Controle Interativo de Particulas

Por: ScreamingFox  

Em: 18/07/2014 20:37

Fiz com o mouse e ficou perfeito, nem precisa se incomodar mais com o vid cara, valeu :)
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Olhe que bom esse tutorialzinho ensinando expression legal.

https://www.youtube.com/watch?v=nvJPWrPrQA4
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
O controlador MIDI q eu tenho aqui é um estilo \'MPC\', com faders (tipo \'dimmer\'/\'slider\'), knobs (o botão de girar) e varios botões grandes, sensíveis à velocidade e pressão.. Eu acho bonito e legal os estilo teclado, mas como eu não toco teclado, nunca me interessei a ponto de pegar um.. Mas sei q tem uns pequenos (tipo q nem o model q eu uso naquele video de rig com MIDI) estilo teclado também e as teclas são sensíveis à pressão também...

Mas a máquina q eu tô pensando com um amigo seriam basicamente sensores de giro, pra controlar FK de personagens.. O sensor de giro vai ter os valores passados pra MIDI e então usar esses valores pra controlar um personagem no 3ds... :).. Mas a máquina é meio complicada mesmo.. A gente tá vendo a melhor maneira de aferir questões de giro e posição, e de maneiras simples, imediatas e economicas.





@edit: Ah, imaginei q o mouse seria mais proveitoso nessa situação mesmo.. Aí vc pode até limitar o mouse pra não saír do quadradinho lá e tal.. :).. Eu tinha feito um tornadinho controlavel de pflow com o mouse tbm xd..

Mas um exercício legal pra vc e bastante divertido também nesse sentido, seria controlar os SpaceWarps (tipo vortex, push, gravidade).. Por exemplo, se vc faz as particulas lá, e, ao invés de controlar as particulas em sí, controlar a posição e intensidade de um \'Gravity\', vc pode fazer particulas de \'peixinhos\' e brincar de \'cardume\' =D.. (imagino.. testa aí.. deve ser divertido xd.. acho q tirando o movimento em profundidade, dá pra fazer com o mouse, aí vc controla a posição do Gravity com o mouse e a intensidade dele com um botão =D)..


@edit: Ah é né.. Inclusive.. coisa q é valida pra vc pensar ou cogitar sobre.. né.. o \'Gravity\' lá, nada tem a ver com gravidade realmente, aquilo lá é \'comportamento de cardume\' e não uma \'gravidade\' de fato (a gravidade, quando c chega no meio dela, c vai ficar lá, etc..)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara que legal a ideia do cardume. Infinitas possibilidades com esse motion capture!

Dei uma procurada nesse mpc aqui, muito bom cara. Esse sim propicia infinitas possibilidades hehehe

Sensores de giro tipo de celular e tal?

EDIT: Você limitaria a posição com um Float Limit?
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Olha esse \'Neo\'..

Apertando \'pra cima\' (a seta), ele vai criar um \'campo de força\' q vai fazer as balas pararem.. xd.. Aí depois de um tempinho elas caem.. Mas se não controlar as balas furam e atravessam o \'neo\' (fiz tipo o boneco do android pra ficar rapidinho..)..

(e se vc apertar pra cima, se apertar pra direita e soltar ele faz \'tchauzinho\'.. xd.)


As balas saem no frame 100, então, aperta pra cima bem nesse momento xd..
Link:

http://speedy.sh/6h5Pv/I-Am-Neo.rar

(tem um animado e o sem animação pra vc ver e tal..)




Então, o MPC da Akai é o sampler completo, o q eu uso é o Trigger Finger da M-Audio, q é só uma superficie de controle MIDI, sem o sampler junto.. Inicialmente eu usava esse controlador pra controlar um sampler de rack (o S2000 da Akai.. a superficie de controle (o controlador) vai ser como um \'joystick\' do sampler e tal..).




Então, quanto ao sensor de giro, to vendo com um amigo.. Mas imagino q vamos usar algo derivado de magnetismo.. Não sei como funcionam os de celular..





No caso, daria pra vc limitar com float limit mas imagino q não precise.. Vc vai limitar no proprio controlador de Motion Capture..




@edit: Ah, e o mais auspicioso do MIDI é q é relativamente simples, pra um cara q manje de eletronica, fazer um controlador MIDI custom (originale), aí usando os componentes mais legais q vc quiser e tal :).. Pode fazer um estilo mesinha de som com faders e botões, pode ser num formato de teclado, ou até potenciometros escondidos num \'exoesqueleto\' de controle MIDI.. O MIDI é o favorito na produção musical e também em hardwares de controle em geral, pelo fato dos comandos serem extremamente leves e versáteis, permitindo o controle o controle mais proximo do \'imediato\' que se tem notícia.. Por essas qualidades q eu sempre digo q o MIDI é o mais poderoso ou robusto dos Motion Capture padrão do 3ds.. :)..

