Oi Rogério, tudo bem?
Nem gosto de me meter nestes assuntos porque cada um defende o sistema que se adaptou melhor de acordo com a experiência que a pessoa tem.
Mas na minha opnião o Windows 2003 Server Enterprise é o melhor Windows que já fizeram até hoje, eu não troco ele por nada.
Tem uma versão dele 64 bits que é considerado o melhor windows 64 bits, pois o XP64 bits é muito problemático, foi a primeira versão, é igual carro de primeira linha, e o Vista é um elefante branco.
De todos os sistemas que existem em todas as plataformas do mundo, o Vista é o pior para usar com 3D, porque perderam a mão, fizeram ele para usuários caseiros, pois o sistema rouba toda a RAM sem necessidade e deixa poucos recursos do sistema para aplicações pesadas como render 3D.
Se não quiser usar o 2003, porque precisa conhecer bem de Windows para usar ele, ainda mais com 3D, pois precisa configurar todo o sistema para trabalhar como Workstation, já que ele vem configurado para trabalhar como servidor, então, eu sugiro que escolha o XP 32 bits mesmo até a Microsoft resolver lançar um Windows decente.
O Vista é tão ruim que até os fabricantes de PC estão lançando máquinas com o XP de novo, é o pior sistema que eles fizeram até hoje.
Tenho saudades mesmo da época do bom e velho Windows NT4 Workstation. :) :)
Abraços