Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

silvaserik   São Paulo - AC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC

Portfólios Ver Mais

Cleber Luiz Beraldo   Santo André, SP - SP
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
Jean Belegante   curitiba - PR

Trocar o render do 3dsMax pelo Lumion?

Por: Luiz  

Em: 23/05/2019 14:36

Ola pessoal da 3D1. Sempre trabalhei com o 3dsMax para arquitetura, isso já vão fazer quase 30 anos, hoje uso ele com V-Ray. Vendo uns videos sobre o Lumion, achei ele muito interessante. Não sei se é impressão minha, mas vejo o 3dsMax perdendo o seu reinado mediante a outros programas que surgiram. Seria o Lumion uma opção interessante? 
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Se a intenção for rapidez nas renderizações é uma boa ideia. Mas se a prioridade for qualidade ainda não é a melhor escolha (mas brevemente poderá ser).

Além do Lumion há o Unreal Engine (para criação de games) que é mais robusto e consegue qualidade até melhor com mais facilidade. No caso de renderizações mais rápidas em relação ao Lumion já não sei dizer.

Só tem uma questão: Lumion, Unreal Engine, etc, não são bons softwares de modelagem. De qualquer forma tu vai precisar de um segundo software para a modelagem. Já que tu tem conhecimento de 3ds Max tá de boa. Outra ótima opção para isto é o Blender. Bem mais leve que o 3ds Max e gratuíto.

Lumion parece ser mais fácil de usar, porém é pago.
Unreal Engine é mais complexo e robusto, porém gratuíto.

Muito obrigado pela opnião. Realmente o que mais me impressionou foi a velocidade. Sobre a modelagem, não me preocupo, pois uso o proprio Autocad, o Max, e futuramente talvez o escritorio mude para o ArchiCAD.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Ah, por falar em softwares para renderização tem este aqui que, por enquanto, está de graça:
https://3d1.com.br/noticia/68835
Oi Luiz, tudo bem?

Eu concordo com o New, tudo depende do tipo de trabalho que faz e do nível de qualidade que deseja obter.

Se o objetivo for apenas trocar a renderização convencional por renderização Real-Time, seja para obter imagens ou animações, você poderá escolher entre vários programas como o Lumion, LumenRT, Twinmotion, Unreal, Unity e Blender.

Todos oferecem renderização de imagens e animações em Real-Time de verdade ou próximo disso, porém, em nenhum deles a qualidade gráfica será tão refinada quanto consegue numa renderização com Ray Tracing no V-Ray ou Corona, então, a velocidade vem em detrimento da qualidade nos detalhes, principalmente reflexos, refrações e translucências.

A única opção que permite chegar na mesma qualidade das imagens renderizadas com V-Ray ou Corona é o sistema de Ray Tracing Real-Time disponível no Unreal 4.22 e em desenvolvimento no Unity, porém, para usar vai exigir as melhores placas de vídeo do momento que são caríssimas, sendo que, com uma placa desta você também renderiza muito rápido no V-Ray Next GPU.

O que desequilibra a equação é a questão da interatividade, pois nos sistemas Real-Time de verdade você pode produzir imagens, animações e também pode criar passeios interativos pelo projeto igual num Game ou com óculos de realidade virtual.

Neste caso só o Twinmotion, Unreal e Unity vão permitir exportar o projeto de forma idependente para rodar em Real-Time igual um Game ou VR.

Entretanto, o Unreal tem uma vantagem sobre os outros dois, ele possui Plug-in do V-Ray, então, no mesmo programa poderá renderizar em Real-Time, renderizar da forma convencional com Ray Tracing através da GPU e gerar maquete interativa ou VR, que é o futuro da visualização arquitetônica e de produtos.

Com o Plug-in do V-Ray você não precisa do Datasmith, Unreal Studio, nada disso, pode exportar a cena do Max, SketchUp, Rhino, Revit ou outro Soft em Vrscene e importar no Unreal com materiais, luzes, câmeras e tudo mais!
Se quiser passear pela cena é só arrastar alguns elementos pré-frabricados e pronto.
É o V-Ray que continua fazendo a diferença.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Luiz, tudo bem?

Eu concordo com o New, tudo depende do tipo de trabalho que faz e do nível de qualidade que deseja obter.

Se o objetivo for apenas trocar a renderização convencional por renderização Real-Time, seja para obter imagens ou animações, você poderá escolher entre vários programas como o Lumion, LumenRT, Twinmotion, Unreal, Unity e Blender.

Todos oferecem renderização de imagens e animações em Real-Time de verdade ou próximo disso, porém, em nenhum deles a qualidade gráfica será tão refinada quanto consegue numa renderização com Ray Tracing no V-Ray ou Corona, então, a velocidade vem em detrimento da qualidade nos detalhes, principalmente reflexos, refrações e translucências.

A única opção que permite chegar na mesma qualidade das imagens renderizadas com V-Ray ou Corona é o sistema de Ray Tracing Real-Time disponível no Unreal 4.22 e em desenvolvimento no Unity, porém, para usar vai exigir as melhores placas de vídeo do momento que são caríssimas, sendo que, com uma placa desta você também renderiza muito rápido no V-Ray Next GPU.

