Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Colli   Maringá - AC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG

Portfólios Ver Mais

Tôkis   São Paulo
pauloreis2000   Goiânia - GO
carloshmaximo   R. Arlindo Sardanha, 28
elisalage   italia - Internacional

Como renderizar cena com cores no padr?o CMYK ?

Por: chcosta  

Em: 08/07/2005 15:46

Olá Pessoal, Gostaria de saber como renderizar uma cena com as cores no padrão CMYK? Sei da possibilidade de alterar o padrão de cores no Photoshop, mas eu precisava saber se tem como fazer no 3DS. Valeu !!!! Abraços !!!
Oi Não conheço nenhum meio pelo qual seja possível salvar imagens em CMYK no Max, ele foi desenhado para funções que, em sua maioria, envolvem RGB, tais como Cinema, Vídeo e Jogos; as funções de gerar stills para arquitetura ou desenho industrial apesar de serem viáveis no Max não faziam parte da proposta original do programa, mesmo porque a Autodesk tem outros programas dedicados a estas finalidades. Phy
Olá chcosta tudo bem? Sem querer ser chato, mas pra que você quer renderizar uma cena diretamente em CMYK? Qualo problema em usar um outro programa para converter o padrão de cores?
Antônio Carotini Neto
Valeu pessoal pelas respostas ! E aí Caroti, td certo ?! Eu queria saber se o 3DS oferecia a possibilidade de renderizar em CMYK apenas por praticidade mesmo, nao há nenhum problema em tratar as imagens em outro programa, como o Photoshop ! Só uma curiosidade mesmo ! :D Abraços !!!!!!!!!
8) acredito q he uma vantagem para quem quer fidelidade na imagem! ja q cada vez q tratamos uma img e salvamos a mesma novamente ela perde as propriedades originais, podemos ate não perceber no monitor, mas em impressões em grandes formatos e de alta resolução eu acho q começaremos a perceber a diferença! o ideal era sair do MAX com o CMYK, bom é a minha opinião! ate mais!
DEUS é maior!
Oi Zulmar [quote:c34e3f2a26]acredito q he uma vantagem para quem quer fidelidade na imagem! ja q cada vez q tratamos uma img e salvamos a mesma novamente ela perde as propriedades originais, [/quote:c34e3f2a26] Desculpe mas você está equivocado Não confunda salvar com compressão com salvar a imagem. Usar qualquer sistema de compressão provoca eventuáis perdas de informação. Salvar a imagem apenas a copia exatamente como ela é. Na conversão de uma imagem RGB para CMYK não há perda de nenhuma natureza, apenas a mudança do sistema de cor. Na verdade você acrescenta um canal. A imagem passa a ter 32 bits (8 bits por canal) o que em essência importa apenas para a impressão gráfica que usa CMYK. A grande vantágem da imagem digital é que ela pode ser tratada e não sofrer perda nenhuma, diferente de qualquer sistema analógico onde a cada cópia da cópia a perda vai aumentando (caso do vídeo por exemplo) Espero ter esclarecido Phy
Desculpa Phy, mas quem trabalha diariamente indo em Biros e gráficas sabe o Zulmar está certo... Depois da conversão de RGB para CMYK ou vice-versa, nunca fica igual.. de fato cmyk nem é visivel na tela, programas como corel e photoshop simulam o formato que é só pra impressão. Não existe essa conversão de forma perfeita, se existisse eu daria graças a Deus que me ajudaria muito.. Quando faço rótulos no corel e jogo uma imagem criada no photoshop por exemplo, é muito comum na impressão ver nitidamente a diferença da conversão.. Pelo fato de possuirem intervalo de cores (chamado de Gamut) diferenciadas essa conversão não fica 100% correta, de fato seria muito melhor se o Max saísse diretamente em CMYK. valeu
