Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Wagner Souza   Londrina - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Línea Design   Itapema/SC - AC
decosouza   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

victorrocha   Pernambuco
Joao Neto CG   Recife PE - PE
daniell_uchiha   Barueri - SP - AC
blacktiger   Brasil - AC

Telha Francesa

Por: Gaucho  

Em: 26/11/2006 11:13

Bom dia pessoal! Alguem tem uma sugestao de como fazer um telhado c telha francesa? Uso o Arqui 3D pra modelar o telhado....e render Vray...bom...tenho a telha em 3D...so q pro meu pc fica inviavel...o arquivo fica gigantesco....botar a textura fica chapado..tb n da...penso q o caminho seria pelo displacement.....mas n tenho uma textura de telha francesa pra usar e ate tentei no Photoshop...mas e bem complicado...alguem teria uma ideia? Desde ja fico grato.....abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi Gaucho, tudo bem? Eu não sei se ficaria legal com o Displacement, a não ser que fosse feito apenas no meio do telhado, as telhas das beiradas teriam que ser de verdade para ficar legal. De qualquer forma, esses dias eu peguei para modelar uma maquete completa no Max depois de 6 anos sem modelar para arquitetura, e sendo que sempre modelei tudo no AutoCAD. Fiz esse teste para ver a possibilidade de fazer um vídeo curso sobre modelagem de maquete eletrônica no Max. Eu fiquei impressionado com a facilidade e rapidez que o Max permite neste caso, eu cheguei a conclusão que estava enganado com relação a velocidade de modelagem entre o AutoCAD e o Max, no Max é muito mais rápido devido as facilidades do Wall. Mas isso depende da planta 2D estar muito bem feita e detalhada, porque encontrar as alturas do telhado no Max foi muito mais trabalhoso do que no AutoCAD, acho que fazendo as linhas da altura da cumeeira no AutoCAD facilitaria muito o trabalho no Max. De qualquer forma, deu certo, foi muito rápido, ficou perfeito e bem leve. Quando fui fazer o telhado, tentei deixar o mais leve possível, porque certamente o peso do telhado seria maior do que todo o projeto, e no final, ficou 10 vezes mais pesado do que todo o projeto. Mas deu certo e renderizou numa boa no meu PC, que é velho e super fraco, só que tem que economizar tudo que puder. Eu fiz as primeiras telhas de verdade, as outras eu fiz apenas a parte de cima, deletando todas as faces de baixo e de trás. Ficou pesado, para trabalhar na viewport eu tive que colocar Display As Box, mas foi numa boa, renderizou sem problema e ficou bem legal. Não era uma casinha, era uma mansão imensa e com telhado bem recortado, modelei por dentro e por fora com todas as portas e janelas, levei 12 horas de modelagem. Toda a alvenaria e entorno eu fiz em 4 horas, o telhado levou as outras 8. Abraços
Oi Andre.....boa a tua ideia...de deixar apenas as faces superiores nas telhas mais pra tras.....acho q vai dar certo.....meu modelo de telha ta c 16kb..ah.....tb n lembrei dessa facilidade do Max display as a box...e q a ultima vez q usei essa telha.....(e a mais detalhada) foi na epoca q eu renderizava no cad.....ai tinha q deixar o telhado por ultimo pq ficava impossivel de trabalhar.....Bem....vou seguir teu conselho.....muito obrigado mais uma vez pela ajuda...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Nossa André, eu adoraria ver uma making of desse seu trabalho!! Eu não sou muito bom com medidas e alturas e tal mas eu me arrisco na arquitetura usando o max, e ia ser muito legal ter um trabalho seu como referencia!!!! abração!!!
Fala gaúcho! blz? Tô com uma situação muito semelhante à sua. Tô terminando a modelagem de uma casa de campo e o telhado é grande demais para o número de vértices que o meu micro pode rodar no max. A solução que eu vou adotar será criar as telhas, que são tipo capa / canal, ou seja, com geometria bastante carregada pelo formato de tubo cortado ao meio com 30 faces cada e tentando otimizar ao máximo o uso das viewports farei um arquivo vrayproxy da coberta e acabou-se o problema. Eu fiquei impressionado como é possível mesmo num micro bem fraco rodar milhares de polígonos. Se liga neste primeiro teste que eu fiz com aquelas plantas padrão do max, que naturalmente são muito pesadas. Eu consegui renderizar em 10 minutos com sombra e reflexo + dreamscape no céu.
