Criar pelo para animação.

Por: Marcio Garcia  

Em: 18/01/2011 16:27

Busco sugestões, dicas, etc...dos amigos 3d1, de como criar pelos em um personagem (Gamba!) de forma que o mesmo não fique muito demorado no render? Pois este personagem sera usado em uma animação, o hair and fur do Max esta fora de cogitação, apesar de bom é hiper pesado! (a não ser que alguem conheça alguma forma de baixar o tempo do render!?) O plugin Hair Farm parece ser interessante no tempo de render, mais ao que parece tem que modelar uma malha encima do modelo original para se criar os pelos, o que o torna o mesmo demorado no processo! (se é que entendi bem os tutoriais?!) Existe ainda o Hairtrix, mas ainda não achei artigos a respeito deste plugin na net? Alguma sugestão? Agradeço antecipadamente qualquer informação. P.S. A pelagem do personagem não precisa ficar necessariamente com formas realistas, pois o mesmo é cartunizado.
Acho que não existe hair leve no render. Uma boa texturização com normal map não resolve se não precisa ficar realista?
Obrigado Fernando, acho que essa vai ser a unica alternativa!? É impressionante a dificuldade em se criar pelos, cabelos, etc.. nestes softwares de cg, ou melhor dizendo, dificil não é criar e sim reenderizar! Acho que neste ponto o max e cia. ainda tem muiiiiiiiito que evoluir, pois mesmo tendo uma maquina com a configuração recomendada pelo fabricante, ainda sim, leva-se centenas de horas para reenderizar uma animação com um personagem que tenha uma pelagem no minimo decente. Um grande abraço.
Marcio, Acredito que se configurar direitinho o Hair and Fur, pode-se diminuir o tempo de render. Quanto minutos você deseja gastar por frame? A animação é muito tempo? E qual a configuração da sua maquina? Inté...
Mas nenhuma máquina é boa pra animação, nem se estiver acima dos requisitos recomendados. :) Animação precisa de renderfarm. :) Renderfarm = fazenda de render :) :) :) Já imaginou né? Um monte de máquinas acima dos requisitos ligadas em rede pra renderizar. O max vem com o backburner pra renderizar em rede, tá no iniciar>autodesk>backburner
Oi Rudy, Minha maquina é bem parecida com a sua, core duo E7.400 @2.80 Ghz, placa mãe ASUS, Video Geforce 9400 GT, 8 Gb de ram, HD sata 250 Gb. Não é aquela maquina....mais esta dentro do requisito minimo para se trabalhar. Quanto a o tempo por frame não estipulei, até porque este animação estou fazendo para estudo e para o meu Show Reel, quanto ao tempo total da animação, deve ser algo em torno de 10 segundos, resolução 740x420 a 30 FPS. A idéia que tive é a seguinte, é usar Normal Map simulando a pelagem mais densa, e aplicar o Hair (com a mesma caracteristica da textura) mais light para fazer a pelagem em cima da textura para dar movimento! Quando concluir mostro aqui o resultado, ok! Clebão, concordo em parte contigo, digo em parte pois não acho justo investir uns U$ 10.000,00 em maquina e software para chegar no final e descobrir que eu não consigo ao menos deixar um simples personagem com a aparencia desejada! Não estou falando de uma animação tipo Avatar !!! Quero simplesmente fazer que um "Gamba" (meu personagem), tente apanhar um ovo (encima de uma logo) e que este ovo (gigante) role de cima da logo e caia em cima do gamba esburrachando o mesmo!!! rsss.....depois deste roteiro o pessoal da Pixar vai querer me contratar!!! rsss..... Um grande abraço.
Bem, se deseja mesmo ver esta animação pronta, dar pra você fazer ela com sua maquina, amigo. Siga com os estudos e manda ver nesta animação. Quero ver pronto e saber como fez. Vlw.
Ola amigo!! até os caras da Pixar tem problemas com pelos e cabelos e afins... mais o diferencial é que eles possuem o tal do $$$$ pra criar softwares por exemplo. e sinceramente eles procuram o exagero e perfeição a exemplo do filme TANGLED(Enrolados) - Disney/ Pixar onde a rapunzel praticamente é só cabelo. existem varios plugins para isso.... no entanto concordo com o Clebão sobre a Render farm é um fato... mais nada é perdido pois com a tua maquina ha a possiblidade de vc fazer otimos frames salva-los como sequencia e depois montar tudo no Affter... certo!? talvez seja possivel tambem renderizar somente os pelos (com o plugin que vc estiver melhor adaptado) e depois o personagem, e depois juntar tudo.. relativamente é uma questão de planejamento e a COMPOSIÇÃO manda muito no resultado final certo...? espero ter contribuido!!! abraço!
"posso todas as coisas naquele que me fortalece"...
Ola Dimas! Sem duvida nenhuma a grana é o fator preponderante na qualidade atingida pela Pixar, não querendo desmerecer o trabalho dos profissionais que la trabalham! Mas é tipo assim...me fala o quanto vc tem ($$$$) que eu te falo o quanto de pelo, cabelo, etc... pode ter o seu personagem!!! rsss... Brincadiras a parte, nos aqui da terrinha não temos muitos recursos, então o negocio é usar a criatividade, e isto o Brasileiro tem de sobra! Quanto a composição acredito tambem que é parte integrante do projeto, sem ela tornaria inviavel, diria mais, impossivel, a produção de animações com personagens com estas caracteristicas em maquinas limitadas. Valeu pela dica, um grande abraço.
Ha..falando de brasileiros e seu meritos, esta é para a garotada mais nova que participa da 3d1! O primeiro longa feito totalmente em CG foi "Cassiopéia" legitimamente Brasileiro e não "Toy Story" como muitos pensam! Sim é brasileira a primeira produção de um longa-metragem de origem virtual. Cassiopéia, foi puramente criada em ambiente omputacional, sem escaneamento exterior de imagens ou vetorização de modelos reais ou misturas com outras técnicas. Filme de oitenta minutos, inaugurou uma nova fase no cinema estabelecendo métodos, conceitos, sistemas, formas e linguagem dentro da nova tecnologia. Sua produção foi dirigida pelo animador Clóvis Vieira e uma equipe de três diretores de animação e onze animadores, trabalhando em dezessete microcomputadores, pasmem 486 DX2-66!!!!!!!!! Considere ainda, que o primeiro modelo de personagem foi feito em um 386 SX de 20Mhz. O software utilizado foi o Topas Animator produzido pela Crystal Graphics. A produção de Cassiopéia demorou quatro anos. Começou em janeiro de 1992 e custou apenas (1) US$ 1,5 milhão. Outro grande desafio da produção foi encaixar o filme na programação das redes de cinema no Brasil. O filme só foi exibido na época das olimpíadas de Los Angeles, quando a frequência de espectadores era menor. Ficou esquecido na história do cinema nacional. Quando a Disney ficou sabendo que Cassiopéia estava sendo produzido no Brasil (estavaToy Story com quarenta minutos prontos), investiram US$ 50 milhões para sair na frente. Lançaram uma forte campanha de marketing, dizendo que Toy Story (EUA, 1995) era o primeiro filme totalmente criado em computador. Isso não era verdade, a Disney usou modelos em argila para criação antes do computador. Esta é a principal diferença entre os dois filmes, assim, Cassiopéia é considerado o primeiro do gênero no mundo. É isto ai...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 556

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.