Ajuda com VRay e cores

Por: cicero andre  

Em: 21/10/2006 14:29

OI Cícero, tudo bem? Eu concordo com o Eduardo, na realidade acontece assim, as cores se mesclam mesmo. Mas dá para controlar como ele disse, só que na sua versão o nome do material deve ser diferente, basta usar o VRayMtl Wrapper. Ele vai te dar o parâmetro que controla a emissão e o recebimento de GI por aquele material, assim terá total controle sobre a emissão de GI daquele material. É só clicar no botão com o nome do material do V-Ray, que fica no canto direito superior da janela do Material Editor, vai abrir o Material Map browser, escolhe o VRayMtlWrapper e vai aparecer uma mensagem, escolha Keep material, para manter o material como sub-material, pronto. Abraços
Fala andre BLZ mano. Bom eo seguinte concordo com tudo isso, alias já estou ate o fazendo, mais me resta uma duvida, quando eu diminuo o GI do material eu não perco na iluminação, quero dizer o ideal não seria eu conseguir mudar o GI p/ uma cor mais clara no caso branco, pelo q eu entendi a versão 1.48 do VRay tem um material q faz isso, o VRmtlGI se não me engano, ele tem 2 slots um p/ o material do objeto e outro p/ o material q vai proporcionar o GI, ou seja com isso eu posso colocar um Vrmtl branco, e não perderia nada na iluminação, me corrija se estiver errado por favor. um abraçõa e valeu.!!!
Oi Cícero, tudo bem? Muito legal esse material que você disse que tem no V-Ray novo. O Mental Ray tem isso desde a primeira versão, há 10 anos atrás, ele só funciona dessa forma, com Shaders de Photons para controlar o GI. Agora que está aparecendo novos recursos para facilitar para iniciantes, mas acaba tendo menos controle. O V-Ray está seguindo o caminho oposto, começou com muitas facilidades e pouco controle, agora está começando a oferecer mais controle. Curti saber deste material. Mas veja só, da mesma forma que acontece no Mental Ray, vai acontecer no V-Ray com este material. Você pode mudar a cor do GI, mas isso vai estragar a cena, porque ficará falso e estranho. Se tudo é marrom e amarelo na sua sala, não tem como o teto sair branco na foto, é impossível fisicamente. Se tirar uma foto de uma sala assim e abrir no PhotoShop, pode clicar com o conta gotas e ver, a cor será um amarelo claro, um marrom claro, não será branco nunca. Na verdade não seria branco nem se tudo fosse branco, seria um tom de cinza claro. Agora, num render que te oferece esse controle, você pode fazer ficar branco se quiser, mas não vai ficar bom. O melhor é controlar então a cor do GI para deixar o teto com um amarelo ou marrom bem claro, mas não branco puro. Assim não ficará com um aspecto tão colorido, como você disse que está, e não ficará irreal. Abraços
E ai galera um abração a todos e a vc tambem andré. Bom eo seguinte realmente eu concordo com vc mais sabe qual e o problema, p/ gente que trabalha com maquete, que não sei se e o seu caso, é que geralmente trabalhamos p/ um terceiro, deixa eu tentar explicar melhor, por exemplo eu, trabalho como projetista cadista já a muito tempo e geralmente agente nunca trabalha direto com o dono do imovel, sempre tercerizado atraves de um arquiteto ou decorador, meu amigo e tem uns que são fod.... o cara não entende porr......... nenhuma de 3D se falar com ele a palavra GI então fu.... , dai o cidadão chega e fala eu quero nessa parede verde naquela marrom e o resto bege clarinho, e por final todos os rebaixo de teto serão branco neve, meu camarada explica p/ esse sujeito que isso e um efeito natural que acontece na realidade e bababababababa, compadre o escumun.... não quer nem saber p/ ele a parede de que esta do lado ou defrente a uma vermelha tem que ficar o tal bege clarinho e o raioz do teto tem q ficar branco neve, nem um leve tom de cinza o caboco aceita, entendeu isso e que é o Fo.... da questão. O cara é muito chato camarada. Uffa, bom, então, é por isso que eu fico ai enchendo o saco de voces hehehehe.
Fala cícero! Entendo a sua situação. Foi graças ao meu esforço pessoal que hoje eu não preciso trabalhar para terceiros. Isso acaba sendo o diferencial para o meu trabalho. Sabemos que uma apresentação em 3d custa caro e os clientes são leigos mesmo pois um médico ou um advogado (por exemplo) não tem a obrigação de saber o que é GI ou mesmo 3dmax entende? Mas quando um trabalho enche os olhos, ele fala por si. Não havendo a necessidade nem mesmo de um arquiteto para explicar como o ambiente ou o projeto vai ficar. Tenho certeza de que quando vc tiver mais experiência, essa questão não será abordada pelos seus clientes. Eu particularmente nunca precisei usar o vraygimtl pois as setagens que eu uso hoje estão ficando bem satisfatórias e o máximo que eu preciso é dar uma "balanceada no PS". nada mais que isso. No início esse problema aconteceu d+ comigo porque eu usava o vray achando que era a mesma coisa do scanline. Era uma desgraça :lol: !! As setagens padrão possuem subsídios para saída de resultados excelentes. O segredo é vc testar as dosagens de luz entre o enviroment e os níveis das luzes. Pega um abiente vazio e vai testando que não tem erro (o tut do alguém é excelente). Vai lá meu véio! Paciência! Que em breve vc conseguirá apresentar results que os clientes só poderão falar parabéns! abrs!!