O que desequilibra a equação é a questão da interatividade, pois nos sistemas Real-Time de verdade você pode produzir imagens, animações e também pode criar passeios interativos pelo projeto igual num Game ou com óculos de realidade virtual.

Neste caso só o Twinmotion, Unreal e Unity vão permitir exportar o projeto de forma idependente para rodar em Real-Time igual um Game ou VR.

Entretanto, o Unreal tem uma vantagem sobre os outros dois, ele possui Plug-in do V-Ray, então, no mesmo programa poderá renderizar em Real-Time, renderizar da forma convencional com Ray Tracing através da GPU e gerar maquete interativa ou VR, que é o futuro da visualização arquitetônica e de produtos.

Com o Plug-in do V-Ray você não precisa do Datasmith, Unreal Studio, nada disso, pode exportar a cena do Max, SketchUp, Rhino, Revit ou outro Soft em Vrscene e importar no Unreal com materiais, luzes, câmeras e tudo mais!
Se quiser passear pela cena é só arrastar alguns elementos pré-frabricados e pronto.
É o V-Ray que continua fazendo a diferença.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu Andre, sua opnião sempre é muito importante. Estou analizando as opicoes, mas tudo esta indicando que o Lumion se encaixa muito bem com o tipo de trabalho que faço no escritorio. 
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Oi Luiz, tudo bem?

Se você não pretende criar projetos interativos, sem dúvida o Lumion é a melhor opção, pois é muito mais prático e fácil do que o Unreal, então, agiliza bastante a migração.
Não tem quase nada para aprender, porque vai ver o resultado em tempo real de tudo que colocar na cena e dos ajustes que fizer nos parâmetros.
Também tem uma vastíssima biblioteca de coisas prontas, enquanto que, no Unreal tem que importar tudo do Max ou outro Soft.
Por estas e outras que ele tomou o mercado e a Epic esta tentando pegar uma fatia com o Twinmotion, mas tem um longo caminho pela frente porque o Lumion é melhor e está bem estabelecido.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Luiz, também vivo nesse dilema de 3dmax+vray ou lumion.

Ano passado quando conheci o Lumion fiquei impressionado com a velocidade x qualidade que o Lumion consegue fazer as imagens. Ainda acho que o vray traz uma qualidade superior, principalmente para as internas, mas não tanto quanto antigamente. Acredito que muito estudo no Lumion e alguns ajustes no photoshop é possível chegar numa qualidade próxima do vray.
Uma coisa que me chamou muito a atenção no Lumion foi a facilidade pra criar os vídeos e tomadas de câmeras com efeitos.

Num mundo ideal, pra mim, seria o Lumion ser capaz de importar os projetos com as texturas e iluminação do 3dmax/vray direto e só ter que ajustar as luzes e cameras no Lumion, mas eu sei qe isso seria pedir demais. rsrsrs.

O que tenho feito é pegar projetos prontos que já tenho feito e renderizado no vray e jogado para o lumion para ver se consigo fazer com uma qualdiade semelhante. Veja um exemplo:
Maravilhoso, Raphael. Pra mim ficou melhor a tua imagem do lumion. Ou você trocou os carimbos? kkk.
Eu só tenho que comprar placa de vídeo melhor para usar o lumion.  Ele realmente é bem fácil, e conhecimento do soft é importante para nos dar agilidade, mas isso se consegue com o uso constante.
 
byboca:
Maravilhoso, Raphael. Pra mim ficou melhor a tua imagem do lumion. Ou você trocou os carimbos? kkk.
Eu só tenho que comprar placa de vídeo melhor para usar o lumion.  Ele realmente é bem fácil, e conhecimento do soft é importante para nos dar agilidade, mas isso se consegue com o uso constante.
Valeu Byboca.

Comecei a testar e refazer algumas imagens e para minha surpresa as feitas no Lumion ficaram muito boas, algumas até melhores que as feitas no vray. Não sei se o fato de o Lumion ser mais "leve" para inserir os elementos da cena e a possibilidade de ajustar o material e texturas em tempo real acabam facilitando e ajudando a trabalhar mais e melhor nas cenas enquanto o 3dmax + vray a cena vai pesando com muitos elementos e além disso cada ajuste exige um tempo de render para ter uma melhor ideia de como ficou e assim acabava não dando a atenção necessária nos ajustes mais finos.
E é o que vc falou, o uso frequente é que vai dando mais segurança para trabalhar com a ferramenta. Acredito que com um tempo de prática e com a evolução do lumion as duas ferramentas ficarão cada vez mis próximas em recursos e o que vai contar é a experiência de quem está usando.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707115.

Total de membros registrados: 134877

Últimos membros registrados: Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe.

Usuário(s) on-line na última hora: 585, sendo 27 membro(s) e 558 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Silva, Emmanoel, Duda, Willmitnick, edificar-3d, Eduardo Ramos, Moura, Rehquina, bia199612, Camacho, emersonforentin, Guilherme Santos, Abilio, Pedro Juliato, TadeuB79, rmagaton, Eng Damasceno, Edson, Wamdersilva, Ricardo Paranhos, Roberto Movanni, Ronaldo Junior, Celso Borttoloto, Antonio, Alexandre Longo, dallest91, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.