Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Quintino3D   Blumenau, SC - AC

Portfólios Ver Mais

Zemer   Brasil - AC
leonardogomes   franca - sp - SP
Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC
Lucasp123   Londrina, Pr

Problema com UVW - mapeamento ficando preto.

Por: tK  

Em: 01/05/2014 04:37

Ah tá.. Não é só diminuindo o uvw q vc aumenta a textura e vice versa.. Aliás, uma vez q vc fez o UVW e a textura, é bom nem mexer mais no mapeamento..

Tristemente, o que eu posso te falar, pelo menos do meu ponto de vista, é que mapear é realmente um saco mesmo e tal.. Nunca conhecí um cara que falasse \"oh! o que eu mais gosto é de fazer mapeamento\".. hehehe.. É, é chato mesmo.. mas sempre pensa bem antes de cada movimento q vc acaba poupando bastante esforço.. E vê todas as opções que o editor dá, e as opções do proprio modifier, q vc tem q rolar pra baixo o menu e tal.. elas são autoexplicativas as vezes.. (q nem a parada do weld q eu falei, é uma dessas opções, etc..).

Ah e tem outra coisa também.. Se acostuma a fazer o mapeamento depois do model estar realmente OK mesmo.. Tipo vc poder dar turbosmooth sem perder nenhum formato, etc.. essas coisas.. Se vc for fazer o mapeamento antes de \'trincar\' (completar 100% a parte de modelagem (que envolve é claro questões de smoothing groups, etc..)) vc vai sofrer problemas desnecessariamente..(e se vc \'renderizar\' mentalmente esse decurso de eventos, vai ver que é isso mesmo e de uma maneira bastante literal.. vai ter necessariamente que refazer uma ou mais partes do mapeamento..)

Ah e é claro que a textura sem o \'seam\' vc vai poder compor no PS tbm e tal.. esse \'seam\' se traduz por uma diferença visivel entre o bitmap e o proprio bitmap.. e o que falam de \'tiling\' no sentido negativo é o aspecto de evidente repetição de uma mesma textura.. :)

@edit: Ah, e pra evitar bastante a sensação de tiling, vc pode também combinar duas ou mais texturas de madeira, por exemplo, com um mapa procedural.. O \'Wood\' é bem bonito e serve bem pra isso.. aí pra cada \'cor\' do wood vc põe uma textura de madeira e tal (tipo imagina uma textura como sendo \'cerne\' e a outra como sendo \'auburno\').. aí mexe nos parametros do mapa procedural..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Tukith, particularmente prefiro usar o pelt do unwrap uvw, ate de tarde ja devo ter feito um mini tuto baseado nesse mesmo modelo seu ai, pode ser que ajude é uma alternativa.
Então ScreamingFox, a peça já está 100% modelada, só falta texturizar. Sobre combinar texturas, não entendi muito bem o que quis dizer.

JoaoFreitas, muito obrigado, pois estou realmente perdido.

Abraços,

// Tukith
Vou atrasar um pouco Tukith mas espero ainda hoje terminar o tuto.
Sem problemas, leve o tempo que precisar ! Enquanto isso, conhece algum tutorial bem explicado sobre mapeamento ? Os que assisti mostram o básico, ou talvez eu não tenha absorvido toda a informação.

Abraços,

// Tukith
Um mapa procedural é uma formula matemática q vai gerar uma \'textura\'.. Por exemplo, q nem aquele mapa checker lá.. Ao invés de ser simplesmente preto e branco, poderiam ser outras cores, ou poderia ser 2 imagens..

Da mesma maneira, se vc usar um mapa procedural noise, ou qualquer outro, vc vai poder por \'pro preto\' uma imagem e pro branco outra imagem (ou ainda outros mapas procedurais)..

O que eu falei seria pra usar o mapa procedural Wood, sendo que pra uma \'cor\' vc poria uma textura de madeira, dessa maneira vc vai poder combinar texturas e tal, aí não vai evidenciar tanto o tiling de um mesmo bitmap..
Entendi... Mas ainda estou confuso sobre como fazer. Pesquisarei um pouco sobre o assunto, muito obrigado.

Abraços,

// Tukith
Só clicar do lado da cor, no botão, e por o mapa :)
Então, mas fiquei confuso, seria apenas colocar o mapa Noise ? Ou um mapa Wood junto com um Noise e aí aplicar o bitmap ? Realmente me confundi todo.

Abraços,

// Tukith
Não eu só falei do noise pq ele é mais conhecido q o wood e tal.. Mas o que eu quis dizer é que é a mesma coisa (mesmo jeito de usar e tal..).

Mas dependendo dos caso acho q dá até pra combinar com um noise.. aí tem q ir testando e tal..

C cria o primeira mapa antes e depois aplica outro por cima e tica pra ele manter o mapa anterior (vai ficar como uma das \'cores\' no novo)..(ou pode por depois os bitmaps também.. é a mesma coisa, etc..)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 663, sendo 14 membro(s) e 649 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mariaalrb, Eduardo Ramos, Leonardo, Renatto, Thiago Couto, Nuno, Gabriel.C, Duda, Le_Andro, Moura, ale.bs1, Thiago, Danilo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.