Ah e mais pra frente vamos fazer o controle full com mesinha, só q do Blender.. Por exemplo vc apertaria o mouse em cima de qualquer comando e então apertaria uma tecla de atalho e depois mexeria em qualquer coisa do controlador MIDI, e então vc controlaria aquele parametro com aquele controlador.. (por exemplo, imagina vc ter um fader pra controlar qualquer coisa, por exemplo 3 faders do tamanho de um antebraço pra controlar RGB das coisas, ou o tamanho de um mapa procedural, sem ter q entrar no editor de materiais (só movendo os faders, etc..)... Isso é uma coisa um tanto hollywoodiana.. e de fato existem esses equipamentos pra edição de video, e são MIDI também.. O controlador q eu sonho em fazer seria uma \'mesinha\' q vc pode acoplar também os sensores de giro.. :).. aí fica um controle poderoso mesmo e tal =D..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Se baixar o \"I-am-Neo\" (ele é super engraçadinho.. e dá \'tchauzinho\' XDD), talvez o evento q as balas caem, depois de pararem, esteja desconectado do ultimo evento (o evento 4 deve estar conectado ao \'age test\' do evento 3)..

Ele dá um \'grito\' também, pras balas pararem.. hehe.. Dá hide no cubo \"stasis field\" q fica mais dramático de ver tocar xd..



@edit: Um HID-to-MIDI interessante, do tipo \'exoesqueleto\' q eu tinha comentado.. O ruim desse tipo de sistema é a constrição de movimentos do usuário.. É similar a um x-sens por exemplo (esse x-sens parece q converte pra MIDI tbm.. (e o legal de vc entrar no site da x-sens é q depois disso vai aparecer propagandas legais deles toda vez q vc for tocar videos no youtube (agora só aparece propaganda de \'digital tutors\', \'x-sens\' e umas coisas de gráfico.. :).. fico até feliz, ou menos incomodado, de ver essas propagandas, ao invés das típicas (de banco, cartão de crédito, seguros e sites de venda xd..)).. Veja isso cara.. Sem maldade, aí vê q os cara criaram lá um exoesqueleto bacana pra emitir comandos MIDI, e o cara usa isso pra fazer barulhinho nos sons.. Vish.. nah legal né, se o cara tivesse uma performance boa realmente.. Mas aí se vc vê o demo deles, pelo menos eu sentí q foi como um macaco pulando sobre uma pilha de ouro.. xd.. Ao invés de controlar movimentos complexos do braço de um personagem, o cara quis controlar pitch e lfo de um sampler.. Lamentável.. Mas o equipamento em sí já daria pra brincar muito bem aí direto e sem legs no 3ds..

http://www.soundonsound.com/sos/oct06/articles/sonalog.htm






E, ah.. Tô pondo uma internet mais rapida aqui mas tem uma \'transição\' q to tendo meio q um recorde de lentidão.. Por isso meus edits tão demorados.. :z..






Mas.. ah.. Olha só (vê depois de ter visto o \'i am neo\' tocar XD).. Veja bem.. Q nem paramos as balas.. Só q, ao invés de gravidade, um \'vortex\', e articulando um pouco mais profundamente o \'copy out\' e o \'stop gradually\' (também o delete com particle age).. E, bom.. articulando o FumeFx (sim.. aprendí até q legal a fazer efeito quase igual sem ele, com uma sequencia de eventos atmosféricos, blobmesh e materiais \'avançados\', mas isso faz demorar muito, mas muito mais mesmo.. Na verdade o FumeFX \'simplifica\', ao invés de \'possibilitar\'.. Legal q eu aprendi de uma maneira mais \'roots\' antes, q agora posso perceber de fato as facilidades q o FumeFX traz..))..


Enfim.. Veja uma personagem antagonista daquele desenho \'Legend of Korra\' (continuação do Avatar: The Last Airbender, ou \'Legend of Aang\') nesse trecho aqui... Ela se chama P\'li (se pronuncia \"Pá-lí\") e parece ser shivaísta ou shaktista (ela tem uma tatuagem de terceiro olho na testa o q é violentamente estiloso e (que eu acho) excelente pra um antagonista (na verdade acharia excelente em qualquer personagem hehe XDD)..

Bom.. Ela dá a escapada da prisão, ajudada pela amiga dela (q não tem braços mas é tão boa no controle do elemento agua q usa a agua como braços) e logo depois de chegar à superficie, é atacada por um dragão..

