Pois é André. Essa de o cliente achar que o computado faz tudo sozinho é clássica! :lol: . Sobre a tosqueira, realmente essa é uma infeliz realidade.
Cícero, só continuando... fiz 2 renders de teste de um ap que eu fiz o projeto e estou fazendo um caderno com todos os ambientes. Nesse caso é o escritório. Não terminei a texturização etc. Tá faltando muita coisa pra acionar o render final e esse teste foi usando 640 x 480 só pra gente ter uma idéia de como o GI atua. As duas imagens estão com as mesmas configurações de render e de luz e estão como saíram do max, sem tratamento no PS. A diferença é que o primeiro está sem os móveis . Repare como tudo muda. No ambiente vazio a interferencia do piso é muito maior então as paredes brancas recebem a cor do piso. Veja no segundo como fica tudo diferente. Perceba que mesmo se eu pintasse uma das paredes de vermelho como foi a sua dúvida inicial, eu não teria um resultado drástico do ponto de vista da interferência de cores. Como eu disse antes, aqui eu tbm não precisei usar o GImtl ou outra artifício. Apenas em alguns casos é que teremos a necessidade de controlar e quando isso acontecer é porque já estaremos num nível mais avançado (como o Half por exemplo). Bom, é isso 8:) Espero ter ajudado.