Gaucho Tenho um telhado o qual modelei há algum tempo, e acho que poderia solucionar seu problema... Me manda um e-mail que te envio o arqv. e explico como fiz essa cobertura. O processo tem alguma coisa que o André citou, mas existem alguns detalhes que facilitam bastante como tbm ajudam no realismo do telhado. Arq. Juliano Azeredo
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi gente, tudo bem? Eu fiz um render de teste só com Ambient Occlusion e vou postar aqui para vocês verem. A casa foi feita por dentro e por fora, todas as paredes, todas as portas, rodapé, pias, vasos sanitários, lareira, churrasqueira e tudo mais da parte de alvenaria. Ficou com 800 mil faces 3D modelado no Max com os recursos de Wall, Windows e Doors. Tudo baseado numa planta 2D de prefeitura desenhada no AutoCAD R14 há muitos anos atrás. Não abri a planta no AutoCAD antes para ajustar nada, importei direto no Max. Estou fazendo estes testes para ver da possibilidade de fazer um curso de modelagem e texturização de maquete no Max, sem usar em nada o AutoCAD, só o arquivo da planta já pronto. Porque não tenho licença do AutoCAD original para poder fazer o curso, só tenho o Max original. Mas estou adorando ver as facilidades que têm hoje e principalmente empregar o conhecimento que adquiri em vídeo para fazer maquete, que é muito mais simples. Fiz uns testes no Combustion que fiquei impressionado, apesar dele não ser para isso. Sobre a quesão do telhado, meu micro é super fraco, é velho, é um Athlon 2.6 que roda a 1.9 se não me engano, tem 1 GB de RAM, vive reiniciando sozinho do nada, é uma porcaria, o pior que tive até hoje. Mas renderizou numa boa com todas as telhas sem o menor problema e eu não usei geometria proxy do Mental Ray. Apenas modelei o telhado com o menor número de faces possíveis. Fiz um plano grande e deixei de exemplo, depois, é só ir pegando cópias deste plano, ajustar no Plane de referência que criei para cada água e cortar. É no cortar que está o macete, eu parei um pouco aqui para pensar na melhor maneira de fazer isso, porque com boolean obviamente não dá, vai ter todos os paus do mundo. Depois ainda fiz um teste de render com Hair And Fur em todo o gramado, usando mais de 100 mil e renderizou numa boa também nesse micro velho. Sem usar Proxy, imagine usando. Abração
Oi André.....ficou muito bacana o teu telhado...vou experimentar a tecnica...pq nesse optei pelo Vray Displacement..apenas botei apenas as comuneiras em 3D...muito obrigado pela atenção..abs
Vivendo e aprendendo!!!
Olá pessoal! Bom saber que o vray proxy posiciona o objeto no mesmo lugar. Na verdade só usei uma vez esse recurso e consegui esse result. Repare que as telhas estão desalinhadas em alguns pontos por causa da falta de memória. Esta casa foi só um teste para usar o proxy (por isso tá tão tosca no entorno etc...). Aê André! Para esse telhado eu tenho aprox. 5000 telhas modeladas no max com 30 seguimentos para as faces em cada uma delas Por isso eu tive que dividir e sair apagando. Mesmo no meu micro com 2gb de ram (p4 3.2) seria impossível conseguir trabalhar sem o proxy. No caso telhado das imagens que vc postou acima as telhas parecem ter poucos segmentos. Fiz um telhado com telhas formadas por 3 linhas retas e rodou tranquilo. Vou continuar testando esse maravilhoso recurso. Thiago! Será que vc poderia explanar melhor como converter um objeto em proxy se ter que apagá-lo? ;) . vlwzão pessoal! Esse compartilhamento de informações e experiências só aproxima as pessoas e desenvolve a CG nacional. Show!!
"Andre Vieira" disse: Oi gente, tudo bem? Mas renderizou numa boa com todas as telhas sem o menor problema e eu não usei geometria proxy do Mental Ray. Abração
8:) e tem isso no mental ray?
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711105.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 745, sendo 8 membro(s) e 737 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, MoaMartins, Le_Andro, JMDesign, Daniel Monteiro, Geraldo Nunes, Fabio Catelleno, Nicole_felix15.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.