Oi gente, tudo bem?
Realmente esse tópico foi muito interessante e esclarecedor.
Marck, o Max é mesmo cheio de coisas e de macetes, no começo assusta um pouco, mas logo vai se sentir bem a vontade com ele.
A sua dica que montar a planta baixa em pavimentos é muito boa e se você modela direto com Extrude e tal, é melhor ainda, porque já sai tudo no lugar.
Mas é chato abrir buracos nas paredes quando modela normalmente para arquitetura.
O Max tem um recurso muito legal para isso que se chama Wall, ele cria as paredes automaticamente e deixa você colocar portas e janelas nela, a parede se abre automaticamente para fazer o buraco da porta ou janela.
Isso facilita e agiliza muito o trabalho. Eu fiquei impressionado quando vi esse recurso no Max, pois antes só havia no Architectural Desktop.
O problema é que se for fazer a parede clicando na Viewport para gerar o ambiente, essa parede sempre será gerada no piso do Max, então, no pavimento superior ela iria aparecer no térreo.
Tudo bem, basta mover depois para o pavimento superior, mas precisa fazer as portas e janela antes, para evitar problemas na abertura automática dos buracos.
Por isso que disse de fazer duas plantas, uma com os dois pavimentos no "chão", um do lado do outro.
E outra planta com a montagem que você fez, assim, criaria as paredes, portas e janelas de cada pavimento no "chão" do Max, depois, moveria para o lugar certo tendo como base a planta montada que você fez.
Assim ficaria perfeito e super rápido de trabalhar.
Depois, poderia usar a planta em corte que colocou no fundo para editar o Wall e fazer os oitões.
No próximo teste de maquete que eu fizer, vou tentar dessa forma, porque certamente agilizará o trabalho.
Testa o Wall para você ver que legal, está no menu Creat > Geometry dentro da listinha, fica no item AEC Extended.
Tiago, agradeço muito por me enviar esse material, eu vou colocar na 3D1 o mais rápido possível, primiro preciso fazer a imagem de exemplo que vai no site, se você puder me ajudar nisso também, eu agradeço.
Assim, não preciso instalar o V-Ray para fazer esse exemplo.
Bagatelo, eu vou fazer esse curso de modelagem e texturização de maquete eletrônica sim, com certeza, mas creio que vai dar bem menos do que 10 horas, porque é muito mais simples e muito mais fácil do que explicar todos os recursos do Mental Ray.
Eu acho que vai dar umas 5 horas ou menos, porque o vídeo é editado, eu levei 12 horas para modelar a casa toda, mas não vou cansar a pessoa que está assistindo vendo eu fazer as mesmas coisas toda hora, explico como fazer uma coisa, mostro como fazer, faço para a pessoa ver e depois, todas as outras coisas iguais a essa eu não preciso deixar o vídeo rodando enquanto faço, porque já foi explicado, entende?
Abração