Eu acho bastante valido animar 'na unha' tbm.. inclusive mesmo qdo se faz um rig (qdo o rig é bom), é bastante pertinente se deixar uma 'porta dos fundos' (ou até da frente, etc.. é tipo um layer de animação) pra se corrigir ou adicionar coisas na animação gerida pelo rig..
Novamente eu recomendo esse video, até pq o cara é mais do tipo programador... No caso os artistas (ou no caso ele mesmo) teriam q fazer umas poses dramaticas e então o cara faria a interpolação entre essas poses, dinamicamente, na propria engine (tipo como se fosse fazer as curvas da animação no curve editor etc.. só q com formulas matematicas ou com os proprios recursos da engine)... No caso, é uma tecnica que torna economico ou mais facil, pra um cara mais do tipo programador...
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=LNidsMesxSE&t=730s
Mas eu considero bastante pertinente fazer algumas animações na mão, mais pra pegar os conceitos classicos da animação mesmo... acho q se o cara fizesse as poses e visse uns videos legais sobre curve editor e dope sheet, já conseguiria fazer animações bastante convincentes e com uma tecnica bastante classica e de dificil falibilidade... No caso do video, dá pra perceber q ele usa formulas senoides pra interpolar entre poses, gerando assim a animação...
Tem esse kitão (um kit grande XD) q se chama "The Animators Survival Kit", q tbm mostra essa tecnica q o cara da GDC usa (ele usa, basicamente, o conceito das curvas na animação, pra interpolar entre uma pose e outra, etc..) embora q explique de uma maneira mais classica... são aulas de um tiozão referência historica mesmo nesse sentido... Esse Animators Survival Toolkit é bastante interessante mesmo, e n tem como não gostar de ver, principalmente com os exemplos charmosos... olha só a abertura do "curso" (é um kit grande com varios artigos e videos.. dá pra baixar por aí e tal... tem até versão fisica mas é meio raro e dificil de achar)... (video)... Esse Altamente recomendado... acho q pessoal até comentou aqui na 3d1 na epoca q saiu...
@edit: Ah é.. e, no sentido de 'treinar os personagens em 'Artes Marciais', uma coisa q eu recomendo são aqueles livros baratos de "aprenda Kung Fu" (ou karate, etc) e tal hehue... aqueles q tem varias fotos sequenciais do cara dando os golpes e tal... Nos sebos tem pilhas desses livros e extremamente baratos (c compra quase q por kilo) e ajuda bastante nesse sentido de compor poses... Vc n vai aprender Kung Fu com esses livros, mas até q dá pra ensinar um personagem hehe...
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711007.
Total de membros registrados: 138477
Últimos membros registrados: Estéfanem.melo, Paiyne, neziqhoue, DentiCore, dnorm, Jenkins9Wyatt, ManyoloAustraliaReview, HoustonHoeger.
Usuário(s) on-line na última hora: 724, sendo 23 membro(s) e 701 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, mdpontes, Sergio1987, emersonforentin, Fabio Catelleno, Adalberto Batista, Luana Chen, Lisandro, Adalberto Rocha, Gilson, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Frederico Wagner N. R., anaritacmoreira70, gago, Estéfanem.melo, arquiluc, Osvaldo Arquiteto, cristian rocha da silva, Eng Damasceno, tsmodelagem3d, marcio.alain, Fernando Cunha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .