Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Max Idalgo   são paulo - SP
Juarez   Parauapebas - PA
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

Jonatan   São josé do rio preto, São Paulo - SP
fcalves   São Paulo - SP
bronoo   Taubaté
eromario   Juazeiro/BA - PE

Trocar o render do 3dsMax pelo Lumion?

Por: Luiz  

Em: 23/05/2019 14:36

Ola pessoal da 3D1. Sempre trabalhei com o 3dsMax para arquitetura, isso já vão fazer quase 30 anos, hoje uso ele com V-Ray. Vendo uns videos sobre o Lumion, achei ele muito interessante. Não sei se é impressão minha, mas vejo o 3dsMax perdendo o seu reinado mediante a outros programas que surgiram. Seria o Lumion uma opção interessante? 
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Se a intenção for rapidez nas renderizações é uma boa ideia. Mas se a prioridade for qualidade ainda não é a melhor escolha (mas brevemente poderá ser).

Além do Lumion há o Unreal Engine (para criação de games) que é mais robusto e consegue qualidade até melhor com mais facilidade. No caso de renderizações mais rápidas em relação ao Lumion já não sei dizer.

Só tem uma questão: Lumion, Unreal Engine, etc, não são bons softwares de modelagem. De qualquer forma tu vai precisar de um segundo software para a modelagem. Já que tu tem conhecimento de 3ds Max tá de boa. Outra ótima opção para isto é o Blender. Bem mais leve que o 3ds Max e gratuíto.

Lumion parece ser mais fácil de usar, porém é pago.
Unreal Engine é mais complexo e robusto, porém gratuíto.

Muito obrigado pela opnião. Realmente o que mais me impressionou foi a velocidade. Sobre a modelagem, não me preocupo, pois uso o proprio Autocad, o Max, e futuramente talvez o escritorio mude para o ArchiCAD.
Ah, por falar em softwares para renderização tem este aqui que, por enquanto, está de graça:
https://3d1.com.br/noticia/68835
Oi Luiz, tudo bem?

Eu concordo com o New, tudo depende do tipo de trabalho que faz e do nível de qualidade que deseja obter.

Se o objetivo for apenas trocar a renderização convencional por renderização Real-Time, seja para obter imagens ou animações, você poderá escolher entre vários programas como o Lumion, LumenRT, Twinmotion, Unreal, Unity e Blender.

Todos oferecem renderização de imagens e animações em Real-Time de verdade ou próximo disso, porém, em nenhum deles a qualidade gráfica será tão refinada quanto consegue numa renderização com Ray Tracing no V-Ray ou Corona, então, a velocidade vem em detrimento da qualidade nos detalhes, principalmente reflexos, refrações e translucências.

A única opção que permite chegar na mesma qualidade das imagens renderizadas com V-Ray ou Corona é o sistema de Ray Tracing Real-Time disponível no Unreal 4.22 e em desenvolvimento no Unity, porém, para usar vai exigir as melhores placas de vídeo do momento que são caríssimas, sendo que, com uma placa desta você também renderiza muito rápido no V-Ray Next GPU.

O que desequilibra a equação é a questão da interatividade, pois nos sistemas Real-Time de verdade você pode produzir imagens, animações e também pode criar passeios interativos pelo projeto igual num Game ou com óculos de realidade virtual.

Neste caso só o Twinmotion, Unreal e Unity vão permitir exportar o projeto de forma idependente para rodar em Real-Time igual um Game ou VR.

Entretanto, o Unreal tem uma vantagem sobre os outros dois, ele possui Plug-in do V-Ray, então, no mesmo programa poderá renderizar em Real-Time, renderizar da forma convencional com Ray Tracing através da GPU e gerar maquete interativa ou VR, que é o futuro da visualização arquitetônica e de produtos.

Com o Plug-in do V-Ray você não precisa do Datasmith, Unreal Studio, nada disso, pode exportar a cena do Max, SketchUp, Rhino, Revit ou outro Soft em Vrscene e importar no Unreal com materiais, luzes, câmeras e tudo mais!
Se quiser passear pela cena é só arrastar alguns elementos pré-frabricados e pronto.
É o V-Ray que continua fazendo a diferença.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Luiz, tudo bem?

Eu concordo com o New, tudo depende do tipo de trabalho que faz e do nível de qualidade que deseja obter.

Se o objetivo for apenas trocar a renderização convencional por renderização Real-Time, seja para obter imagens ou animações, você poderá escolher entre vários programas como o Lumion, LumenRT, Twinmotion, Unreal, Unity e Blender.

Todos oferecem renderização de imagens e animações em Real-Time de verdade ou próximo disso, porém, em nenhum deles a qualidade gráfica será tão refinada quanto consegue numa renderização com Ray Tracing no V-Ray ou Corona, então, a velocidade vem em detrimento da qualidade nos detalhes, principalmente reflexos, refrações e translucências.

A única opção que permite chegar na mesma qualidade das imagens renderizadas com V-Ray ou Corona é o sistema de Ray Tracing Real-Time disponível no Unreal 4.22 e em desenvolvimento no Unity, porém, para usar vai exigir as melhores placas de vídeo do momento que são caríssimas, sendo que, com uma placa desta você também renderiza muito rápido no V-Ray Next GPU.

