muito sobre os renders a base de GPU, porem não encontrei nenhum aplicativo de render que esteja realmente utilizando ja de modo convencional ou configurado o GPU. eu sei que só serve tb até agora na parte final do render e não nos passos de luz e outros. tem uma ligação com um futuro do mental ray e nvidia juntas pra levar o mr a renderizar com GPU mais parece que mais para o render real time deles do que para o render comum. alguem tem informações programas e coisas do tipo? poderiamos discutir mais em torno do assunto.
[]s
Por enquanto ta só na promessa, temos que esperar sair o iray ou o vrayRT GPU ou algum outro. Esse hotsite do Area chamado Rendering Revolution ja foi postado em outro tópico mas acho que é adequado a esse também: http://area.autodesk.com/renderingr
O max 2011 vai ter o iray e dai vai acelerar o render pela GPU. Vc leu o que o Ken falou no artigo que está nas notícias de hoje? Ele falou que tem coisas que é melhor rodar na CPU e tem coisas que é melhor na GPU. Vai demorar até a GPU aceitar shaders complexos que criam no mental ray pra cinema e animação, pra maquete é mais simples e são sempre os mesmos materiais, essa parte que o iray vai pegar e renderizar pela GPU.
Bem legal aquela entrevista com o Ken. Ele também andou falando bastante semana passada sobre iRay nesse tópico do cgtalk: http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=6&t=839826 Foi um pouco de balde de água fria nas expectativas, mas vamos aguardar pra ver.
"Gera_Design" disse: O max 2011 vai ter o iray e dai vai acelerar o render pela GPU. Vc leu o que o Ken falou no artigo que está nas notícias de hoje? Ele falou que tem coisas que é melhor rodar na CPU e tem coisas que é melhor na GPU. Vai demorar até a GPU aceitar shaders complexos que criam no mental ray pra cinema e animação, pra maquete é mais simples e são sempre os mesmos materiais, essa parte que o iray vai pegar e renderizar pela GPU.
po cara vc nao deve ter lido no site da Nvidia. Mas no filme Avatar algumas cenas foram renderizadas via GPU com render criado em parceria da Weta com a nvidia, o Pantaray exclusivo para a producao do filme.
O render via GPU segundo o arquiteto senior de programacao da Nvidia acelerou em ate 25x o tempo de render de algumas cenas do Avatar. Ele disse que pela primeira vez na historia da CG eles estavam mensurando as cenas com bilhoes ao inves de milhoes de poligonos. Ele ainda diz que acredita que com o passar dos anos o tempo de render via GPU seja ate 100x mais rapidos do que os atuais via CPU
Eae Raoni, estávamos comentando sobre esse artigo da nVidia em outro tópico, eles criaram um modulo de raytrace pro renderman e só esse modulo era acelerado pela GPU. Inclusive no artigo que foi publicado hoje eles comentam que o "beauty pass" do avatar ainda foi feito via CPU. http://blog.renderstream.com/?p=442
Acabei de ver esse tópico no cgtalk: http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=59&t=841503&page=1&pp=15 É de um novo render "unbiased" acelerado via GPU chamado Octane: http://www.refractivesoftware.com/index.html Parece ser bem promissor. :)
Nenhum render hoje (15/01/10) renderiza pela GPU. O Octane não saiu oficialmente, o vray rt é pela CPU, a versão pela GPU ainda não saiu e quando sair vai ter as mesmas limitações do iray, quem fala isso é o próprio ken pimentel. O iray quando sair vai ser o primeiro render fisicamente correto que renderiza pela GPU e terá as limitações que o ken falou, que serão superadas com o decorrer do tempo. Pq os shaders que rodam pela GPU precisam ser mais simples e otimizados. Um material complexo composto com shaders de terceiros não vai renderizar pela GPU nos próximos anos. O vray rt CPU é como um preview do vray, o iray não é um preview do mental ray, é outro sistema e roda pela GPU. A intensão do vray RT é diferente da intensão do iray. O ken fala tudo isso nos links que postaram aqui e nas notícias. O octane é unbiased e vai rodar pela GPU, mas se o maxwell que está ai faz tempo tem várias limitações e é demorado, um render novo pela GPU vai ter mais limitação que o maxwell e vai ser um pouco mais rápido do que ele, não sei se vai ser mais rápido que renders biased. Tb não parece que tem integração com o max. Acho que essa tecnologia só está começando e tem muito caminho pela frente.
Gera, vc ja usou o vray RT? É diferente ver os videos e usar na prática, a empresa que eu trabalhava tinha 2 licenças do RT e ele é bem legal, pode gerar imagem final desde que deixe ele refinando o render até achar que ta legal, e usa os materiais comum do vray. Pelo que falam no forum da chaos group a versão via GPU vai ser igual, pra gente ter certeza só quando for lançado mas pra mim é um dos mais interessantes e mais próximo do meu workflow. Também estou ancioso pra ver essa revolução do render via GPU. :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 409

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.