Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Isbiro   SP - SP
Primo   Araçatuba-SP - SP
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC

Portfólios Ver Mais

danilovfx   Marilia - SP
jeff   ARAPONGAS - PR
tiago fortes   Florianopolis - SC
Robison915   esteio - AC

Core i7 a 87°C

Por: edusilveira  

Em: 07/07/2010 00:25

Boa noite Rapaziada! Faz uns 2 mesês que troquei de pc, de um pentiun 4 HT para um Core i7 920. Agora a pouco fui renderizar uma cena para estudos no tamanho de 1920 x 1080. Durante a renderização, +/- nos 50% dela fui verificar pelo programa da intel a temperatura do processador e vi que marcava 87°C oO. Gostaria de saber se isso é normal ou não nesses processadores e e alguém já passou por um problema parecido. Obrigado! Eduardo Silveira ------------------------------------- Designer Gráfico & Artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
Não é nada normal. Que cooler você está usando? Você trocou o elastômero que vem no cooler, certo?
Possuo um laptop com o processador i7 980x normalmente usado em desktop. Durante a renderização o meu processador marca sempre entre os 80º - 89º, sem cooling table. Com cooling table consigo baixar para os 78º e a temperatura de funcionamento normal é por volta de 40-60º. Fui informado tanto pelo fabricante como por um técnico da intel que os processadores i7 quando no maximo atingem temperaturas elevedas e que estão preparados para isso. No entanto tais temperaturas diminuem a vida útil do processador. Tratando-se de um desktop essa temperatura nao é aconselhavel e deverá ser averiguada... ou fazer um upgrade do cooler. Usei o processador i7 920 e o i7 975x durante um ano quase sempre a 100% com temperaturas a rondar os 80º e até este momento nunca tive problemas.
Dan_Jacques: Elastômero seria a pasta termica né? O cooler que estou usando é o que veio junto com o processador. Quando o PC ele está no "modo normal" sem estar renderizando alguma cena, ele fica com a temperatura em torno de 65°C. Quando comprei o PC pedi que vinhha com um cabinete de 4 baias, pensei em pegar um com 6 mas não sabia que ia esquentar tanto assim. Só to meio caprero de derreter alguma coisa aqui no PC [:P] Abraços! Eduardo Silveira ---------------------------------------- Designer Gráfico & Artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
"Eududu"]Dan_Jacques: Elastômero seria a pasta termica né? O cooler que estou usando é o que veio junto com o processador. Quando o PC ele está no "modo normal" sem estar renderizando alguma cena, ele fica com a temperatura em torno de 65°C. Quando comprei o PC pedi que vinhha com um cabinete de 4 baias, pensei em pegar um com 6 mas não sabia que ia esquentar tanto assim. Só to meio caprero de derreter alguma coisa aqui no PC [:P disse: Abraços! Eduardo Silveira ---------------------------------------- Designer Gráfico & Artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
Na verdade ele não esquenta assim. Esses i7 Lynnfield são frios. Logo, se estão a 65ºC em idle, e batendo os 87ºC em full, há algo errado. Case de 6 baias não ajudaria, o problema aparenta estar no cooler do processador. Experimente trocar o elastrômero (aquela pasta cinza que vem com o cooler da Intel), por uma pasta térmica comum. Acredite, mesmo as piores pastas térmicas tem melhor condutividade térmica que o elastrômero. É realmente péssimo. Se ainda assim o superaquecimento persistir, recomendo a substituição do pequeno cooler BOX por uma opção mais forte. Atualmente, o melhor CxB em cooler é o Cooler Master Hyper 212 Plus, que é encontrado por R$89 na Justshop. Possuo um e é um cooler surpreendente. Me ajudou a levar meu antigo Core i3 530 a espantosos 4.97GHz, e um velho Pentium 4 631 a 5.1GHz. Em stock (frequência padrão) ele vai segurar as temperaturas numa boa aí. E até buscar um overclock básico, até 3.5~3.8GHz ;) Abraços!
Fala Dan_jacques, blz? Cara, sou meio leigo na questão de hardware, poderia me explicar melhor essa parte de "i7 Lynnfield são frios". Abraços. Eduardo Silveira --------------------------------------- Designer Gráfico & Artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
"Eududu" disse: Fala Dan_jacques, blz? Cara, sou meio leigo na questão de hardware, poderia me explicar melhor essa parte de "i7 Lynnfield são frios". Abraços.
Tudo bem hehe Os Core i7 tem três [i:a778ddafd2]codenomes[/i:a778ddafd2], ou melhor, três tipos: Gulftown (socket LGA1366, hexa-core, representado pelo i7 980X), Bloomfield (socket LGA1366, quad-core, representado pelos Core i7 9xx, exceto, claro, o 980X) e os Lynnfield (representados pelos Core i7 8xx e o Core i5 750), que são fabricados para o socket LGA1156, e possuem consumo e dissipação de calor bem menores que os outros Core i7. O Core i7 860 dissipa 95W de calor. O Core i7 920, Bloomfield, dissipa 130W. Veja mais detalhes aqui: http://ark.intel.com/ProductCollection.aspx?familyId=28037 E a própria experiência de colegas mostra que os i7 8xx são, de fato, frios. Então tudo leva a crer que realmente há algo errado aí. Abraços!
Dae Dan_Jacques, valeu ae pela explicação. então o meu processador deve ser um Bloomfield. Vou dar mais uma pesquisada sobre esse tipo de processador. Abraços! Eduardo Silveira ------------------------------------- Designer Gráfico & Artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
A Pasta Térmica ta OK?
"Eududu" disse: Dae Dan_Jacques, valeu ae pela explicação. então o meu processador deve ser um Bloomfield. Vou dar mais uma pesquisada sobre esse tipo de processador. Abraços! Eduardo Silveira ------------------------------------- Designer Gráfico & Artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
Depois de ver tantos i7 860 e 870 por aqui no 3D1, eu poderia jurar que o seu era um. E consequentemente, um Lynnfield. Sendo um Bloomfield, de fato, é necessário se preocupar um pouco mais com a temperatura. Veja o cooler que eu indiquei, ele é uma das melhores opções atualmente. Tanto que utilizo ele para meus overclocks no ar. Abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710685.

Total de membros registrados: 138164

Últimos membros registrados: eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1585, sendo 26 membro(s) e 1559 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo, eltinho1234, Hot, Joao Barreto, Osvaldo Arquiteto, Frederico Wagner N. R., Eduardo Ramos, jwagner, Lucas Batalhoti, Lucas Reis, Carla Franco, Gabriel.C, Le_Andro, Ronaldo, gago, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, João Von Rondow, Renatto, Nuno, Fabio Catelleno, Duda, Reinaldo Silva, eplima16, Max Idalgo, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.