Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
Uel Winner   Maracanaú /Ceará/ Brasil - CE
RSFX   São Paulo
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Pampoisl   Rio Grande do Sul
Gilberto Martin   São José do Rio Preto, SP
arbarcelos   Porto Alegre
Adelton   manaus - AM

Opacidade usando TiF e TGA

Por: Sandro Medeiros  

Em: 03/09/2004 14:21

Galera esses dias conversando com um amigo o Aislan, descobri que não era apenas eu que criava os mapas de opacidades para aquelas belas plantas de bibliotecas tif e tga... Mas tem um lance que descobri a um tempo atrás e pensei que só eu não sabia, não sei quem sabe ou não mas vou compartilhar essa dica aqui. Os arquivos Tif's e Tga's normalmente já tem o alpha incorporado no próprio arquivo, para usá-los diretamente no max, você pode usar o mesmo mapa no difuse e no opacit, basta trocar no opacit de RGB para Alpha no campo "Mono Channel Output". Segue uma imagem e render... Espero ter sido útil. :lol:
Esse padrão eu sempre uso pra mapear pra jogo, já que as imagens são em tga. Mas quando eu posso mapear em jpg ou gif, as vezes é interessante usar as duas imagens separadas, uma em cada canal, pois no final o tamanho dos arquivos fica menor. Acho que cada aplicação vai ter uma vantagem de um ou outro método.
Eai Sandro! Td blz? Putz kra, show de bola essa dica. ;) Vou fazer um teste com png pra ver se o procedimento é o mesmo. Flw! T+! :joiad:
Oi Sandro, tudo bem? Realmente é muito útil esse procedimento quando o Alpha já está embutido na imagem, aceita com PNG também, RLA, RPF, qualquer imagem que aceite Alpha, muita gente não usa por um equívoco, é que normalmente o Alpha que está guardado na imagem não tem Feather, está bem "duro" criando aquele serrilhado (Alias), ai o pessoal usa uma imagem separada no Opacity para poder aplicar um Blur, só que se você colocar a imagem com Alpha no Opacity e habilitar a opção Alpha como mostrou, pode aplicar o Blur do mesmo modo que vai afetar o Alpha, deixando legal do mesmo modo, agora se o Alpha é melhor ainda. Abraços
Cara muito obrigado por essa dica, entao posso salvar a imagem e TIF, no photoShop ja vem com o alpha nela e isto.
Oi João, tudo bem? Você tem que fazer o Alpha se não tiver na imagem, porque ele não é gerado automaticamente apenas salvando em TIF, veja a ficha Channels do seu PhotoShop, ao lado da Layer, lá pode ver se tem Alpha, modificar, criar, fazer o que quiser, tendo alpha você pode salvar em qualquer formato que aceite este canal, pois o Max vai entender o Alpha normalmente como o Sandro explicou, pode ser TGA, PNG, RPF, RLA, TIF. OBS: Vale lembrar que o PhotoShop CS é uma porcaria e tem problemas com Alpha, no PhotoShop 7 dá certo perfeitamente, e em qualquer outro programa de edição de imagens, por mais vagabundo que seja, desde o PhotoShop 3 é a primeira vez que vejo uma versão problemática dele, espero que a Adobe não perca a mão no trato com esse programa, porque é o progama mais importante do mundo na área de computação gráfica. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 643, sendo 18 membro(s) e 625 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Cledson, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, fabriciostm, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.