Render - Scanline

Por: MaxFabris  

Em: 16/12/2004 11:34

e ai pessoal seguinte,, o que qu emuda renderizar com scanline? dah para usar vray com scanline? tirem minhas dúvidas do que que é esse tal e scanline abraços
Max Fabris
scanline é o render padrao do max... vc n precisa configurar nada é só render... vc n tem opções avançadas como GI por ex.
fala brother blz? como o washing disse scanline é o render padrão do max.. Um Render muito bom só que nele não temos recursos de GI( Iluminação Global ). mas que pode ser simulada usando algmas tecnicas como Fakeosity que é simular a iluminação global atraves de várias luzes na cena. a partir do max 5 se não me engano também vem disponivel mais 2 renders o litghtracer e o radiosity que já simulam a iluminação global..eles só não tem alguns efeitos de caustics e outras coisas.. O Vray o Mental Ray o Brasil entre outros são renders profissionais que além de simularem a GI também simulam esses outros efeitos como caustics. Bem como você esta começando pelo que eu vejo, acho melhor omeçãr pelo scanline para poder aprender em um render mais simples pra depois passar para um render profissional. outro conselho dá uma lida nos tutoriais básicos da 3D1 e redpixel.. T+
"regisrock" disse: mais 2 renders o litghtracer e o radiosity
só corrigindo, lighttracer e raiosity n sao renders, são sistemas de iluminação(sombra(?)) onde vc renderiza com o proprio scanline.
"regisrock"]mais 2 renders o litghtracer e o radiosity[/quote:a6f51a039f disse: só corrigindo, lighttracer e raiosity n sao renders, são sistemas de iluminação(sombra(?)) onde vc renderiza com o proprio scanline.
Falha Nossa :oops: :oops:
Oi gente, tudo bem? Realmente o Scanline é o render padrão do programa e não oferece recursos avançados de iluminação, mas é um ótimo renderizador e o tempo de render é infinitamente menor do que um render com GI e outros efeitos avançados. Quem trabalha bem com o Scanline consegue obter imagens tão boas quanto as que usam GI, só é mais trabalhoso. A partir do Max 5 tem outro renderizador no programa, porque o Radiosity é um renderizador sim, é o antigo LightScape da AutoDesk, tanto é que tem todos os recursos do LightScape, trabalha igual a ele, quem conheceu sabe que todas essas luzes Photometrics já tinham nele, e tudo mais, só muda mesmo a interface, até a forma de configurar é a mesma. Mas para saber se é ou não um render, não precisa saber da história do programa, basta olhar se ele tem suas próprias luzes, seus próprios materiais e suas próprias configurações de renderização, se tiver essas coisas é um renderizador, o Radiosity tem seus luzes, seus materiais e sua própria janela com as configurações de renderização. Como todo renderizador com GI que conheço, ele é híbrido, usa o Scanline para as coisas que é melhor fazer com ele, e usa seus próprios algorítimos para fazer os cálculos avançados de iluminação, por isso que ele é chamado junto com o Scanline. Se lembrar do Final Render S0, ele também era chamado junto com o Scanline, e era um renderizador a parte. O Mental Ray, o V-Ray e o Brazil Render tem embutidos o seu próprio Scanline, o Scanline é comum a todos, pois é o render usado para traçar os efeitos comuns. No Mental Ray tem a opção de desligar o Scanline por exemplo, e fazer tudo com traçamento de Photons, só que demora mais, não vale a pena, só quando precisa mesmo. Já o Light Tracer é um método de GI por aproximação derivado do Radiosity, então pode usar seus próprios materiais e luzes, sendo praticamente um render a parte também, mas costuma ser considerado junto com o Radiosity, eu acho que deve ser considerado como outro renderizador porque não pode ser usado junto com o Radiosity, então é independente. A partir do 3ds max 6 foi integrado o Mental Ray no programa, então o Max conta com 4 renderizadores agora, fora o Vue. Abraços
é, mas de acordo com o conseito de render eu ñ acho mesmo q sejam renders, pois estao acoplados ao scanline. e ate hj n sei como usa o vue. queria saber como ele funciona.
Oi Washing, tudo bem? Veja só, se for considerar o conceito de render, então com certeza absoluta o Radiosity e o Light Tracer são renderizadores, e outros também, o Premiere é um renderizador, o Combustion também é um renderizador. Pois qualquer programa que transforme instruções de computador em imagem é um renderizador. O Radiosity eu posso te afirmar com certeza absoluta que é um renderizador, como todos sabem, ele é o LightScape que foi incorporado ao 3ds max, antes era um renderizador a parte, um programa Stand Alone que foi descontinuado e colocado dentro do 3ds max. Os recursos do renderizador ser chamado pelo Scanline não muda nada, essa é a única coisa que não pode levar em consideração. Porque a Discreet iria fazer outro Scanline para o Radiosity se o 3ds max já tem um muito bom? Se pesquisar um pouco vai ver que o VRay também tem um Scanline dentro dele, o Brazil também tem, o o Mental Ray também tem. Neste caso não usam o Scanline do 3ds max. Scanline não é um render exclusivo do Max, todos os programas tem. Não sei se viu o Final Render S0, ele era igual ao Radiosity, era chamado pelo Scanline do Max e criava todos os efeitos de iluminação que temos hoje. O Final Toon ainda é assim, ele é chamado pelo Scanline, mas faz renderização tipo cartoon. E certamente é um renderizador. Então se tem uma coisa que não pode ser usada para definir se é ou não renderizador, é o fato de ser ou não chamado pelo Scanline. Qualquer outro argumento é válido, menos o de ser chamado pelo Scanline, porque todos são, de uma forma ou de outra. Agora o Light Tracer tem gente que não acha que é um renderizador, acham que é uma parte do Radiosity, mas não é porque não pode ser usado em conjunto com ele, só separadamente. Entre os usuários comuns a maioria não acha que o Light Tracer é um renderizador, mas se ler artigos do pessoal fera, que desenvolve renderizadores como o pessoal da Chaos, para eles o Light Tracer é um renderizador sim. E eu confio na opnião deles. Se tem uma empresa decente é a Chaos Group, no site deles tem um artigo muito interessante sobre métodos de render, até publiquei na Três D1 no mês passado, vale a pena dar uma lida, vai tirar muitas destas suas dúvidas. Procurei o link aqui mas não encontrei, quem tiver o link daquele artigo, por favor, posta aqui para o Washing. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 477

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.