Telha Francesa

Por: Gaucho  

Em: 26/11/2006 11:13

E ai pessoal me lembrei do seguinte detalhe, esse material foi feito com o max 8 e o vray 1.5 RC3, portanto versões inferiores não vão abrir a textura, mas para quem tiver dificuldades em montá-la ai vai um help: Quem não tiver cadastro no vray material pode baixar as texturas direto do meu site que ainda vai levar de brinde mais uma mapa de difuse com a telha suja http://www.tiagomedeiros.com/temp/Telha_francesa.rar
Valeu Tiago...muito obrigado...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi gente, tudo bem? Realmente esse tópico foi muito interessante e esclarecedor. Marck, o Max é mesmo cheio de coisas e de macetes, no começo assusta um pouco, mas logo vai se sentir bem a vontade com ele. A sua dica que montar a planta baixa em pavimentos é muito boa e se você modela direto com Extrude e tal, é melhor ainda, porque já sai tudo no lugar. Mas é chato abrir buracos nas paredes quando modela normalmente para arquitetura. O Max tem um recurso muito legal para isso que se chama Wall, ele cria as paredes automaticamente e deixa você colocar portas e janelas nela, a parede se abre automaticamente para fazer o buraco da porta ou janela. Isso facilita e agiliza muito o trabalho. Eu fiquei impressionado quando vi esse recurso no Max, pois antes só havia no Architectural Desktop. O problema é que se for fazer a parede clicando na Viewport para gerar o ambiente, essa parede sempre será gerada no piso do Max, então, no pavimento superior ela iria aparecer no térreo. Tudo bem, basta mover depois para o pavimento superior, mas precisa fazer as portas e janela antes, para evitar problemas na abertura automática dos buracos. Por isso que disse de fazer duas plantas, uma com os dois pavimentos no "chão", um do lado do outro. E outra planta com a montagem que você fez, assim, criaria as paredes, portas e janelas de cada pavimento no "chão" do Max, depois, moveria para o lugar certo tendo como base a planta montada que você fez. Assim ficaria perfeito e super rápido de trabalhar. Depois, poderia usar a planta em corte que colocou no fundo para editar o Wall e fazer os oitões. No próximo teste de maquete que eu fizer, vou tentar dessa forma, porque certamente agilizará o trabalho. Testa o Wall para você ver que legal, está no menu Creat > Geometry dentro da listinha, fica no item AEC Extended. Tiago, agradeço muito por me enviar esse material, eu vou colocar na 3D1 o mais rápido possível, primiro preciso fazer a imagem de exemplo que vai no site, se você puder me ajudar nisso também, eu agradeço. Assim, não preciso instalar o V-Ray para fazer esse exemplo. Bagatelo, eu vou fazer esse curso de modelagem e texturização de maquete eletrônica sim, com certeza, mas creio que vai dar bem menos do que 10 horas, porque é muito mais simples e muito mais fácil do que explicar todos os recursos do Mental Ray. Eu acho que vai dar umas 5 horas ou menos, porque o vídeo é editado, eu levei 12 horas para modelar a casa toda, mas não vou cansar a pessoa que está assistindo vendo eu fazer as mesmas coisas toda hora, explico como fazer uma coisa, mostro como fazer, faço para a pessoa ver e depois, todas as outras coisas iguais a essa eu não preciso deixar o vídeo rodando enquanto faço, porque já foi explicado, entende? Abração
[quote:387daf7807]Marck, o Max é mesmo cheio de coisas e de macetes, no começo assusta um pouco, mas logo vai se sentir bem a vontade com ele. A sua dica que montar a planta baixa em pavimentos é muito boa e se você modela direto com Extrude e tal, é melhor ainda, porque já sai tudo no lugar. Mas é chato abrir buracos nas paredes quando modela normalmente para arquitetura.[/quote:387daf7807] André, o wall bem como outras ferramentas específicas para arquitetura facilitam bastante o trabalho. Porém, tive problemas com os vãos das janelas e portas. Em algumas experiências que fiz, deu tudo certo. Em outras, os vãos não apareceram, mesmo criando as janelas e portas antes das paredes, como você falou. Será que é necessário que a janela ou porta seja criada exatamente no alinhamento da parede ou posso criá-la e depois movê-la para seu lugar. Existe alguma forma de fazer os vãos automáticos aparecerem depois que foi tudo criado ou é necessário refazer tudo? Editado: Como o tema assunto deste tópico foge ao assunto da minha dúvida, criei um tópico para tirar dúvidas sobre Wall, doors e Windows. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=131333#131333 Abraço a todos!
O assunto está mais voltado para a criação das telhas, eu sei, mas a alguns anos atras quando eu resolvi fazer 100% da modelagem no max (antes eu modelava tudo no cad) o meu grande problema foi o telhado. Ai eu dei meus pulos e desenvolvi uma maneira de modelar as águas facilmente e com 100% de precisão. --Somente os planos do telhado sem telhas! Vou descrever, derepente pode ser útil!! É meio viajem mas vamos lá. Primeiro de tudo eu faço um plano de 100x100 unidades (eu penso em cm quando modelo). Este plano deve ter 1 na quantidade de segmentos. Converto este plano em poly e subo a edge correspondente a lateral mais alta da água com o valor da inclinalção. Exemplo: inclinação de 45%. No plano de 100x100 unidades eu seleciono a edge e subo 45 inidades. Todos aqui já devem saber mais uma inclinação 45% significa que vc sobe 45 unidades na vertical para uma distancia de 100 unidades na horizontal. Dai a importancia do plano ser feito com 100 unidades nas suas dimensões. Agora eu escalono este plano até que ele fique maior que a água a modelar. Essa é a primeira parte. Na vista top eu desenho o formato fechado da água em questão. Seleciono o plano modificado, uso o shape marge do compounds objctes, marco cookie cutter e invert. Desse modo eu consigo um plano nas dimensões e inclinação precisa. Depois, com o endpoint ligado eu redesenho o plano com line e aplico o extrude. O plano incial eu deleto pois esses objetos com shape merge costumam ficar cheio de vertices e tal. Maluquice... Abraço
