E ai LKZ e my friends, blz.
Catei uma placa de vídeo igual a sua. Nussa..., o tamanho dela é meio assustador (kkkk). Qto aos FPS não testei a diferença entre os dois.
Qto a opção PAN no top, não entedi., vc arrastou o pan no Top, soltou e deu printscreen? Se foi isso, aq não deu tanta diferença assim. Bom, minha cena não chega a 1.000.0000 polys. (970.000 + ou -). Sua cena tem 3.900.000, isso deve influenciar. Tb estou com os Service Packs e Hotfix do 2012 atualizados.
As vezes tanto no 12 como no 13 a tela fica preta (principalmente depois do Alt+w > Camera > Realistic, com opções de iluminação da cena e correção de texturas). Eu clico num view, ele fica ativo, mas permanece preto, tento voltar com Alt+W, ele maximiza o view, mas permanece preto. Não chega a travar (dá pra salvar o arquivo, resetar e carregar o mesmo arquivo sem problemas).
Um outro pequeno bug q vi nos viewports., material com bitmap no modo decal (sem tiles) no diffuse, se desligarmos a opção Show Map on Back, faz o bitmap sair repetido ou deixa o entorno preto no resto do objeto (no render sai blz).
Sobre o tempo de Render, a mesma cena citada acima rendeu em: 12:16 no 2012 e 12:08 no 2013, em 800 x 600. A cena é simples, tem materiais reflexivos, refrações, AO, sombras shadows maps e raytraced, mtas ies. Nda de displacement, proxy, particulas, Hair&Fur, Vol, lights, etc.
Qto ao iray, Putz..., eu desci a lenha do iray do 2012 tb qdo ele saiu, não sei c era por causa da minha placa de vídeo, mas agora senti q houve um progresso (pouco + houve), pelo menos ele funciona em objetos isolados q irão compor uma cena. Gostei mto do ActiveShade em iray.
Por enquanto é isso,
Vamos trocando idéias.
Abraços.