Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
DanJochims   Goiania-GO - AC
arq.andreis   caxias - AC
jeff   ARAPONGAS - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Bruno Souza   Brasília - DF
Felipe   São Paulo - SP
tingoxd   São Paulo - SP
g2guilherme   Curitiba-PR - PR

4 Cores VS 16 Cores

Por: t14go13  

Em: 08/05/2010 19:09

Será que esses videos estão corretos? Estou achando o Xeon lento, principalmente no teste com o VRay. Mental Ray http://www.youtube.com/watch?v=aw49Qvu61GE VRay http://www.youtube.com/watch?v=iSCFjCdAJO0&feature=related
Também percebi um certo mal uso dos nucleos em quantidades acima de 04 no 3dsmax. Recentemente comprei um Xeon X5650 que contém 6 cores fisicos + 6 logicos totalizando 12 buckets de alegria no 3dsmax e sinceramente me decepcionei, principalmente pelo modico preço que paguei por ele. Recentemente, fazendo testes com overclock em minha maquina, percebi que o 3dsmax "gosta" muito mais de um clock alto do que de cores extras. Aqui no topico de benchmark, meu i7 920 @ 4.0Ghz levou 43s para renderizar a imagem em 2048, enquanto meu X5650 (que teoricamente deveria ser 50% mais rapido por ter 2 nucleos extras) precisou ser levado à 3,66Ghz a fim de chegar numa marca parecida de tempo (renderizou a mesma imagem em 42s). Quanto aos videos, aquilo era meio de se esperar mesmo. Pq? São 04 cores a 3,0ghz (Core 2 Quad Q9650) contra 16 (que na verdade são 08 fisicos + 08 logicos devido ao HT) de 2,26ghz (dual Xeon E5520). O Hyper Threading (presente do dual xeon de teóricos 16 nucleos) não duplica a velocidade do processador, só melhora em uns 20% no MAXIMO.
Realmente isso de o MAX trabalhar melhor com Ghz e não com vários nucleos eu notei em alguns videos que assisti na internet (youtube). Não sei até onde esta correto mas é oque parece. Mas confesso que me assustou toda essa diferença, eu esperava bem mais em relação a desenpenho dos XEON com HT. Parabéns pela aquisição (ou não) do X5650, avaliando as configurações deve ser muito rápido.
Agora e se fosse feito uma animação, no caso sua renderizacao em 2 Xeon 5650? Estou numa duvida imensa, pq irei trabalhar com Analises envolvendo Engenharia mais trabalhos com animações na empresa e trabalhos particulares. Se o i7 for rápido para o caso de renderizacoes sera que ele seria rápido em cálculos de algoritmos tbm?
Tudo eu posso naquele que me fortalece!!
CEFET-RJ
IMPA
MIT
LG vc fez seu i7 920 de 2,66 para 4,0 como vc fez isso ? tipo q cooler vc usou e se e da boa vc trabalhar com esse processador com esse clock tipo ele fica estave,l queima muito rapido ?
portfólio: http://www.behance.net/rene123
Quando comprei meu i7, fiz um teste com a mesma cena, mesma posição de câmera e tudo entre o meu 920 e meu Q6600. A diferença foi brutal em relação ao i7, simplesmente renderizou em metade do tempo. Daí resolvi fazer um overclock no Q6600 de 2,4GHz para 2,66GHz, para ficar igual ao clock do i7. A diferença diminuiu muito pouco, que eu me lembre diminuiu cerca de 4 minutos. Daí eu me lembrei do Turboboost do i7 que faz um auto-overclock em até 10% quando o processador precisa de mais velocidade de processamento. Aumentei novamente o clock para 2,9GHz do Q6600 para ficar equivalente ao i7 de novo para diminuir a diferença no mínimo, ganhei mais uns 3 minutos. Bom, daí cheguei a conclusão, que o i7 é superior mesmo. Porque sem overclock tive um ganho de 100%, depois diminui a diferença para 85% de ganho aproximadamente. Mesmo assim é muita diferença, absurda para falar a verdade. No teste de benchmark do nosso amigo Adriano Leal, a diferença ficou em torno de 50% mas em usos reais o i7 foi melhor do que eu esperava. ____________________ LG, só uma curiosidade, qual a temperatura que teu i7 fica quando está renderizando a 4,0 GHz??
"Gibran Farfud" disse: Quando comprei meu i7, fiz um teste com a mesma cena, mesma posição de câmera e tudo entre o meu 920 e meu Q6600. A diferença foi brutal em relação ao i7, simplesmente renderizou em metade do tempo. Daí resolvi fazer um overclock no Q6600 de 2,4GHz para 2,66GHz, para ficar igual ao clock do i7. A diferença diminuiu muito pouco, que eu me lembre diminuiu cerca de 4 minutos. Daí eu me lembrei do Turboboost do i7 que faz um auto-overclock em até 10% quando o processador precisa de mais velocidade de processamento. Aumentei novamente o clock para 2,9GHz do Q6600 para ficar equivalente ao i7 de novo para diminuir a diferença no mínimo, ganhei mais uns 3 minutos. Bom, daí cheguei a conclusão, que o i7 é superior mesmo. Porque sem overclock tive um ganho de 100%, depois diminui a diferença para 85% de ganho aproximadamente. Mesmo assim é muita diferença, absurda para falar a verdade. No teste de benchmark do nosso amigo Adriano Leal, a diferença ficou em torno de 50% mas em usos reais o i7 foi melhor do que eu esperava. ____________________ LG, só uma curiosidade, qual a temperatura que teu i7 fica quando está renderizando a 4,0 GHz??
Do C2Q pro Ci7 eu também notei uma vantagem monstruosa do i7. Também tinha um Q6600 e migrei pro 920, e foi praticamente isso que vc disse mesmo, o i7 renderiza na metade do tempo. O que me entristeceu foi do 920 pro X5650. As temps dos cores batem 74° no maximo. É um pouco acima do que a intel "recomenda" que seria 69ºC. O ideal mesmo seria usar refrigeração à agua, mas é caro d+ aqui no br.
"scunha" disse: Agora e se fosse feito uma animação, no caso sua renderizacao em 2 Xeon 5650? Estou numa duvida imensa, pq irei trabalhar com Analises envolvendo Engenharia mais trabalhos com animações na empresa e trabalhos particulares. Se o i7 for rápido para o caso de renderizacoes sera que ele seria rápido em cálculos de algoritmos tbm?
Sinceramente não sei. Mas se os programas que vc for utilizar forem otimizados para multitask ou multithreading ou seja lá como for o nome, vc terá um desempenho superior com HT e cores extras sim. Agora resta saber se vale o investimento, pq esses xeons são caros d+. Em breve chegará por aqui os Magny-cours da AMD com 12 cores fisicos, preços atraentes e muita performance.
Pesoal tenho um dual xeon w5590, posso fazer o teste. Agora sobre a temperatura do processador, os meus chegam a 100 gruas quando estão renderizando uma cena pesada, e sem precessamento ficar em torno de 50 graus. que coolers irão resolver esse problema de alta temperatura. coloquei um cpu cooler thermal da intel, esses coolers me deram um ganho de quase 3 minuntos de render em uma cena, concerteza se colocar o cooler adequado vou ganhar mais um tempo no render.
é isso ai...
Putz Romio, vc precisa urgentemente verificar esses coolers. A intel recomenda que os cores não passem de 69ºC. Aos 100°C o processador automaticamente diminui o multiplicador para evitar que ele funda, isso com certeza fará com que seu desempenho caia, e muito. Qual o modelo de dissipador que vc usa? Têm alguns modelos da intel que são pra processadores de baixo TDP e que não lhe servirão bem, já que o seu processador é o mais quente de todos (130W de TDP) E também, qual placa mãe vc utiliza? Pq a maioria dos coolers para core i7 cabe nos Xeon 55XX, o socket e furação são os mesmos. O problema é que algumas placas mãe têm capacitores posicionados em locais estratégicos que não permitem a instalação de alguns modelos. E estes coolers são superiores no quisito performance e mais baratos na maioria dos casos que as versões para servidor. O negocio seria testar se o cooler de i7 caberia ou não em sua placa mãe antes de comprar. Se houver a possibilidade, minha recomendação é o Coolermaster V8.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710685.

Total de membros registrados: 138164

Últimos membros registrados: eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1674, sendo 24 membro(s) e 1650 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo, eltinho1234, Moura, AlexTerra, Luis Antonio, Osvaldo Arquiteto, Nuno, Frederico Wagner N. R., Lucas Batalhoti, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, gago, Saviel, Thiago Couto, Geraldo Nunes, Ronaldo, Adalberto Rocha, João Von Rondow, rabellogp, Fabio Catelleno, eplima16, Max Idalgo, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.