Duvida sobre duas placas de video em um pc

Por: hotiago  

Em: 07/10/2013 16:11

Boa tarde.

- Consigo usar duas placas de vídeo ao mesmo tempo?
- Consigo usar uma para renderizar e outra para continuar modelando enquanto renderiza?
- Qual é a vantagem de ter duas placas?

Grato.
- Sim vc consegue usar duas, MAS somente o mesmo modelo e se tiver a tecnologia SLI.
- Não, elas vão trabalhar ao mesmo tempo.
- Vantagem é que em cenas com muitos poly não vai travar e vc pode desfrutar do Render Realtime.

Abraços...

ps: Placa de vídeo não interfere no render final.
Pedro C. Maniero
Bem se vc quer render rapido usa as GTX, mas somente para iray, e octane
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
- Consigo usar duas placas de vídeo ao mesmo tempo?

Sim. Conheço 3 tipos de soluções para usar múltiplas placas de vídeo:

A primeira solução é usar duas placas idênticas conectadas entre si, o que a NVIDIA chama de SLI e a ATI chama de CROSSFIRE. Nessa solução o potencial das duas placas é combinado, como se o usuário estivesse usando uma única placa de vídeo com o poder de fogo de duas. Há muita controvérsia nessa tecnologia. Muitos dizem que as GPUs são combinadas (somadas) mas que a memória de vídeo não, deixando o usuário usar somente a quantidade de memória de uma das placas. Alguns usuários de SLI/CROSSFIRE dizem que não conseguiram obter o desempenho esperado de duas placas conectadas e que seria melhor se tivessem optado por uma placa de vídeo top de linha ao invés de usar duas placas de menor desempenho.

A segunda solução diz respeito a família Tesla, da NVIDIA. As placas da família Tesla foram projetadas especificamente para renderização por GPU ou renderização híbrida (GPU + CPU). Para usar uma placa Tesla é necessário primeiro ter uma placa Quadro instalada, pois ela complementa a Quadro. A visualização da viewport, redesenho de tela e tudo mais o que for relacionado a tarefas de vídeo será executado pela placa Quadro. A placa Tesla só será utilizada durante a tarefa de renderização. Se nada estiver sendo renderizado ela ficará em standby, um modo que não consome energia. Essa solução ainda é extremamente cara, sendo usada em sua maioria por grande empresas e estúdios.

A terceira solução é usar placas de diferentes famílias, que não se complementam (lembrando que Quadro e Tesla se complementam), juntas na mesma máquina. Um bom exemplo disso seria ter uma placa GeForce e uma Quadro instaladas na mesma máquina. Existem muita discussão sobre essa solução funcionar ou não. Muitos usuários dizem que o fato de ter uma GeForce e uma Quadro instaladas na mesma máquina pode causar muitos travamentos do sistema operacional. Outros dizem que possuem essa solução e que tudo funciona perfeitamente. Eu não tenho como dizer nada sobre esse assunto, pois nunca fiz o teste e não me arrisco a fazer.

- Consigo usar uma para renderizar e outra para continuar modelando enquanto renderiza?

Talvez isso seja possível sim, mas somente com a segunda solução que eu mencionei anteriormente (Quadro + Tesla). Eu não sei dizer ao certo se, durante a renderização, somente a Tesla é utilizada deixando assim a Quadro livre para trabalhar em outra cena. Teria que pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

- Qual é a vantagem de ter duas placas?

A vantagem de ter duas placas é o aumento no desempenho. Alguns usuários costumam usar duas ou mais placas GeForce para aumentar o desempenho gráfico nos games, ou então, usar duas ou mais placas Quadro para aumentar o desempenho das viewports dos softwares 3D. Mas devemos lembrar sempre que a placa de vídeo não é responsável pela renderização, sendo o processador (CPU) responsável por isso. A menos, é claro, que se trate de um renderizador por GPU ou um renderizador híbrido (GPU + CPU). Nesses casos, a placa de vídeo vai atuar diretamente na renderização.

Particularmente eu não vejo grandes vantagens em ter duas ou mais placas de vídeo. O motivo é que custa muito caro ter duas placas de vídeo boas (pois de nada adianta ter duas placas de vídeo fracas). Ainda, se o caso for fazer SLI/CROSSFIRE, quando quiser trocar uma tem que trocar a outra também pois SLI/CROSSFIRE necessita que ambas as placas sejam idênticas. Na minha opinião, ainda é mais vantajoso para o usuário caseiro investir em uma única placa de vídeo de qualidade.
Qual Rendererizador?
O Xikote strala

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1258, sendo 8 membro(s) e 1250 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, jessicatorres, moisesratts, Roberto Movanni, Duda, Gebio, MARCELO1977, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.