Oi Mode, tudo bem?
Eu não entendi direito a sua dúvida.
Se renderizou 5000 frames em 30 horas, foi rápido pacas, foi muito rápido mesmo, isso daria menos de 11 segundos por frame, é rápido pacas!!! É como se tivesse só um Box na cena.
Se me aparece um projeto com 5000 frames, eu mando o cliente ligar na Disney, na Pixar ou na DreamWorks, porque 5000 frames é super produção em 3D.
Agora, se eu entendi errado e você quer melhorar o tempo de render das suas animações, não adianta apenas comprar o melhor PC do mundo, animação depende de vários PCs em rede para renderizar em tempo viável, claro que estou falando de animação com efeitos modernos de iluminação.
Placa de vídeo não tem nada haver com render, o que manda no render é processador e memória, por isso, um PC com um processador ou com dois, muda mas muda pouco, agora 10 PCs com 1 GB cada, seriam 10 processadores e 10 GB de RAM, ai sim daria uma boa diferença.
Placa de vídeo só tem influência no trabalho nas Viewports, quanto melhor a placa, mais leve serão as Viewports, algumas placas vão deixar mostrar sombra Shadow Map em tempo real e reflexos por bitmap. Algumas placas aliadas a softs especiais em certos renderizadores, podem melhorar o tempo de render, mas não é placa de vídeo que faz a diferença, e sim processador e RAM.
Essa matéria que vocês viram no site eram 4 placas GForce 7800 ligadas em série numa máquina da Dell se não me engano.
Isso não é aceito por placas mãe normais, só placas com slot PCI-X que podem fazer isso, porque só existe um Slot AGP nas placas comuns, agora que está tudo passando para PCI-X, vai voltar a ser como antes, você tem vários Slots PCI-X na placa mãe e pode ligar o que quiser, inclusive placa de vídeo, se quiser ligar duas, ou quadro, depende de você e da grana que você tem, porque 4 placas GForce 7800 PCI-X sai bem carinho!!!
Abraços