No personagenzinho q eu quero fazer de \'dominador-de-fogo\', a ultima animação vai ser uma de \'skill defensiva\' e \'contra-ataque\'.. Vou ver de fazer q nem essa do \'neo\', só q, ao invés de parar, vai pra um evento q tem vortex.. Vê esse video aqui q c vai entender.. É quando a mocinha usa uma habilidade defensiva..(logo depois ela usa a \'skill\' de \'explosão\' dela.. mas essa não acho tão legal de fazer no grafico.. meu char vai atirar um fogo tradicional mesmo hehe) XD..

Link do video (trecho de \'Legend of Korra\'):
https://www.youtube.com/watch?v=6lrFknGZHMs



Esse desenho é muito rico pra ter ideias de controlar as partículas XDDD.. e usar controles assim pra particulas (apesar de q pra coisas mais complexas (ex: vc tem um model complexo sendo usado como colisor (o objeto q vai ter colisão.. hehe.. não sei se \'colisor\' existe como palavra xddd..) vc vai ter q desligar mesmo a emissão, gravar, e religar pra dar play.. (ou ter o \"PC da NASA\".. pq com \"PC da Xuxa\" não vai dar meeesmo XDD)..(@edit).. enfim, é muito producente :3..










A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Primeiro, \"tipo um macaco pulando sobre uma pilha de ouro\" hauheauhehauhauehahahha heuheuehhehaha

Sensacional esse exoesqueleto cara.

Vi a moça dos braços d\'água. Legal que os efeitos de particulas deles são com um fluid solver de lápis e papel hehe

Você disse que conseguiu fazer um efeito muito parecido com o fumefx. É possivel chegar nuns resultados bem legais cara mas é quase impossivel chegar num padrão aceitável pra high end. (high end é tipo qualidade profissa cinematográfica e tal)
Da uma olhada nesse sistema pra simular um liquid solver 2d. Eu acho esse cara um gênio. Jeff Lin o nome do rapaz.
http://limjeff.wordpress.com/2013/04/11/pflow-box3-2d-fluid-solver/

Curti demais o android neo! Vou mostrar todos esses teus exemplos no tutorial pra que as pessoas entendam as possibilidades dessa técnica.

O outro exemplo que veio de brinde no rar (flow) tá sensacional também cara. Não sei se foi proposital mas, se você apertar 2 e 3 juntos ele faz um puta raio potente!



Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Sim.. Primeiramente, deixe eu me redimir desta violência que cometí.. Decerto apesar de ser um tanto factível e engraçado, não é a melhor ou mais polida maneira de se colorír os fatos...

Sempre digo pra que não ignoremos à dualidade de nosso proprio julgamento no futuro, e isso inclúi certamente a mim mesmo, se é que eu sou desejoso de qualquer aprendizado digno...

Então, na tentativa de retratar-me deste indecoro, inicio esta postagem desta maneira.

O sujeito lá da demonstração desse exoesqueleto tem todo o direito imaginável do paroxismo de sua estesia particular.. O controle MIDI é capaz de controlar muitas coisas realmente... O artista das demonstrações é um DJ e nem imagina das aplicações possíveis no que tange ao controle de um personagem 3d (apesar de que, a empresa produtora no minimo deveria saber.. etc..).. Mas enfim.. O sujeito não é como um macaco..

Se for, eu mesmo sou um macaco, pulando sobre infinitas pilhas de ouro, quando mexo no 3d...






É então, meio q n resistí e fiz o \'android-neo\' \"airbender\" (fiz com a \'tecnica de \"tracejante\" com repetições de uma imagem\", com o operator \'Spawn\', etc..), aí ele gira loucamente os bracinhos dele e as balas giram ao redor dele ao invés de pararem imediatamente.. ehhehehehe.. XD..






Obs: \"O Paroxismo da Estesia Particular\", no caso, quer dizer \"ser feliz\".. Acho q tava mais inspirado no momento.. Mas, no caso, quis dizer q o cara tem todo o direto de ser muito feliz controlando um sonzinho com o controlador lá.. Pq ele nem sabe q daria pra controlar um personagem.. etc... \"Paroxismo\" é um outro termo pra \'climax\' e também se usa como eufemismo pra \'orgasmo\'...





Fico feliz q tenha aproveitado desse estudo :)


A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ah, lembrei-me do Hanuman.. Este que é tão Inocente, Amigo e Leal.. Que alegremente pula sobre as riquezas, e que é a personificação do que seria um \'Oceano das Virtudes\', e que é colorido pelas \'cores da Devoção\'...

Que este vigor acompanhe nossa busca por conhecimento :3

Então, \"Viva Hanuman, Oceano de Virtude... Viva o Rei-dos-Macacos, a iluminar os 3 Mundos..\" =3




A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ah.. Eu vou ficando sem dormir e vou ficando mais \'onírico\'.. O que, levando-se em conta um japonês e não se entendendo muito bem o português, torna as coisas um tanto diabólicas.. hehehe.. (ah.. \"Oní\" significa \'diabo\' em japonês.. ehehehehehehehehehh.. xd..).. Mas essa foi pro bem mesmo :).



Então.. Tô esperando o video lá.. Ia adorar ver e tal.. Gostou do ParticleIllusion? Então, ele é um programa de pós mesmo, mas é bem bacana pra por coisas como setinhas e essas coisas de \'motion graphics 2d\'.. Acho q vou usar umas setinhas desse programa num proximo tutorial q eu gravar XD.. (ou fazer aqueles mosaicos q o pessoal da TV usa pra mascarar a cara de um cagüeta (ou criança, de acordo com o Estatuto das Crianças e Adolescentes..)) e tal.. Apesar de q pra o puro da particula realmente ele não vai ser o mais perfeito realmente.. é um \'talentinho\' (o tipo de coisa q vc usa pra fazer uma correção rapida.. q ele é instantâneo e tal, etc..)).. É tipo.. num momento q c fala \'oh, clica aqui\' e tal.. Aí vc poria uma particula dessa de setinha lá.. pra realçar =D ... xd...


(ah e esse particleIllusion é ótimo pra brincar, q c pode clicar e arrastar a particula lá na região de testes e tal.... Até pra vc meio q pensar como vc atiraria as particulas no 3d é legal de brincar e tal.. hehe.. XDD...)..


Mas realmente, quanto ao q vc tinha falado do fumefx e tal.. Daria mesmo pra fazer coisa quase idêntica, mas vc teria q ter o pc da nasa pra passar de um frame pra outro.. isso q eu tinha querido dizer (seria impraticável fazer o fogo hollywoodiano sem o FumeFx(ou similares), numa logistica sensata).. No caso o pessoal q fez o FumeFx deu soluções mais \'elegantes\' (isso quer dizer q pesam muito menos e/ou são muito mais simples e praticas) pra varias questões e isso torna milhares de vezes mais rápido..

Mas claro, articulando uns alphas e tal, essas particulas 2d complementam de uma maneira muito boa as coisas.. Mas isso vai ser pras coisas q possibilitem uma composição rápida, o q não vai ser sempre né.. :z... =D..


@Edit: Ah.. do FumeFx lá e tal (na verdade seria no outro tópico né.. xd.. mas tá valendo q é o mesmo assunto =D).. O ótimo do FumeFx é q, na verdade, quando ele tá sendo gerido por partículas, c precisa de muito poucas particulas pra fazer um fogo muito bom (talvez seja isso q o pessoal faz zoado, talvez geral queira por muitas e muitas e muitas partículas, aí acaba um fogo q seria mais favoravel até de fazer no ParticleIllusion mesmo hehe (ou seja, forçam muito (muito mesmo) sendo q essa forçada é exatamente o q vai deixar zuado.. Um jato de fogo é rapido mesmo, cerca de 1 terço de segundo, e levando essa lógica um tanto real pra aplicar nas particulas, o FumeFx fica excepcionalmente rápido e faz o q a propaganda diz mesmo e tal.. =D..).. Ah.. err.. (nem falei o q eu ia falar realmente xd..) mas é.. Pra \'faíscas\' vou usar o q eu tinha usado pra Pflow simular fogo (com a pós no AE), e pra fogo o FumeFx mesmo.. :).. Preciso ver questões de composição e alpha dessas coisas ...


@edit2: Inclusive olha esse flow aqui com vortex e tal.. (do tíro de fogo (na verdade o residual do tiro de fogo).. Esse ele dá um tiro rápido, e depois um contínuo.. No caso o Vortex iria ficar muito mais bonito e perceptível se eu usasse cerca de 1/5 das particulas q usei... :z..

(e, a simulação iria ficar (idealmente) 5 vezes mais rápida... xd)








@edit: Ê, vc com a efervescencia da sua vida social, e dos seus \'filmões\'.. :z.. Mas então.. Vamos fazer isso pro verão XD.. Com a sua técnica, acho q daria pra fazer a partícula de um \'guardinha\', correndo de um trem XDD..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 451, sendo 25 membro(s) e 426 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nandao, wdesign2006, zuanon82, look, gima47, edificar-3d, Frederico Wagner N. R., Ronaldo Junior, João Von Rondow, Thiago, Ale Marques, Lisandro, Fabio Catelleno, Gabriel.C, Pedro Juliato, Moura, Nuno, Tomas, claro_lima, Reinaldo Silva, Paulo Rodrigues Lima, Eber.Silva, Roberto Movanni, Baldo, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.