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Problema com UVW - mapeamento ficando preto.

Por: tK  

Em: 01/05/2014 04:37

Galera, estou terminando uma viola e na hora de texturizar, pelo UVW, estou com um problema: a textura no final fica preta, sem seguir o mapeamento. Aqui estão os passos feitos:

- Adiciono o UVW;
- Seleciono todos os polígonos e abro o editor;
- Seleciono a opção Flatten Mapping;
- Renderizo o template;
- Edito no Photoshop;
- Volto para o 3Ds Max, e lá no UVW Editor clico em Pick Texture e adiciono a textura;
- Abro o editor de materiais e adiciono a textura em um mapa diffuse;
- Aplico no modelo.

E então, o modelo fica todo preto. Alguém saberia me dizer qual o problema ? Acabei revendo um tutorial e estou fazendo o mesmo procedimento, mas no meu caso não está dando certo.

Se puderem me ajudar, ficarei muito agradecido !

Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Primeiramente, vê se as normals não estão invertidas.. Use o modifier \'normal\' pra inverter todas (as normals das faces) de uma só vez...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Pode ser as normals ou tambem o mapeamento.
Precisa ver o tutorial que voce acompanhou pra entender os passos seguidos.
Irei testar o modificador, ScreamingFox, muito obrigado ! Não pensei nisso pois no material editor se eu alterar o tamanho da textura, ela aparece ( o mapa plano, e não a textura correta em si ).

O tutorial foi esse JoaoFreitas: https://www.youtube.com/watch?v=nPrnp_kLOvY

Assisti também um outro tutorial, brasileiro, pouco diferente, mas ao tentar também tive o mesmo problema.

Se quiserem, posso gravar um vídeo meu realizando o processo.

Edit:

Testei o modificador e nada ocorreu. Como tinha tido, fiz uma imagem com o editor de uvw, o material editor e o modelo. Na segunda imagem apenas mudei valores no material editor, pra mostrar que a textura não está sendo aplicada corretamente, seguindo o mapeamento.




Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
Se aquele \'size\' do bitmap no material é o % de tiling, no caso de vc ter feito a textura baseada no proprio uvw dele, deveria ser 100%, no caso de ser tiling, tem q ser 1 por 1, pq vc fez a textura baseada no proprio uvw do model..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Hmm, muito obrigado ScreamingFox, resolveu o meu problema !

Apenas uma pequena dúvida:

Devo aplicar o UVW já com o Turbosmooth né? Pois aplicar ele depois deforma um pouco a textura. Outra dúvida é: apareceram uns \"verdes\", com ou sem Turbosmooth aplicado posteriormente, a diferença é que no segundo \"buga\" um pouco mais. Isso ocorre por qual motivo ? E outra, como eu faço para juntar a parte lateral em um \"caminho\" só, para que a textura fique contínua ?



Muito obrigado !

Abraços,

// Tukith
No caso aí pra juntar as partes no UVW vc junta os vertices deles e seleciona e aperta crtl+W (ele dá \'weld\')..

Pra não ficar coisa q vc não imagina q venha a ficar, em se usando o turbosmooth, separe smoothing groups de maneira mais criteriosa no model low..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Acho que tem a ver com o que o Screaming disse, coloca 1 nos valores ai.
Falei atrasado rsrs.
Queria ver a cordinha q ele tava falando XD.. (não entendí se era uma questão de rig, materiais ou model =D)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

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