As vezes eu vejo uma certa confusão em relação ao desempenho de Intel X AMD.
Vejam bem: os Intel Pentium 4/Pentium D realmente levavam coças sem tamanho dos AMD em comparação [i:576c28ec14]clock per clock[/i:576c28ec14], porém a partir do Core 2 Duo, a Intel tomou a dianteira nesse quesito. Um Core 2 Duo E4300 (o mascote da linha da Intel) de apenas 1.8GHz bate até o todo-poderoso Pentium D 945, de 3.4GHz!
E os preços da Intel também estão muito bons. A AMD está atualmente tentando contra-atacar vendendo seus AthlonX2 Brisbane a preço de banana, para tentar disputar com os Intel em CustoXBeneficio, e para isso ela até ressuscitou o velho socket 939 (vendendo o X2 3800+) para evitar que os consumidores que atualmente estão nesse socket não o troquem pela plataforma Intel quando for fazer um upgrade.
Os Pentium 4/D realmente esquentavam barbaridades, coisas assombrosas como 70º (eu vi!) eram comuns. Porém após a Intel migrar abruptamente para a arquitetura Core, os processadores ficaram consideravelmente mais frios. Um C2D dificilmente ultrapassa a marca dos 40ºC numa região amena. Os AMD também ficam nessa faixa (Brisbane).
Em questão de overclock, nova vantagem para os Core 2 Duo. Eu estive pesquisando sobre overclock e acabei lendo alguns relatos sobre overclocks, tanto em AMD quanto em Intel. Vejam:
Máquina AMD:
Athlon X2 3600+ = 1.9GHz
Placa: Asus M2N-E SLI
Overclock: 2.85GHz (no limite extremo)
OBS: Quem fez esse overclock foi um grande overclocker que eu conheço, o link para o feito é: http://www.guiadohardware.net/comunidade/x2-brisbane/764263/
Máquina Intel:
Core 2 Duo E4300 = 1.8GHz
Placa= P5N-E SLI
Overclock: facilmente ultrapassa 3.0GHz friozinho! Já conseguiram subir ele até mais de 4GHz, subindo o VCore e colocando watercooler.
Resumindo: Os AthlonX2 valem a pena no mercado de baixo custo. Os Intel no de médio e alto custo. Os Quad Core da Intel já estão custando R$900,00 no PY (Q6600), e têm um desempenho invejável no MAX, especialmente se fizer um leve overclock!
abraços!
E8500 ES @4.18GHz
Asus P5E
2x512MB DDR2-533 @960
8400GS 128MB
660GB HDD's
Satellite SL-8600EPS
Win7x64