O que desequilibra a equação é a questão da interatividade, pois nos sistemas Real-Time de verdade você pode produzir imagens, animações e também pode criar passeios interativos pelo projeto igual num Game ou com óculos de realidade virtual.

Neste caso só o Twinmotion, Unreal e Unity vão permitir exportar o projeto de forma idependente para rodar em Real-Time igual um Game ou VR.

Entretanto, o Unreal tem uma vantagem sobre os outros dois, ele possui Plug-in do V-Ray, então, no mesmo programa poderá renderizar em Real-Time, renderizar da forma convencional com Ray Tracing através da GPU e gerar maquete interativa ou VR, que é o futuro da visualização arquitetônica e de produtos.

Com o Plug-in do V-Ray você não precisa do Datasmith, Unreal Studio, nada disso, pode exportar a cena do Max, SketchUp, Rhino, Revit ou outro Soft em Vrscene e importar no Unreal com materiais, luzes, câmeras e tudo mais!
Se quiser passear pela cena é só arrastar alguns elementos pré-frabricados e pronto.
É o V-Ray que continua fazendo a diferença.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu Andre, sua opnião sempre é muito importante. Estou analizando as opicoes, mas tudo esta indicando que o Lumion se encaixa muito bem com o tipo de trabalho que faço no escritorio. 
Oi Luiz, tudo bem?

Se você não pretende criar projetos interativos, sem dúvida o Lumion é a melhor opção, pois é muito mais prático e fácil do que o Unreal, então, agiliza bastante a migração.
Não tem quase nada para aprender, porque vai ver o resultado em tempo real de tudo que colocar na cena e dos ajustes que fizer nos parâmetros.
Também tem uma vastíssima biblioteca de coisas prontas, enquanto que, no Unreal tem que importar tudo do Max ou outro Soft.
Por estas e outras que ele tomou o mercado e a Epic esta tentando pegar uma fatia com o Twinmotion, mas tem um longo caminho pela frente porque o Lumion é melhor e está bem estabelecido.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Luiz, também vivo nesse dilema de 3dmax+vray ou lumion.

Ano passado quando conheci o Lumion fiquei impressionado com a velocidade x qualidade que o Lumion consegue fazer as imagens. Ainda acho que o vray traz uma qualidade superior, principalmente para as internas, mas não tanto quanto antigamente. Acredito que muito estudo no Lumion e alguns ajustes no photoshop é possível chegar numa qualidade próxima do vray.
Uma coisa que me chamou muito a atenção no Lumion foi a facilidade pra criar os vídeos e tomadas de câmeras com efeitos.

Num mundo ideal, pra mim, seria o Lumion ser capaz de importar os projetos com as texturas e iluminação do 3dmax/vray direto e só ter que ajustar as luzes e cameras no Lumion, mas eu sei qe isso seria pedir demais. rsrsrs.

O que tenho feito é pegar projetos prontos que já tenho feito e renderizado no vray e jogado para o lumion para ver se consigo fazer com uma qualdiade semelhante. Veja um exemplo:
Maravilhoso, Raphael. Pra mim ficou melhor a tua imagem do lumion. Ou você trocou os carimbos? kkk.
Eu só tenho que comprar placa de vídeo melhor para usar o lumion.  Ele realmente é bem fácil, e conhecimento do soft é importante para nos dar agilidade, mas isso se consegue com o uso constante.

byboca:
Maravilhoso, Raphael. Pra mim ficou melhor a tua imagem do lumion. Ou você trocou os carimbos? kkk.
Eu só tenho que comprar placa de vídeo melhor para usar o lumion.  Ele realmente é bem fácil, e conhecimento do soft é importante para nos dar agilidade, mas isso se consegue com o uso constante.
Valeu Byboca.

Comecei a testar e refazer algumas imagens e para minha surpresa as feitas no Lumion ficaram muito boas, algumas até melhores que as feitas no vray. Não sei se o fato de o Lumion ser mais "leve" para inserir os elementos da cena e a possibilidade de ajustar o material e texturas em tempo real acabam facilitando e ajudando a trabalhar mais e melhor nas cenas enquanto o 3dmax + vray a cena vai pesando com muitos elementos e além disso cada ajuste exige um tempo de render para ter uma melhor ideia de como ficou e assim acabava não dando a atenção necessária nos ajustes mais finos.
E é o que vc falou, o uso frequente é que vai dando mais segurança para trabalhar com a ferramenta. Acredito que com um tempo de prática e com a evolução do lumion as duas ferramentas ficarão cada vez mis próximas em recursos e o que vai contar é a experiência de quem está usando.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710642.

Total de membros registrados: 138114

Últimos membros registrados: fhel11, quickchargepro, clofasholdy, Nutrim KapselnOsterreichde, incaflex, Ysnnaewrd, Axhivs026, NICOLLENIC.

Usuário(s) on-line na última hora: 1428, sendo 8 membro(s) e 1420 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: quickchargepro, rafaelgmarotta, CNC, fhel11, Thiago, Antonio, DeividRobert, mandrade.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.