Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Oliverlord78   Itajai/SC - SC
Inverno   Jandira SP
Alexandro   Cascavel - PR
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC

Portfólios Ver Mais

pablorhino   http://www.tresd1.com.br
Fidelis   Salvador

Tira-Dúvidas Unity3D

Por: guto.thomas  

Em: 13/06/2013 00:22

Olá Guto, estou pensando em adquirir esse Curso para poder criar aplicações voltadas à visualização de projetos arquitetônicos. Tenho algumas dúvidas, como na hora de exportar uma cena do Max para a Unity, pensando em qualidade, se seria melhor trabalhar toda a iluminação dentro da Unity ou criar Lightmaps dentro do Max e aplicar lá na Unity. Quanto aos materiais com reflexo, a melhor forma é a criação de CUBMAP na Unity ou tem outra forma de ter um resultado mais fiel, e também sobre a criação de Menus e inserção de imagens 2D para navegação como se fosse um mapa e visualização de imagens pré-renderizadas.
Se puder dar uma esclarecida com essas dúvidas, já iria me ajudar muito, obrigado.
Vim deixar o prometido feedback sobre as minhas primeiras impressões do curso, porque ainda estou nas primeiras aulas: OOOTTTIIIMMMOOO. O Guto explica muito bem, passo a passo como tem que ser no meu caso, que estou tendo os primeiros contatos com o programa agora.
Fico doido pra pular logo pra criação do joguinho das frutas mas me seguro ^_^
Estou mais que satisfeito por ter comprado, valeu Guto.
Oi Guto, tudo bem?

Com o Unity 3d gratuito eu posso criar um jogo para PC e comercializa-lo?

Qual é o editor que tu usas para os scripts? Ele já tem no Unity?

Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi gente, tudo bom?

@Starter
A Unity é um ótimo software para fazer este tipo de aplicação! Considerando ela, já começou certo. heheh
Sobre suas dúvidas: Eu não posso opinar sobre a qualidade do Lightmap gerado pelo Max. Acredito que seja incrível, mas vou citar o ponto forte da Unity em relação ao Max, possivelmente. Um ponto positivo na Unity, é que você cria o bake em uma textura separada, que apenas sobrepõe a textura original que estava aplicada no objeto. Com isso, caso o bake não tenha saído como o planejado, ainda é possível tratá-lo no Photoshop pra corrigir eventuais problemas na iluminação. Se o Max possui esta funcionalidade, acredito que o ideal seja criar o Lightmap no Max, pois você já deve estar craque nisso.
Sobre reflexões, a única forma de reproduzí-las é com Cubemap. Se você tiver a Unity Pro, ainda pode instalar \"câmeras\" que filmam o ambiente e mandam essas texturas em tempo real diretamente para o material do Cubemap, pra criar reflexões em tempo real! Então, mais fiel do que isso, é difícil. heheh
O problema é que essa feature ainda é única da Unity Pro, mas, do jeito que eles andam, são capazes de liberar isso logo para a versão Free!
Para inserir imagens e mapas, você pode usar alguns objetos prontos da Unity, como GUITexture, onde você só precisa arrastar a textura e ela já é exibida in-game. Ou então você pode usar recursos de programação de interface (muito explorados no curso) para exibir texturas, botões, textos e tudo o que você precisar durante a execução da aplicação.
Ficou meio extensa a resposta, mas espero que tenha sanado as suas dúvidas. Se tiver outras, poste aqui mesmo que vou tratar de respondê-las o mais rápido possível!

@Patrick Amorim
Fico muito feliz em saber que gostou tanto do curso. É ótimo ver que o curso está sendo forte naquilo que eu propus, que é a qualidade nas explicações da parte de programação.
Agradeço pelo seu feedback pois, além de me deixar com um sorriso enorme no rosto (heheh), ainda pode encorajar mais pessoas a escolher esse curso dentre outras opções que existem por aí!
Ah, e em caso de dúvidas, é só dar um grito que eu estou aí para ajudar! ;)

@Estrazulas
Claro! Você pode comercializar a sua aplicação sem prestar nenhum tipo de contas à empresa que cria o software. O único porém é que você precisa comprar a versão Pro caso o seu produto tenha rendido mais de 100 mil dólares em um ano, o que, convenhamos, não é tão mal assim, já que a versão Pro custa, no máximo, 2 mil dólares.
Para editar os scripts, durante todo o curso eu usei o Monodevelop. Ele já vem com a Unity!
Agora, uso o Microsoft Visual Studio, mas a única diferença dele pro Monodevelop é que ele é infinitamente maior, em termos de espaço ocupado em disco... heheh

Grande abraço, pessoal!
Qualquer nova dúvida ou comentário, estão no lugar certo! :D
Que linguagem é essa C sharp?

é melhor que Javascript?

Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bom?

No curso, é ensinada a linguagem C#. É muito superior à JavaScript. O problema é que JavaScript é uma linguagem adaptada para Unity e que virou UnityScript, e aí você só poderá usar essa linguagem do jeito que usa, dentro da Unity. Fora dela, você simplesmente não sabe mais JavaScript. É mais ou menos isso.

Já o C# é uma linguagem que não precisou ser adaptada para ir para a Unity. Aprendendo C#, você estará apto tanto a desenvolver games na Unity, como a programar uma aplicação no Visual Studio, por exemplo. Então, pra mim, esse é um grande diferencial.

A maioria acha que JavaScript é mais fácil, mas eu considero linguagem de preguiçoso, já que não precisa \'tipar\' as coisas. heheh

Quando uma variável é um inteiro, eu prefiro dizer que ela é um inteiro (C#) do que deixar o compilador escolher (UnityScript)! :P

Grande abraço!

Atenciosamente,
Guto.
Meu medo de comprar o curso, é o fatp de eu não saber nada de C#, ou melhor, praticamente nada de programação... com o curso, eu, um leigo na programação, vou aprender e compreender C#... pelo menos o basico? Seria importante um curso de logica de programação?

Estou com o dedo coçando pra clicar em comprar!! kkkk...

CLIQUEI... Tá comprado!
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Que bom Luis,

Estamos a disposição para ajudar a esclarecer as dúvidas.

Boa sorte nos estudos.

Att, Elis
Olá Guto, adquiri o curso semana passada mas não tive tempo ainda pra da uma olhada. A minha dúvida é que criei um personagem npc com bones no 3ds max e animei também. Foi uma animação simples tipo \"idle\" pra testar no Unity, mas quando importo vejo que a animação esta funcionando e quando importo pra cena o npc não tem animação alguma. Tipo não estou querendo fazer ele correr atras do player por agora quero somente ver ele se movimentar no cenário. Não sei se me expliquei bem heheh
Guto,

Desculpe a ignorancia... o que é exatamente personaggem npc?

Outra pergunta:

Como deve ser as animações de um personagem?

Exemplo:

Personagem Caminhando,

A animação deve ser com o personagem se deslocando enquanto caminha, ou apenas caminhando no mesmo lugar?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 650, sendo 26 membro(s) e 624 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Victor Mendonça, Danielreis, Eduardo Ramos, Starter, Adalberto Rocha, Leonardo, cavalcantesuetam, Fabio Catelleno, Rodrigo, Frederico Wagner N. R., Pierrejr78, wdesign2006, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Deems, Vladis, pjcbs_19, Christoni, David Rodney, billypaul, João Von Rondow, gago, Marco Rocha, Vlady, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.