Eu acho bastante valido animar 'na unha' tbm.. inclusive mesmo qdo se faz um rig (qdo o rig é bom), é bastante pertinente se deixar uma 'porta dos fundos' (ou até da frente, etc.. é tipo um layer de animação) pra se corrigir ou adicionar coisas na animação gerida pelo rig..
Novamente eu recomendo esse video, até pq o cara é mais do tipo programador... No caso os artistas (ou no caso ele mesmo) teriam q fazer umas poses dramaticas e então o cara faria a interpolação entre essas poses, dinamicamente, na propria engine (tipo como se fosse fazer as curvas da animação no curve editor etc.. só q com formulas matematicas ou com os proprios recursos da engine)... No caso, é uma tecnica que torna economico ou mais facil, pra um cara mais do tipo programador...
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=LNidsMesxSE&t=730s
Mas eu considero bastante pertinente fazer algumas animações na mão, mais pra pegar os conceitos classicos da animação mesmo... acho q se o cara fizesse as poses e visse uns videos legais sobre curve editor e dope sheet, já conseguiria fazer animações bastante convincentes e com uma tecnica bastante classica e de dificil falibilidade... No caso do video, dá pra perceber q ele usa formulas senoides pra interpolar entre poses, gerando assim a animação...
Tem esse kitão (um kit grande XD) q se chama "The Animators Survival Kit", q tbm mostra essa tecnica q o cara da GDC usa (ele usa, basicamente, o conceito das curvas na animação, pra interpolar entre uma pose e outra, etc..) embora q explique de uma maneira mais classica... são aulas de um tiozão referência historica mesmo nesse sentido... Esse Animators Survival Toolkit é bastante interessante mesmo, e n tem como não gostar de ver, principalmente com os exemplos charmosos... olha só a abertura do "curso" (é um kit grande com varios artigos e videos.. dá pra baixar por aí e tal... tem até versão fisica mas é meio raro e dificil de achar)... (video)... Esse Altamente recomendado... acho q pessoal até comentou aqui na 3d1 na epoca q saiu...
@edit: Ah é.. e, no sentido de 'treinar os personagens em 'Artes Marciais', uma coisa q eu recomendo são aqueles livros baratos de "aprenda Kung Fu" (ou karate, etc) e tal hehue... aqueles q tem varias fotos sequenciais do cara dando os golpes e tal... Nos sebos tem pilhas desses livros e extremamente baratos (c compra quase q por kilo) e ajuda bastante nesse sentido de compor poses... Vc n vai aprender Kung Fu com esses livros, mas até q dá pra ensinar um personagem hehe...
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710576.
Total de membros registrados: 138041
Últimos membros registrados: dowglasr, ForcsBR, dflk, Vitinhop4, AEDFA, MrDrifs, Kleberbj, kainã.
Usuário(s) on-line na última hora: 821, sendo 17 membro(s) e 804 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Duda, Paulo Rodrigues Lima, Pedro Juliato, Reinaldo Silva, Eber.Silva, Lucas Reis, tsmodelagem3d, dowglasr, Joao Barreto, marcelo de moraes, Leonardo, Nuno, Thiago Couto, Eduardo Ramos, Ronaldo, ForcsBR, Renatto.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .