Dúvidas pra fazer 6 quilômetros de animação.

Por: stenionet  

Em: 09/11/2010 18:21

Tenho que fazer uma animação de uma câmera percorrendo 6 KM de uma avenida. A câmera não pode se deslocar lenta demais para evitar que o tempo de renderização não fique muito alto e não pode se deslocar muito rapidamente pq é necessário mostrar os detalhes dessa avenida (comércio, bancos e etc) Como faço pra calcular a velocidade ideal? Quantos quadros por segundo são necessários pra que o tempo de render não seja muito alto, mas que a animação fique suave? Estou usando o Walkthrough Assistant, mas a câmera dá uns trancos nas curvas. Tem como evitar isso? Agradeço por qualquer ajuda. PS: a cena tem árvores 3d e carros.
http://www.wolframalpha.com/input/?i=60+km%2Fh+++6+km+ Esse site faz umas conversões, no exemplo acima coloquei 6 km percorridos a 60 km/h, que é igual a 360 segundos. Multiplique isso pelo número de frames por segundo que vc vai usar (30, 25, etc), e vc terá o número de frames pra animação. Ai faça um teste com uma cena bem simples, coloque um poste e uns boxes a cada 20 m e renderize uma camera percorrendo essa medida de 6 km nesse tanto de frames pra ver se dá pra prestar atenção na paisagem. Já é um ponto de partida. Agora, tempo de render vai ficar foda de estimar, depende muito da complexidade dos elementos de cena, dos materiais, iluminação... Edit: Lembre-se de trabalhar com unidades em metric, não sei se vc já tá fazendo isso, mas vai facilitar bastante, rsrsrs.
Quanto ao número de frames, será que não dá pra dar uma enganada depois em pós-produção adicionando um motion blur e tal? Tipo, renderizar com metade dos fps e depois pegar o filme e editar com 50% da velocidade?
Eita! 6 quilometros...huahuah Se vc for lotar a sua cena de objetos, haja PC pra aguentar 6 quilometros de polígonos....rs Coloca o resultado final pra gente ver depois. Abraços.
Cara, vai aonde vc arruma quantos frames tem a animação, e coloca pa 24 frames por segundo ( isso ja salvo minha vida ), e a quantidade razoavel pra as pessoas não notarem a troca de frames, depois coloca so motion blur na estrada nos carros e nas pessoas, e coloca motion blur por objeto, naum por imagem, pa da sensação de velocidade, e naum coloca motion blur nas fachadas das loja, para as pessoas verem anuncio nitidamente, ja no tempo, quanto de tempo vc tem, e para algum comercial ?
se vc tive usano patch constrain pa faze a animação da camera, aumenta a quantidade de passos q a linha faz na curva, tipo, passa pa 18 passos.
vc podia usa cerca de 8000 frames ( a 24 frames/segundo ) a animação toda. fica uma velocidade naum muito grande, e nem muito baixa.
tira tudo da cena para deixar ela bem leve e faça testes recomendo colocar 60 frames por segundos para ter mais qualidade de deslocamento mais c vc estiver afim de uma cena curta para evitar render recomendo fazer ela normalmente com 30 frames por segundo numa velocidade que de para identificar os elementos depois importar no after effects e usar algum plugin de motion blur eu geralmente uso o real smart blur ... que vai detectar o deslocamento da cena e com o motion blur melhorar o produto final .... eu recomendo naum usar o motion blur do max pois ai teu render vai ficar gigante... mais tirando tudo da cena jah da uma visualização bem legal c estah batendo e c a velocidade estah legal deia soh o chao sem luz soh com tipo uns box para vc ver como tudo estah c deslocando... ahhh renderiza tb com um material standart cinza fica mais leve
cara, 60 frames por segundo fica muito grande, se fosse faze uma animação mais curta seria bom, mas são 6 KM q tem q se animado e não sendo muito rapido, isso capaz q ia fica uns 20000 frames. 60 frames tem um qualidade superior, mas com 24 vc consegue um resultado satisfatório e com menos da metase de frame q 60. e vc sabe se o real smart blur tem pa 3d max, so achei pa after effects. e pa renderização de teste e bom usa mapa checker, vc tem uma boa percepção da velocidade e etc.
mudinho Estou usand o Walkthrough Assistant. É um recurso do MAX pra facilitar a animação da câmera. Nunca usei o patch constrain. Vou estudar pra ver se ficar melhor. Não conheço o real smart blur, nem o mapa checker. Vou pesquisar sobre eles. Valeu. Leandro MV Gostei do site. Como não sabia da existência desse site, "perdi" tempo fazendo uma planilha pra fazer todo o cálculo. Essa dica de usar a metade dos frames e depois editar pode ser uma saída. Valeu. Vou testar com 12 frames e edição e 24 frames pra ver qual fica melhor. Também vou estudar a melhor forma de usar o motion blur. Nunca usei. Nem no max, nem no after effects. Muito obrigado a todos. Impressionante como o pessoal daqui se ajuda. Vou aguardar mais dicas. Quem sabe uma solução mágica, pq 8640 frames é dose pra leão. :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 552

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.