Oi gente, tudo bem? Putz, vamos pensar um pouco. O Phy está coberto de razão. Quando troca o sistema de cor, é obvio que tem diferença, se trocar entre sistemas de cores que trabalham no mesmo padrão já dá diferença, imagine então trocar por um sistema de cor completamente diferente, como CMKY. Obviamente altera a cor, mas é só isso, não perde nada, não perde qualidade, não perde resolução, não perde nitidez, nada!!!!!!!! O que muda são alguns tons de cores, pelo simples fato que o sistema é totalmente diferente e não consegue reproduzir os mesmos tons que o outro permitia!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Enquanto um a soma de cores dá branco, no outro dá preto, não tem como ficar igual mesmo, mas não quer dizer que perdeu qualidade, apenas alterou as cores. Que podem ser aproximadas com um rápido tratamento. Só perde qualidade quando usa um formato de imagem com compressão, como JPG. Salvando em TGA para RGB e TIF para CMKY, não perde nada, mesmo que trabalhe muito sobre a imagem e salve milhares de vezes. Por fim, o 3ds max não foi feito para impressão, e nunca será, se usam para fazer coisas para impressão, é problema da pessoa que está usando, porque o Max foi feito exclusivamente para vídeo, tanto que só renderiza a 72 DPI em RGB. Antes que falem do Print Size, ele renderiza em 72 DPI também e converte como se faz no PhotoShop, inclusive ele prova que o Max foi feito para vídeo, mas como muita gente usa para criar imagens para impressão, a Discreet colocou essa função para ajudar, porque converter todo o sistema do programa que é para vídeo, isso eles não vão fazer. Abraços
O q eu disse foi : [i:c812a41ba7]acredito q he uma vantagem para quem quer fidelidade na imagem! ja q cada vez q tratamos uma img e salvamos a mesma novamente ela perde as propriedades originais, [/i:c812a41ba7] O André falou:
"Adminin" disse: Quando troca o sistema de cor, é obvio que tem diferença, se trocar entre sistemas de cores que trabalham no mesmo padrão já dá diferença, imagine então trocar por um sistema de cor completamente diferente, como CMKY. Obviamente altera a cor, mas é só isso, não perde nada, não perde qualidade, não perde resolução, não perde nitidez, nada!!!!!!!!
então eu tb não estou errado, juntamente com meu colega Amon-Ra, pois o q a gente ta falando é q a FIDELIDADE de cor altera qndo muda de padrão e segundo o nosso amigo Andre é inevitavel não ocorrer mudança. Qndo eu falei fidelidade, estava se referindo aos tons das cores e não q iria cair em resolução ou qualidade. :? sei lá, mas o q esta ocorrendo aqui pode ser q estamos TODOS falando de propriedades diferentes da img, sendo assim nunca chegaremos um consenso. :P
DEUS é maior!
Pessoal, isso tudo é valido se o formato final for TIF... o formato jpg comprime toda vez que o arquivo é fechado... e se é aberto e fechado muitas vezes, ele comprime o que já está comprimido. Porém, a percepção da perda só acontece se a foto for um superclose com detalhes minúsculos. Quanto a mudança de RGB pra CMYK, se você já sabe que o formato final será para fotolito, então trabalhe a foto RGB com as devidas cores suportadas. A ferramenta de cores do photoshop tem um alerta de cores RGB que não são suportadas em CMYK. Outras ferramentas permitem trabalhar essas areas específicas, aproximando as cores. E tudo isso só é valido se você tiver um tremendo monitor calibrado especificamente para a gráfica com a qual você vai trabalhar. Ufa, não é brincadeira não!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707687.

Total de membros registrados: 135293

Últimos membros registrados: jeffshaw, tauan, Anacelina, ALDENE JOSE, maria china, [email protected], piry hustiles, William76931.

Usuário(s) on-line na última hora: 573, sendo 5 membro(s) e 568 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: João Von Rondow, jeffshaw, Tomas, gabrieelsilvaofc, Gabriel.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.