Qual o + importante pra render P. de video ou processador?

Por: 3D ArtDigital  

Em: 11/05/2011 21:08

Comprei um PC novo: AMD Phenom X6 1055T. Segundo as pesquisas que fiz o mesmo seria muito bom pra render. O problema é que não notei uma melhora no tempo do render que fosse massacrante em relação ao antigo pentium IV que eu tinha. Sera que não obtive a rapidez esperada no tempo do render porque o meu Pc atual não tem placa de video dedicada somente adaptador gráfico integrado: nvidia nforce 6100-430, e o meu antigo pentium IV tinha placa de video dedicada???
Mais que de máquinas, precisamos de humanidade.\"Charles Chaplin\"
Hummm... posta a configuração da sua máquina aí porque não ta aparecendo na assinatura! Mas geralmente, e se vc não utilizar renderizadores que usam a placa de vídeo, o processador é o mais importante. A placa de vídeo, melhora a visualização na viewport.
\"Os pés vão aonde o coração leva\"
"kuwan" disse: Hummm... posta a configuração da sua máquina aí porque não ta aparecendo na assinatura! Mas geralmente, e se vc não utilizar renderizadores que usam a placa de vídeo, o processador é o mais importante. A placa de vídeo, melhora a visualização na viewport.
AMD PHENOM X6 1055T/4GB/1T HD. Uso o 3D Max e o Mental Ray como renderizador.
Mais que de máquinas, precisamos de humanidade.\"Charles Chaplin\"
auhauhau se deve ta de brincadeira neh? eu tenho um phenom x6 1090t 3.2ghz e o processamento dele, pelo menos na epoca que comprei (1 ano atras), era uma das melhores opções em custo beneficio e brigava com varios i7 mais caros eu tinha um atlhon64 que durou uns 4 anos, e a diferença eh totalmente absurda, não tem nem como comparar melhorou coisa de 500% das duas uma, ou vc realmente não tah sabendo comparar o tempo de render, ou te enganaram na venda edit: e soh pra completar, a placa de vídeo não ajuda em n a d a no tempo de render, a não ser renders que aceitem aceleração por GPU, que não eh o caso do mr
portownz O que seria essa aceleração por GPU? O vray aceita isso? Utilizo o vray e tenho uma Nvidia Quadro Fx 4800... Daria para acelerar meus renders com ajuda da placa? Nunca tinha ouvido falar que placa de vídeo pode ajudar no render. Obrigado
Ricardo Perussi Parruca Page: facebook.com/MultiPixelBR Profile: facebook.com/RicardoPerussi3D
O mental ray tem um novo recurso de renderização "iray" com total suporte a renderização com GPU. Os renders podem ser até 30 vezes mais rápidos, dependendo da placa de vídeo. É um render separado, mas é do mental ray. o phenon não foi uma boa escolha para renders. Os processadores intel sempre foram melhores para isso. Na época que tinha o athlon x pentium 4, o atlhon era mais adequado para jogos enquanto que o pentium 4 era o melhor para renderização e trabalhos em geral com programas graficos, principalemnte os 3d. Tem um colega meu aqui que tem um phenom com 4 nucleos. Sinseramente, quando fui mexer no pc dele pensei que seria um desempenho parecido com o meu, e olha que o dele tá com o windows limpinho, sem nada, enquanto que o meu tá lotado de programas, sem dizer a quantidade de memoria ser a mesma do meu pc. O phenom nas pesquisas podem até ter um bom desempenho, mas só ficam nas pesquisas mesmo, pois na pratica, são muito ruins em relação ao que deveriam ser (pois simulam 4 nucleos). Não disse que são ruins, mas sim que eles não tem, nem de longe, o desempenho que são ditos em pesquisas, e na verdade, deveriam ter um desempenho, pelo menos, parecidos com o de um quad core, pois alguns phenons simulam 4 nucleos, mas é uma pena que não é uma verdade. Se vc tinha um pentim 4 e agora com esse phenom não conseguiu ver uma melhora significativa, então o desempenho dele não deve ser melhor que de um dual core. Eu, por exemplo, tinha um dual core 1,8GHz (como são uma simulação de dois nucleos, então 1,8x2=3,6GHz). Troquei para um intel core2 quad 2,66GHz (como são 4 nucleos então, 2,66x4=10GHz mais ou menos). Na teoria deveria ser 3 mais rapidos os renders com o quad core, e foi