Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
veny   Brazil - AC
guiguerra   Fortaleza - AC

Portfólios Ver Mais

waltergms   Belo Horizonte - MG
Alexsander Mendes   rio de janeiro - RJ
leonardogomes   franca - sp - SP
luanakarlla   Brasil - AC

Controle Interativo de Particulas

Por: ScreamingFox  

Em: 18/07/2014 20:37

To upando o video lá, sobre articular o motion capture com script, pra fazer isso aí .. :).. Até q dá pra entender bem..

Então, sobre o \'não voltar\' e tal, juntamente com a questão de poder girar o personagem de maneira local (no motion capture só vai girar no mesmo eixo (ou seja o valor não vai mudar de dimensão, o que é inicialmente ruim (se pensando nessa questão), mas acaba sendo muito favoravel e correto, uma vez q vc vai poder girar o rig e não perder o valor correto do motion capture, etc..) é aquele tópico lá q eu tava com dificuldade..

Tem até um trecho no video aí q eu digo que eu teria q usar \'Algo similar à um quaternion, onde uma sequencia de quatro senóides iria emular um radiano..\', e logo depois confesso não saber o significado disso.. Apesar de que intimamente me parece fazer bastante sentido.. Nesse tipo de questão q tem q se \'praticar as austeridades meditativas\' (um tipo \'frenetico\'(por isso é \'austeridade\') de tentativa intelectual (por isso é \'meditação\'), no caso, onde vc leva esse tipo de questão \'até as ultimas consequencias\', de maneira expansiva e redutiva, pra se obter o \'Siddhi\', que é um dominio sobre o assunto (Tem um artigo bastante legal sobre Siddhi no Wikipédia =D), etc..) hehehehe.. xd..

Sobre o artigo lá já tava ficando quase como um livro, aí como aprendi umas coisas novas também e tal, e também como ainda tava faltando sobre rastejantes (já tinha acabado praticamente a parte sobre quadrupedes), e sobre scripts tbm.. Aí vai ficar enorme xd..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Siddhi, muito bom. Não conhecia.

Acredito que não tenha problema o artigo ficar grande. Quanto mais informação melhor.
Você vai publicar onde? Aqui na 3d1? É pra eu explicar somente a parte do pflow?

Quaternion é uma incógnita pra mim. Ele é o único que funciona bem no particle flow.

Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
O video lá..

Opa, valeu. Vou assistir agora.

Achei esse cara aqui, pode ser teu antepassado!
https://img1.etsystatic.com/025/0/9303473/il_340x270.593689081_1tkq.jpg
Primeiro teste com a metralhadora =D..
(as balas são fortes mesmo, essas balas são as \'M6mm-HeavyBullet\' da G&Y.. São como mini-misseis q vão a mach6.. xd.. Então, pela bala ser meio forte realmente, quase nao dá pra ver o avião em comparação com os estouros das balas (e também n dá pra ver a bala em sí até pq tá muito longe mesmo :z..) ...

Outra coisa engraçadinha é q eu esquecí de tirar o marcador (do tiro, deixei um box vermelho (só wirecolor mesmo, ele nem material tem.. xd) com motion capture pra scale de maneira a q se eu aperto o botão do tiro ele instantaneamente \'cresce\' 10mil em z.. xd..).. Mas acabou ficando legal até de ver q não dá pra ver a bala então parece até q foi um \'laser\' ao invés de \'balas\'.. Mas o tracinho vermelho é basicamente a minha \'mira laser\' hehehe...

Quase não dá pra ver o avião realmente.. Mas se prestar atenção dá pra ver ele :).. Devia ter em resolução maior, n sei pq n foi :z..

Agora com o jatinho enquanto acelera :3...

As particulas ficam melhores de ver mais de longe, vou dar um talentinho nelas e tal.. mas acho q se puser um tipo de motion blur nas particulas vai ficar bastante ok já :)..

Parece meio esquisito pq o avião tá parado no momento desse teste.. Esse aí só seria ativado com ele já em movimento e tal..
Jato com 4 saídas controlado...

(esse particle age ficou q nem as camiseta do Bob Marley XDD)

Acho q consegui fazer o Raio-da-Morte XD.. To renderizando um testezinho aí posto aqui..

Vou deixar o arquivo tbm aí vcs tentam por uma coisa melhor nas partículas q essas são mais pra teste mesmo (apesar q a do jato tá bacaninha até xd)..

Flow de Raio-da-Morte.. xd.. Claro q numa cena dramática mesmo, \'carregaria\' por mais tempo e de uma maneira mais trabalhadinha.. n manjo muito de particulas ainda :3..

Link:
http://www.mediafire.com/download/pz4d9c3r651c79t/Raio-da-morte.rar

(talvez precise de um ou outro bitmap pra \'nave\' (na verdade é a cabeça de um verme mecanico gigante.. reaproveitei pra fazer esse estudo e tal.. xd..))

