Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
3dzeiro   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

DavidMartony   centro da terra
Marcio Garcia   Ribeirão Preto S.P.
Andre   brazil
Lucios Trinity   suzano - são paulo - SP

Alguém sabe me dizer...como funciona o "Croma Key"

Por: modena3d  

Em: 19/10/2004 11:35

Alguém sabe me dizer,como e quais são as formas de se fazer(utilizar),aqueles lances de Alpha(não sei se é o termo certo),mas eu quero dizer o seguinte...Sabe aqueles fundo azul(Blue Screen),ou verde...,sobre uma filmagem ou imagem e depois é inserida no max,bom aí que entra a minha dúvida como que é retirado o fundo azul,verde,etc...para que fique somente a imagem que está sobreposta ao fundo???E qual é a ferramenta usada para isso??? POr favor se alguém souber,postem aqui... Obrigado!!! * assunto editado por Sandro :oi:
Não é feito no max, tem outros programas que usam este recurso: O Premiere, o Afterefects, o Combustion e outros que não lembro agora. Cara aqui no site 3D1 em TUTORIAIS tem dois sobre croma key, um no Premiere e o outro no afterefects, estão em Tutoriais e matérias de composição e edição de vídeos Espero ter ajudado.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
pô ajudou sim,e eu vou velos...Mas também não se pode ser feito no max,porque eu já vi algo parecido sendo feito no Max... Mas obrigado!
Oi gente, tudo bem? O Estrazulas tem razão, o Max não faz CromaKey, nem tem porque ele fazer, e quem usa de gambiarra para retirar o fundo em Croma key de alguma coisa dentro do Max, no mínimo não conhece nada de 3D, nada de composição de vídeo, e nada de efeitos especiais, porque é um absurdo usar um recurso simplório como esse num progama que oferece o mesmo recurso 255 vezes mais poderoso. Croma é usado apenas em filmagens reais, porque é a única forma de recortar o fundo com facilidade depois, em 3D isso é totalmente obsoleto, porque o Canal Alpha é 255 vezes mais poderoso, aceita 256 tons de transparência, enquanto que o Croma aceita 1 por vez. Se tem que retirar um fundo para usar o vídeo no Max, então deve retirar num programa adequado para isso, como qualquer composer de vídeo, e levar o vídeo já em RGBA para o Max. Tem um plugin que faz isso, retira o Croma direto no Max, mas é só para testar o Matte, porque não faz um recorte tão bom como um Croma Key de um soft do nível do Combustion por exemplo, que é próprio para isso. Abraços
Olá André!!! Obrigado pela sua esclarecida explicação assim como a do Estrazulas... Eu só tenho mais algumas dúvidas e se você ou alguêm puderem me escrarecer... ...Bom,minha primeira pergunta é quais softwares que você´s me recomenda´m ? E minha segunda pergunta é que,como é feito por exemplo,já que não é usado no 3D Max,a ilusão de que,um homem filmado ao fundo azul esteja a frente de um,ex:Robo(criado digitalmente),e o robo pula este homem,ou seja ele passará a ficar na frente do homem filmado...??? Não sei se deu para entender a minha situação...qualquer dúvida eu tento ser mais clro ainda...
Oi mode ;;; Pô cara eu sempre tive essas dúvidas também. Vou tentar tentar dizer alguma coisinha(não deve ser o certo). Por exemplo : ***Você filma teu gato/cachorro, (joga pro computador)... depois voce pega um frame desse filme e coloca de fundo no 3d max para ter a noção de espaço e proporção... faz uma animação, de uma bola (qualquer coisa), de acordo com o que vc filmou ( tem que saber o tempo exato em milésimos de segundo que as coisa acontecem no filme), depois você salva e joga a filmagem e a animação no premiere em camadas diferentes.**** Espero ter ajudado ,,,não piorado vc pode acessar esse site e saber mil coisas : http://www.geocities.com/themsfxc/efe3d.htm um abraço
é, mas no max acho que dá pra usar a técnica de matte shadow para fazer alguns desses efeitos. por exemplo,se eu quero fazer uma bolinha rolando numa mesa de sinuca filmada, primeiro coloco o filme da mesa como background ou mesmo aplicadop como textura num plane, depois recrio no 3d uma geometria parecida com a mesa de sinuca original, e aplico nela um material matte-shadow, usando a opção shadow, assim o plane que foi criado digitalmente nao aparecerá, será gerada somente a sombrada bolinha sobre sua geometria, adicionando realismo a animação. agora, efeitos como os do filme ultimo samurai, eu penso que algumas coisas devem ser feitas assim tb, so que usando a opção matte. de uma lida no tutorial aqui da 3d1 sobre matte -shadow, la explica em detalhes essas técnicas que estou te falando. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Acho q entendi + ou menos oq diz... Mas só não entendi uma coisa...se a filmagem q vc me disse é para ser feita já em fundo azul...e joga-la no max para montar a animção...??? Foi oq eu imaginei...mas como vemos pela respostas obtidas até agora não se usa o max...e se os caras q entende do assunto...Adminin...disse q é,então é que deve ser né... Mas valeu pela ajuda Arilson... :lol: :lol: Olá aabb2003,blz !!! Eu entendi sim o que quiz dizer!!! Eu conheço e sei como fazer a técnica do mattshadow... mais o meu poblema mesmo é na interação com os dois o digital e o real... Tipo uma bola digital girando sobre um corpo(humano;poste;pilar;etc...),entende..?????? Eu vou ver se consigo algo para ser postado aqui....
O fundo azul é só para vc trocar o cenário atrás dos atores...deve ser trocado no premiere/after efect. Tem um tutorial aqui na 3d1. dá uma olhada no site que eu te indiquei !!! ;)
então, nesse caso, eu penso que vc poderia reconstruir rusticamente o poste ou corpo real (é claro que complicaria com um corpo animado) e aplicar um material matte-shadow com a opção matte, assim quando a bolinha passasse por ele ela ficaria invisível quando passase pelo seu objeto em matte na vista da câmera. o tuto matte-shadow descreve esse modo tb, depois de explicar a sombra. Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 582, sendo 1 membro(s) e 581 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.