Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

A R K A I K O   Maringá - PR - AC
new   Belo Horizonte - MG
Colli   Maringá - AC
mike_snail   Sinop - MT

Portfólios Ver Mais

netinho muniz   Itaperuna/RJ Brasil - RJ
dpi3d   Recife - PE
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
Rosinha   Rio de Janeiro - AC

Telha Francesa

Por: Gaucho  

Em: 26/11/2006 11:13

Oi gente, tudo bem? No meu caso eu não apliquei o Cap Holes, porque eu deletei as faces que não aparecem em todas as telhas, para economizar no peso do telhado, eu modelei as telhas do meio de forma diferente das telhas da borda, então, todas as telhas são abertas atrás, pois atrá não aparece, e se aplicasse o Cap Holes, fecharia tudo e daria muitos problemas no meu caso. Eu fechei uma por uma selecionando o Border pelo Sub-Object Border e clicando no Cap Holes do Editable Poly. É mais trabalhoso, mas vale pela economia no peso do arquivo, tanto na Viewport quanto no Render. Sobre a questão do corte, eu achei melhor aqui juntar tudo com o Attach e transformar todas as telhas da mesma "água" num só objeto, depois fica super fácil e preciso cortar com o Quick Slice do Editable Poly, porque não tem que trabalhar com um Plane de Slice como acontece com o Slice comum, tanto a primitiva do menu Shapes como os Slices dos Edit Mesh e Poly. Com o QuickSlice pela vista topo você faz cortes complexos rapidamente e com precisão. Abraços
Hum...interessante esse comando do quick slice.....vou experimentar..
Vivendo e aprendendo!!!
"Andre Vieira" disse: Oi gente, tudo bem? No meu caso eu não apliquei o Cap Holes, porque eu deletei as faces que não aparecem em todas as telhas, para economizar no peso do telhado, eu modelei as telhas do meio de forma diferente das telhas da borda, então, todas as telhas são abertas atrás, pois atrá não aparece, e se aplicasse o Cap Holes, fecharia tudo e daria muitos problemas no meu caso. Eu fechei uma por uma selecionando o Border pelo Sub-Object Border e clicando no Cap Holes do Editable Poly. É mais trabalhoso, mas vale pela economia no peso do arquivo, tanto na Viewport quanto no Render. Sobre a questão do corte, eu achei melhor aqui juntar tudo com o Attach e transformar todas as telhas da mesma "água" num só objeto, depois fica super fácil e preciso cortar com o Quick Slice do Editable Poly, porque não tem que trabalhar com um Plane de Slice como acontece com o Slice comum, tanto a primitiva do menu Shapes como os Slices dos Edit Mesh e Poly. Com o QuickSlice pela vista topo você faz cortes complexos rapidamente e com precisão. Abraços
eu também prefiro dar um attach nas telhas, mas na última cena que fiz, o computador deu pra trás e tombou na hora de "attachar" as telhas. E olha que nem eram tantas telhas assim... uma solução pra nao ter tanto trabalho na hora do corte nas telhas laterais, é attachar elas, somente as laterais, e nelas aplicar um cap holes. As do meio que não vão possuir a parte de baixo para nao pesar na viewport ficam juntas em um outro objeto sem cap holes ;)
8:) olha esta aqui: 1 - fazer uma telha com com "box + modificadores BEND"; 2 - fazer " um plano" com telhas INSTANCIADAS; 3- Agrupar e aplicar o modificador SLICE + CAP HOLES para dá o formato necessário na água. obs.: a grande vantagem deste processo é q temos um controle grande sobre a qntidades de faces q TODAS as telhas irão ter.. pq em sua essência cada telha trata-se apenas de um BOX... sendo assim... se tivermos com a câmera afastada da telha é só diminuir os "length segs, width segs" do BOX! e qndo tiver com a câmera proxima aumentar os "length segs, width segs" do BOX para detalhar melhor a telha. eai oq acharamda telha mutante? risos
DEUS é maior!
Oi gente, tudo bem? Eduardo, isso acontece porque precisa de muita memória para attachar todos ao mesmo tempo. Então, você tem que ir attachando de pouquinho, seleciona umas duas ou três telas daquela janela do Select By Name para attachar, depois, selecionar mais duas ou três telas e vai attachando até juntar todos, assim, não vai dar mais problema. Mas é uma boa também attachar só as telhas laterais, a questão é a dificuldade do trabalho na Viewport com muitos objetos na cena, dificulta a texturização, o ajuste de luzes, a manipulação da cena por completo. Então, se attachar tudo, depois você clica com o botão direito, escolhe Properties e habilita a opção Display As Box, pronto, a cena fica levíssima, pois todo o telhado é tratado como um único box, só aparecerá com as telhas no render. Fazendo uma "água" por vez e juntando todas as telhas desse plano, você vai ter só as "aguas" do telhado para manipular. Zulmar, realmente é uma ótima opção essa que você deu para animação. Porque além de serem instâncias, que já diminui bem o peso no render, ainda poderá controlar a resolução animando até com um Manipulator. Além de ser fácil fazer uma telha tipo capa ou portuguesa com Box, Bend e Tapper, o problema é se for outro tipo de telha, como francesa, por exemplo, ai complica. Graças a Deus que quase não se usa mais. :) :) Abraços 8:) por aqui esmagadoramente é telha portuguesa. abraços... obs.: mas vale a regra p as outras... é só partir de um box e se conseguir a telha desejada!
Ehehe.....tocou no assunto principal Andre.....telha francesa...ai q ta o dodoi...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi gente, tudo bem? Esse tópico tem tanta informação e dicas importantes do pessoal, que eu acho que vou mover ele para a seção Grupos de Estudo e Colaborações. Assim, ficará mais acessível para os leitores e pode tirar dúvidas de mais pessoas. Abração
Olá Pessoal! [quote:2eb0d0ec0d]André Vieira: Esse tópico tem tanta informação e dicas importantes do pessoal, que eu acho que vou mover ele para a seção Grupos de Estudo e Colaborações. Assim, ficará mais acessível para os leitores e pode tirar dúvidas de mais pessoas.[/quote:2eb0d0ec0d] Boa idéia André! Esse tópico vem sendo muito útil e continua crescendo. Vez por outra uso o link dele para ajudar a resolver as dúvidas dos leitores do forum e tenho certeza que muitas pessoas foram ajudadas por ele. Agora, cabe aqui uma pergunta, André: Caso você mude o tópico, eu teria que alterar as referências que fiz a ele nos meus posts?
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Oi Marck, tudo bem? Eu vou trocar de seção essa semana. Mas pode ficar tranquilo, porque o link é o mesmo para sempre. Só mudara a seção que ele aparece, mas o link sempre será o mesmo. Abraços
8:) me antecipei ao André e ja troquei para o local: Grupos de Estudo e Colaborações Abraço pessoal.
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 721, sendo 1 membro(s) e 720 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.