Os controles eram de MIDI nessa \'nave\', mas mudei e deletei umas partes pra fazer esse estudo, então pode ter uma ou outra coisa esquisita mas aí vcs veem xd..

Nesses MAX do zip, tem um q tem essa animaçãozinha do video, e outro sem nada.. Nesses aí, usando o motion capture (na aba de utilidades), vc apertando o 1 do numpad (tem q ligar o NumLock antes) vai abrir as escotilhas e nas pontinhas delas vai começar a sair \'jato\'.. esse \'jato\' eu deixei colorido com particle age (é o \'jatinho\' da imagem acima), apertando pra cima (a seta pra cima no teclado) vai girar a \'nave\', apertando 2 no numpad (tem q ligar o NumLock antes..) vai \'carregar\'.. aí tem um \'carregamento\' meio q estilo \'megaman\' e um \'carregamento\' estilo \'Independence Day\'(que é o mais interessante e tal..).. apertando o 3 no numpad vai saír o \'laser verde\', esse \'laser verde\' colíde com as particulas \'carregadas\', unindo as particulas de morte com o raio de laser, gerando então um raio da morte (=D).. ehehe..

Enfim, quem manja mais de particulas vai conseguir fazer coisa melhor e etc :).. Dá até pra fazer uns tornadinhos escondendo o \'personagem\' (tem os layers e tal..) e modificando um pouco uns parametros lá..

Bom q aí dá pra mexer bastante lá nos controles.. Aí vcs exploram também, dá pra mudar do teclado pro mouse, pode ser legal pra alguma coisa.. Joystick é bastante legal pra controlar umas coisas tbm :)..

@edit: Como será q faz um assim ó (\\o/)?
https://www.youtube.com/watch?v=Nahdy9SjbGs

Caralho Fox, mandou muito bem nos 3 vids! Curti o último principalmente.
Eu acabei me enrolando com um trabalho aqui e não terminei de testar o exemplo via script.
Esse trabalho que eu to fazendo atualmente é uma porta de metal que é sugada por um buraco negro, tudo partículas. Aí tentei controlar a velocidade em que ele suga utilizando motion capture mas a minha cena tá extremamente pesada e não rolou mas, cara, daqui há alguns anos, com processadores melhores (quanticos! hehe) isso vai ser extremamente de boa.
É então, nesse caso aí do zip tá levinho, então dá pra ter uma noção (embora um pouco equivocada)..

Como é muito pesado realmente (numa situação real e tal, com muito mais particulas), pra fazer e ir vendo a emissão de particulas enquanto se grava o motion capture (pq ele recalcula baseado nos dados do motioncapture) o melhor q vc pode fazer é deixar um \'marcador\'.. Aí deixa esse marcador visivel na gravação do motion capture e as particulas sem emitir :).. Aí depois quando for dar play no motion capture vc manda emitir de novo q toca normalmente..

No avião lá, eu tinha deixado a cidade inteira como colisão (a cidade inteira era um só mesh) então ficava impossivel realmente de controlar, mas procedendo dessa maneira deu de boa.. O q eu fiz foi deixar um box com motion capture no scale, e esse motion capture no scale do box é controlado pelo mesmo botão q faz atirar no avião, então, dá pra deixar sem emitir as particulas e com o box q cresce pra ter uma base visual de como seria a emissão, etc.. :)..

O negócio é meio q realmente deixar marcadores mesmo, vendo diretamente é coisa de um computador de outro nível mesmo..

Tava vendo um desenho na hora do almoço e tive essas ideia agora tbm xd.. Esse desenho é bastante favoravel pra se ter algumas ideias sobre particulas xd.. Já q a gente já conseguiu controlar o nascimento.. Imagino q dê pra controlar também parametros dos \'deflectors\' e \'forces\'.. e talvez a idade de morte da particula a ser emitida no momento.. xd..

(O desenho):

A primeira cena q achei legal, e acho q com essa tecnica aí (gerar particula meio de longe e fazer grudar num \'alvo\') do ultimo video talvez já dê.. É uma cena onde a vilã do episódio \'colhe agua do ár\' pros dedos dela :).. Outra cena q achei legal foi quando essa mesma vilã \'tira água das flores\' e a usa pra cortar uma pedra xd.. Talvez dê pra fazer com blobmesh.. apesar de eu quase n ter usado o blobmesh xd..

@edit: Err.. Só nessa segunda parte aqui q tem essas cenas xd:

verdade cara, da pra controlar muita coisa e fazer animações muito mais naturais.

o nome dessa série é the puppet master? muito legais as ideias!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 953, sendo 29 membro(s) e 924 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, Fabianomonte, emersonforentin, Geraldo Nunes, Acfabbri, tsmodelagem3d, mastermax, Sergio1987, GuiToma, Roberto Movanni, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Duda, Leonardo, pedroluiz, Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Eng Damasceno, Le_Andro, Celso Borttoloto, Fabrício, TadeuB79, Lucas Batalhoti, oxyscrema, billypaul, Gibran Farfud, Marco Rocha, Diego Dneo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.