justamente o que ganhei, renders 3 vezes mais rápidos. Se vc quiser diminuir de verdade o tempo de render troque para um i7, opterom ou xeon. Este ultimo é o melhor de todos. Alguns de seus modelos possui uma simulação de 12 nucleos (simplesmente monstruoso) sua placa mãe deve ter suporte para o soquete dele (o jeito é trocar de placa mãe). Quantidade de memoria também é importante, coloque no seu pc entre 8 a 12GB de memoria. Agora, de vez vc alterar isso tudo aí no seu pc, compre somente uma placa de video quadro da nvidia e adquira o max 2012. Ele já vem com o iray dentro dele. é só configurar e usar. Verifique na placa de video quadro a quantidade de cuda cores, quanto maior melhor será o tempo de render.
new, você tá enganado. Quem "simula" núcleos são os processadores da Intel, através do HT. Os processadores da AMD são núcleos reais. Quando você compra um Phenom II X4, você realmente tá levando 4 núcleos físicos para casa. Já os processadores da Intel, dependendo do modelo e da conversa fiada do vendedor, você pode pensar que tá levando 4 núcleos físicos mas pode tá levando 2 núcleos físicos + 2 núcleos virtuais, no qual nunca vai comparar com 4 núcleos físicos. Outra coisa. Quando você tem, por exemplo, 4 núcleos rodando cada um a 2,5 ghz, eles não somam e se transforma num processador de 10 ghz. Serão 4 núcleos rodando a 2,5 ghz cada. Tanto é que você pode ter um processador de 8 núcleos rodando a 2 ghz cada. Se o programa não tiver suporte a multiprocessamento, ele processará mais lento que um dual core de 3 ghz...
Na verdade não sei direito o funcionamento dos nucleos da AMD (se são nucleos físicos ou somente simulações de nucleos), eu só quiz fazer uma comparação no que vemos por aí em pesquisas e a realidade do desempenho do phenom. Já vi varias pessoas muito desapontadas com este processador, principalmente por se tratar de um com 4 núcleos. Eu já tive a oportunidade de testar um e não foi melhor que um dual core da intel nas renderizações, sem dizer que com o phenom tinha mais memoria (4GB) que com o dual core (2GB). Não importa se são nucleos fisicos ou não, o que importa é se vai fazer diferença no render e desempenho geral do PC. Eu sei sobre a questão de 4 nucleos de 2GHZ não se trasformar em um com 8GHz, mas um nucleo ajuda o outro de tal forma que o desempenho aumenta consideravelmente. O melhor exemplo que posso fazer foi quando troquei o meu dual core pelo quad core, os renders foram 3 vezes mais rápidos. Não uso mais o meu dual core para renderizações, somente para internet e coisas básicas mesmo.
Valerio Só se seu antigo pIV era um monstro, mas a diferença deveria ser de pelo menos umas 6 x. Eu usava um pIV 3.4 e outro 3.2 e comprei um i7 870. Os renderes tem saído em 10 % do tempo dos pIV. Pelos testes aqui na 3d1 um phenom 1090 tem feito renderes mais rápidos que o meu i7. Então o teu 1055 não deveria ficar muito atrás. Qual é o seu sistema operacional? é 64 bits?
Olá, pessoal do site Eu vou " meter a minha colher de pau " nessa conversa. Eu já tive essa preocupação há algum tempo atrás. Um usuário desse site, escreveu, com sabedoria, o seguinte: Um processador de um núcleo ( exemplo: Penthium 4 ) se comporta igual a um carro, correndo á 100 km/h, carregando uma carga de 400 kg.Um processador de 2 núcleos seria igual a 2 carros, correndo á 100 km/hora, cada um , transportando 200 kg de peso. Um processador de 4 núcleos, seria como 4 carros, carregando, cada um, 100 kg, mas todos com igual velocidade. Conclusão: A carga diminuiu, mas as velocidades não se alteraram.Processadores de 2 ou 4 núcleos, não diminuem a velocidade de renderização. Nada sei sobre os novos processadores i3, i5, i7, etc. No meu PC, o que diminuiu o tempo de renderização foi a instalação de windows 7 ultimate 64 bits ( liberação de memória )+ aumento do RAM ( de 4 para 8) , além do Max 64bits. Um abraço á todos Roberlane
Roberlane

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 742

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.