Criação de um sistema solar

Por: Le  

Em: 24/11/2004 11:50

Oi gente, tudo bem? Uma coisa que não é correta cientificamente mas fica lindo nesse tipo de imagem, é a criação da atmosfera do planeta terra. É bem simples e melhora muito o resultado final. Basta criar uma esfera um pouco maior envolvendo a Terra, nela aplica um material com tom azulado, de preferência feito com o Gradient Ramp, passando do branco para o azul claro, e aplica um Falloff Fresnel no Opacity. Dessa forma é criado aquela áurea em volta do planeta. Para ficar perfeito precisa usar na verdade 2 Falloffs, porque com um só a parte em sombra do planeta também vai mostrar a atmosfera. Se clicar no primeiro Falloff e colocar outro dentro dele, mantendo o Falloff anterior como mapa deste novo Falloff, basta escolher a opção Shadow/Light neste novo Falloff que vai ficar perfeito. Abraços
"Adminin" disse: Oi gente, tudo bem? Uma coisa que não é correta cientificamente mas fica lindo nesse tipo de imagem, é a criação da atmosfera do planeta terra. É bem simples e melhora muito o resultado final. Basta criar uma esfera um pouco maior envolvendo a Terra, nela aplica um material com tom azulado, de preferência feito com o Gradient Ramp, passando do branco para o azul claro, e aplica um Falloff Fresnel no Opacity. Dessa forma é criado aquela áurea em volta do planeta. Para ficar perfeito precisa usar na verdade 2 Falloffs, porque com um só a parte em sombra do planeta também vai mostrar a atmosfera. Se clicar no primeiro Falloff e colocar outro dentro dele, mantendo o Falloff anterior como mapa deste novo Falloff, basta escolher a opção Shadow/Light neste novo Falloff que vai ficar perfeito. Abraços
Eu não entendi o esquema dos dois FALLOFF, você poderia me explicar melho???
Oi Gops, tudo bem? O Falloff é um dos mapas mais poderosos e mais usados no Max, ele usa a geometria e o ângulo de visão para definir onde aplicará duas cores, uma na parte vista paralelamente, e outra na parte vista perpendicularmente, mesclando os tons destas duas cores nos ângulos intermediários. Esse é o padrão normal do Falloff, sendo assim pode definir uma cor azul para a borda da esfera e uma cor preta para o meio, se usar o mesmo mapa no Opacity ele vai "recortar" o meio e deixar só a borda com a cor azul, formando uma áurea em torno do planeta. Mas na parte escura do planeta, que não está sendo iluminada pelo sol, também vai formar essa áurea, o que não é correto, já que não tem iluminação. Sendo assim pode usar um outro Falloff para controlar isso, dentro das opções do Falloff tem o Shadow/Light, que faz o Falloff aplicar as cores não pela visão e sim pela incidência de luz, dessa forma fica fácil controla este problema, basta trocar para Shadow/Light e apenas a área em luz vai gerar a áurea, na parte em sombra vai ficar "recortado" como foi feito no meio. Abraços
Fiz alguns teste usando a dica do FALOFF, queria saber o que mais poderia fazer para deixar mais real a cena??? Ae me digam o que acharam e me deem dicas também...
ai vai uma terra que eu fiz... o que que vc acham?? Essa não é a ultima versão.. mas agora não tenho tempo para renderizar.. falta o bump da terra.. E preciso melhorar o mapa das nuvens
Tudo da certo no final, se não deu, é por que não é o final
entaum gops eu estou achando a sua atmosfera muito solida tá parecendo uma esfera de plastico tenta dar mais um efieito de gas que fica legal
paz sem voz não é paz!! é medo!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717340.

Total de membros registrados: 143141

Últimos membros registrados: dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34, rayz7.

Usuário(s) on-line na última hora: 544

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.