COMO REMOVER VERTICES INDESEJADOS?

Por: antoniosobreira  

Em: 17/07/2012 08:31

Olá pessoal,
Sei que a pergnta é simples. Mas estou tendo problemas. Sabemos que o Botão Remove Isolated Vértices remove estes vertices indesejados que ficam soltos durante a modelagem , principalmente qundo usamos a ferramenta Cut para cortar a malha.
POis então, fiz um personagem e preciso remover estes vertices, mas quando clico no botão Remove Isolated Vertices, os vertices não são deletados. Ja tentei deletalos dessa forma tanto na malha Poly como em mesh, mas não resolve. Alguem aqui pode me ajudar? Ja tentei na verão 8 e 12 do 3d Studio Max e nada.
Muito grato a quem puder me ajudar.
cara é meio complicado dar uma resposta sem ver a imagem, mas ja que vc não consegue deletar a edge deleta o poligono e depois usa o cap.
Seria legal vc postar algumas imagens para eu analizar.

Abraços!
Note, eu postei esta imagem para ilustrar, claro quando se trata de um obejeto simples basta selecionar o vertice e clicar em remover, mas quando se trata de um personagem complexo com milhares de vertices, as vezes não da nem pra ver os vertices soltos(soltos como na ilustração, ou seja esta linkado apenas a duas edges e não a quatro).
Grato.
Se for a Edge de cima com aquele vertice solto ja ta errado, na hora de jogar o suavizador, esse vertice vai danificar sua malha aconselho vc utilzar o cut de deixar quadrado essa malha, vc editou em edit poly né?
Só apertar um delete. Se apagar a face, vai no editable poly e aperta remove. Se deletar a face de novo é porque esse vertice tem alguma ligacao direta com outra linha. Dai é mais complicado. No ultimo caso, deleta essa face inteira, aplica um cap e pronto. haha
Se essa face estiver em curva, na hora que aplicar o cap, vai ficar reta, \"facetada\". Mas acho que na hora que aplicar o mesh smooth ele resolve.
E como foi dito, essa linha inteira esta errada no seu desenho. Nunca trabalhe com poligonos de 3 lados, apenas 4 lados.

Abraco
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
cara aperta a tecla backspace do teclado com o vertice selecionado dai ele remove so o vertice
portfólio: http://www.behance.net/rene123
Gabriel, a sua proposta eu compreendo inclusive mencionei essa sua solução na minha pergunta. Sim, \"selecionar o vertice e remover\", otimo, mas isso tratando de um \"unico\" vertece, a minha pergunta é como fazer isso selecionado um personagem complexo \"inteiro\" com milhares de vercices e vc precisa eliminar tais vertices (isolados) selecionando todo o personagem e não apenas o vertice especifixamente.
Deu pra captar?
Grato e muito obrigado.
\'Se for a Edge de cima com aquele vertice solto ja ta errado, na hora de jogar o suavizador, esse vertice vai danificar sua malha aconselho vc utilzar o cut de deixar quadrado essa malha, vc editou em edit poly né?\" - Filipe Reis.
Sim, Filipe, exatamente por estar errado é que precisa ser deletado. Mas as vezes este erro não é tão visisvel assim quando se trata de um personagem complexo. E então, tem um recurso que eu não sei qual é, mas tem, que serve exatamente a estes casos. Vc seleciona toda a malha do personagem, e...clina não sei onde, e ele deleta esses vertices soltos.
Espero ter me feito compreender.

Grato pela atenção.
Tem uma opção que é a remove isolated vertices, não sei se vai funcionar, mas vale tentar.
Olá juniormaccedo,

Remove Isolated Vertices não vai funcionar nesse caso. Esse recurso só serve para remover vértices que não fazem parte de nenhuma aresta/polígono, ou seja, vértices totalmente \"soltos\" da malha do objeto.

Olá antoniosobreira,

Só conheço um jeito de fazer o que você quer: usando script. Se não me engano, já existe um bem famoso na Internet. Ele permite remover vértices que compartilhem um número igual, maior ou menor do que X de arestas. Por exemplo, considerando somente os vértices da imagem que você postou, você poderia definir \"menor ou igual a 2\" e então o script removeria somente os vértices que compartilham 2 ou menos arestas. Caso não encontre esse script pronto na Internet, você mesmo poderá criá-lo. Tem um usuário aqui do forum que é fera em MAXScript (acho que o username dele é Fla3DMadness, se não me engano) e talvez ele possa te ajudar com isso.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 1024

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.