Sou novo no Tres D1 e estou iniciando no 3Ds Max e estou aqui para perdir uma ajudinha de todos.
Tenho uma ATI Radeon HD3870, tentei seguir o tutorial abaixo mas não tive sussesso, c alguem puder me ajudar eu agradeço.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O mesmo grupo de programadores russos que descobriu que os chips GeForce são na verdade chips Quadro com recursos desabilitados, descobriu que o mesmo processo ocorria na família de chips da ATI. Ou seja, chips Radeon são na verdade chips FireGL com recursos desabilitados. Com isso, é possível transformar chips Radeon em FireGL.
Essa dica porém só funciona com chips nome-código R300, ou seja, Radeon 9500, Radeon 9500 Pro, Radeon 9700 e Radeon 9700 Pro. Ou seja, se você tem uma placa de vídeo baseada em um dos chips Radeon listados nesta tabela, você pode turbinar o seu PC sem gastar nada. A conversão pode ser feita para um chip FireGL X1 ou para um FireGL Z1 (independentemente de qual seja a sua placa), sendo que o FireGL X1 é mais rápido do que o FireGL Z1.
A conversão do chip Radeon R300 em um FireGL é feita no driver da placa de vídeo. Você terá de baixar o driver atualizado da ATI para o FireGL, rodar um programa de conversão (SoftFireGL, que está presente no programa Riva Tuner) e instalar o driver modificado. Note que você terá de baixar, modificar e instalar os drivers para o chip FireGL, sendo que em seu micro você terá atualmente instalado os drivers para o chip Radeon.
O passo a passo da conversão é o seguinte:
1. Baixe os drivers de vídeo atualizados do chip FireGL Z1-128 ou FireGL X1-128, de acordo com o seu sistema operacional, em http://www.ati.com/support/driver.html.
2. Descompacte o arquivo baixado em um diretório temporário (por exemplo, c:ati). Isso pode ser feito com o WinZip, mesmo o arquivo baixado sendo um executável.
3. Baixe o programa Riva Tuner em http://www.guru3d.com/index.php?page=rivatuner&menu=8. Instale este programa e rode-o ao menos uma vez para que o programa crie associações de arquivos no sistema operacional.
4. Rode o script SoftFireGL. Para fazer isso, execute o arquivo SoftFireGL w2k.rts existente em C:Arquivos de programasRivaTunerPatchScriptsATISoftFireGL1024+. Basta dar um duplo clique sobre este arquivo usando o Windows Explorer.
5. Na janela do SoftFireGL, selecione a conversão que será efetuada (FireGL Z1 ou FireGL X1) e aponte o diretório onde o driver de vídeo foi descompactado (c:ati, por exemplo). Como o FireGL X1 é mais rápido do que o Z1, a nossa preferência é pela conversão pelo X1.
6. Após modificar os drivers, instale-os no sistema. Isso tem de ser obrigatoriamente feito através do Gerenciador de Dispositivos, selecionando o driver de vídeo atual e mandando o sistema atualizar o driver. O instalador automático que acompanha o driver não funcionará.
Note que em alguns casos a ATI vendeu chips R300 que não passaram nos testes para funcionar como um Radeon 9700 ou como um FireGL X1 como sendo um Radeon 9500. Por isso, em alguns casos a conversão para o chip FireGL X1 pode não funcionar, caso você tenha tido o azar de ter um chip rejeitado em sua placa de vídeo Radeon 9500. Neste caso, só resta a alternativa de converter a sua placa para uma OpenGL Z1.