Oi Cícero, tudo bem? Eu também entendo este problema, foi um dos motivos que parei de trabalhar com maquete, tem muito arquiteto tosco no mercado, eu não tenho paciência com gente tosca. Fico feliz quando vejo arquitetos formados aqui estudando 3D para fazer maquete, porque esse pessoal não será um bando de toscos como os que tem hoje por ai. Tem gente que acha que por ser feito em computador é facinho, é o computador que faz para você, então, acham que nem precisa cobrar por modificação, porque é só olhar para o micro que ele já muda sozinho para você. É o fim da picada. O jeito no seu caso é ajustar a intensidade do GI mesmo, deixando tudo menos intenso, porque um vai rebater no outro e vai mudar a coloração do teto, não tem jeito. Uma alternativa é colocar um pouco de autoiluminação no teto ou aumentar a emissão de GI branca dele. No V-Ray eu não sei se tem como fazer um material emitir GI numa cor diferente da cor diffusa, no Mental Ray dá para fazer facinho, inclusive eu explico como fazer isso no vídeo curso aqui da 3D1. Abraços
Oi pessoal tudo bem? Na ultima versao do Vray tem um shader para resolver esse problema, o nome é VrayOverrideMtl, nele vc tem 4 slots, no primeiro se usa o material normal e tem outros 3 slots onde voce pode colocar um material que vai emitir o GI e outros dois que definem reflexos e refraçao. Se quiser que os dois ultimos fiquem no padrao, basta deixar sem anda. ;) Abraços!
Pois é André. Essa de o cliente achar que o computado faz tudo sozinho é clássica! :lol: . Sobre a tosqueira, realmente essa é uma infeliz realidade. Cícero, só continuando... fiz 2 renders de teste de um ap que eu fiz o projeto e estou fazendo um caderno com todos os ambientes. Nesse caso é o escritório. Não terminei a texturização etc. Tá faltando muita coisa pra acionar o render final e esse teste foi usando 640 x 480 só pra gente ter uma idéia de como o GI atua. As duas imagens estão com as mesmas configurações de render e de luz e estão como saíram do max, sem tratamento no PS. A diferença é que o primeiro está sem os móveis . Repare como tudo muda. No ambiente vazio a interferencia do piso é muito maior então as paredes brancas recebem a cor do piso. Veja no segundo como fica tudo diferente. Perceba que mesmo se eu pintasse uma das paredes de vermelho como foi a sua dúvida inicial, eu não teria um resultado drástico do ponto de vista da interferência de cores. Como eu disse antes, aqui eu tbm não precisei usar o GImtl ou outra artifício. Apenas em alguns casos é que teremos a necessidade de controlar e quando isso acontecer é porque já estaremos num nível mais avançado (como o Half por exemplo). Bom, é isso 8:) Espero ter ajudado.
E ai galera BLZ. Bom em primeiro lugar, quero agradecer a todos pela atenção, e realmente esse sangramento acontece com direto, e q os arquitetos q eu trabalho geralmente gosta de ambientes bem coloridos hehehehe, alias existe uma boa variação, enclusive tem um q e uma figura quase tudo dele ele usa a cor Terracota, morro de rir, ja tem um outro que adora tons de cinza, caracas dai já viu p/ iluminar a cena né, da o maior trabalho. Bom na versão de VRay q uso (1.47 ou 1.48) se não me engano, tem um material proprio p/ regular o GI, so não da p/ mudar a cor da emissão, Ex.: se é vermelho vai emitir vermelho, mais esta funcionado chou de bola, mais dai notei um grande detalhe q é o seguinte eu sempre usei a combinação irradiance map + photon map, e notei que nessa combinação realmente acontece com muita frequencia esse sangramento de cores, dai resolvi testar outra combinação. irradiance map + light map, e descubri que esse sangramento é muito pouco, dai fica muito mais facil de regular, eo tempo de render tambem e muito melhor, e com bons resultados. vou postar os resultados que consegui dentro em breve valeu um grande abraço a todos.
Oi gente, tudo bem? Hawf, eu agradeço muito pelas informações, porque assim eu fico por dentro das novidades do V-Ray, e quando você fala, sei que posso colocar fé total na informação. Muito legal o V-Ray estar primorando os recurso de controle, porque é justamente a parte que necessidade desses recursos. Eduardo, concordo com você sobre a questão do GI no ambiente, se a pessoa configurou os materiais corretamente, se criou materiais realistas que reproduzem fielmente como a luz é tratada por eles, não precisa usar de nenhum artifício para conseguir uma cena realista, sem nenhum recurso especial dá para conseguir um resultado perfeito e realista, isso vale para o Mental Ray também. Não precisa controlar com o Photon Basic se a pessoa cria materiais com propriedades adequadas. Cicero, se você não é o arquiteto ou o engenheiro e só presta serviço de maquete, e se o arquiteto faz tudo colorido e não quer a interferência do GI na cena, o arquiteto é um idiota e você deveria renderizar no Scanline e cobrar o mesmo preço, porque no Scanline não tem GI. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711091.

Total de membros registrados: 138582

Últimos membros registrados: uemersonhenrique, leogsalvador, luiza002, fastactiveindia, luisfelipealves21, nowslimkapselnkaufen, cardizoom, NowSlimCapsulesBeoordelingNL.

Usuário(s) on-line na última hora: 790, sendo 9 membro(s) e 781 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Renatto, Ricardo Paranhos, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Pedro Juliato, tsmodelagem3d, Duda, Victor Mendonça, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.