E ai pessoal, hoje por um acaso eu achei esse script que da pra fazer telhas (coisa simples, mas como dificilmente aparece de perto...). http://www.vg2max.spb.ru/VGSetRndIDElement.htm http://www.vg2max.spb.ru/
Valeu Tiagomed.Vou colocar meu russo em dia! Abraço
Bom então para os que não entendem Russo assim como eu, da pra usar a ferramenta de tradução de sites do google, mas pra poupar o trabalho ai vai o link direto da página traduzida: http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&langpair=ru%7Cen&u=http://www.vg2max.spb.ru/VGSetRndIDElement.htm&prev=/language_tools Mas para aqueles que preferirem, podem pegar o script direto aqui: http://www.vg2max.spb.ru/config/scripts/VGScripts/VGSetRndIDElement.ms
Olá Pessoal! Já que o tema é sobre telhados, vou explicar como faço os meus. O método é um tanto trabalhoso, mas dá bons resultados: Basicamente, eu construo o telhado inteiro, montando telha por telha como se fosse um telhado de verdade. Primeiro crio uma telha, clono 9 vezes e monto em 3 fileiras de 3 telhas na viewport Top. Isso vai me permitir harmonizar o conjunto e otimizar as malhas de modo a reduzir a quantidade de faces. Após estar certo de que está tudo ok com o arranjo, seleciono a telha do meio e retiro todas as faces que não vão aparecer. Excluo 7 telhas inteiras e terei dois tipos: uma inteira e outra faltando partes em baixo. A telha inteira será utilizada nas bordas do telhado, onde estarão visíveis por baixo. A outra cobrirá a maior parte, que é o meio, onde as faces removidas não estarão visíveis. Agora clono as telhas arrumando-as sempre tomando o cuidado colocar as inteiras nas bordas. Aqui não me preocupo com a inclinação, monto tudo na Viewport Top para facilitar a colocação. Depois de tudo montado é que eu rotaciono para dar a inclinação de todo o conjunto e removo algumas telhas, caso haja uma sobra maior que a área a ser coberta. Se o telhado for formado por "águas" retangulares, apenas agrupo o conjunto, mas se tiver outros formatos, junto todas as telhas e transformo tudo em um Editable Poly para poder cortar com o slice o ponto de junção das "águas". Depois é só modelar cumeeiras no mesmo estilo para cobrir a junção das "águas". Bem, basicamente é isso, mas como eu gosto de "matar a cobra e mostrar o pau", aí vai uma imagem de como fica o meu telhado. Levei 30 minutos para fazer desde a criação da telha até a montagem e texturização mas tem só 100 telhas. Claro que um telhado inteiro pode ter mais de 4000! Nesse exemplo, modelei telhas conhecidas aqui no Rio como Duplana mas o formato vai depender da habilidade e criatividade do modelador. Aqui ainda cabe algumas dicas: A meu ver, o importante em um telhado é otimizar as telhas para não pesar muito o conjunto. Nas câmeras distantes, não é preciso muitos polígonos para uma telha convincente, mas se for dar um close do telhado, aí tem que refinar mais. Costumo criar o telhado e colocá-lo em um layer separado para poder desativá-lo enquanto edito outros objetos. Já fazia isso no AutoCAD e em outros progamas de modelagem. É interessante criar bibliotecas com diversos tipos de telhas já devidamente otimizadas e prontas pra uso. Isso facilita quando for fazer outro telhado com a mesma telha, pois é só copiar as telhas e montar o conjunto. Um grande abraço a todos!
ae pessoal, tanto telha como qquer outras coisa qseja pequena q q va aparecer em grande quantidade na cena, tende a ser um problema, ... quanto a Telha por enquanto to resolvendo de um jeito q naum fica 100% mas fica Leve, e at'e uma distanvia mediana passa tranquilo., seguinte forma... desenho o shape como se tivesse vendo a telha de frente, depois seleciono o sub-object spline duplico e rotaciono da[i vou fazendo isso e encaixando cada shape de telha mas isso sendo uma spline so, depois.. aplico um extrude, boto um mapa tile com alguns ajustes no material, dependendo a inclinacao ou envergadura do formato da telha, aplico emcima do estrude um FFD box, e e inclino ou envergo com ele, e pronto, caso ainda fique pesado eu desco la na interpolacao da spline e diminuo o numero de segmentos, caso vc queira tb dar uma diferenciacaosinha no encontro das ultimas telhas e so selecionar algumas subobject do shape spline tipo ou telha sim, telha naumn, e puxar um pouco pra frente ou pra tras. outras e tb a telhinha da casinha do contest da muralha( http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18207&start=15 )" apesar desse ser um poquim diferente e na imagem la eu ainda naum dei diferenciacao de cor de uma telha pra otra mas bem facin no tiles" fiz assim. Braco! Ricmage

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 806, sendo 4 membro(s) e 802 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.