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Telha Francesa

Por: Gaucho  

Em: 26/11/2006 11:13

"Andre Vieira" disse: Apenas modelei o telhado com o menor número de faces possíveis. Fiz um plano grande e deixei de exemplo, depois, é só ir pegando cópias deste plano, ajustar no Plane de referência que criei para cada água e cortar. É no cortar que está o macete, eu parei um pouco aqui para pensar na melhor maneira de fazer isso, porque com boolean obviamente não dá, vai ter todos os paus do mundo. Abração
8:) rapa eu faço assim... só fiz um telhado mesmo ate hje... rissos... tem ate a img aqui na galeria do 3d1... fiz o telhado sem me preocupar com qntidades de faces... eu queria era modelagem bem feita... risos é assim: 1)_ faça uma telha tomando como base uma telha REAL.. com inclinação e tudo! modele uma telha.... resumindo... hihi hehe 2)_ pegue este modelo, faça Instancias dele e va arrumando uma a uma... como se fosse um pedreiro na vida real arrumando uma grande quantidade de telhas em cima de uma superficie plana...... qndo tiver "TELHAS AGUA"... grande o suficiente para cobrir a maior água da sua construção.... AGRUPE tudo num grupo e dê o nome de "plano de telhas"... pronto particamente acabou os problemas... risos vcs vão ver.... 3)_ pegue este GRUPO chamado "TELHAS AGUA" e coloque na inclinação desesejada da sua primeira agua da sua constução... aplique o modificador SLICE entre no gizmo dele e acerte ate oande vc quer q o telhado apareça na viewport... Pronto.... dai é so repetir para todas as outras aguas do seu telhado e esta feito a modelagem do telhado de qualquer construção com telhas colonial. :lol: entedenderam? é bem simples.... vou repetir... 1) moledar uma telha; 2) fazer um plano de telhas Instanciadas... como se fosse um pedreiro arrumando telhas numa superficie plana; 3) agrupar as telhas; 4) colocar o plano de telhas agrupadas na inclinação da água da construção; 5) aplicar o modificador SLICE e ir no GIZMO do slice e coloca-lo na posição desejada no plano de telhas fazendo o "corte" no formato do telhado.... 6) repetir os processos acima para as outras águas do telhado... qualquer dúvida entre em contato... risos att Zulmar Jr. obs_01.: as telhas q não aparecerem na vista da câmera aconselho deleta-la e colocar apenas um plane da cor da telha só para ainda ficar reagindo com a radiosidade da cena. obs_02.: a utilização do modificador SLICE num gruopo... salve engano não funcionava na versão do 3ds max 5.0 qndo testei pela primeira vez... so funcionava em objetos separados... mas agora na versão 8.0 do max ... funcionou perfeito "sliaceando! " perfeitamente o grupo... hihihi obs_03.: para stil funcionou bem aqui esta tecnica com slice... não sei em animação pq nunca renderizei nada para animação. Agora me veio uma ideia... :ideia: será q combinado esta tecnica q desenvolvi com slice + proxi do mental ray (caso exista) não seria a solução geral dos nossos problemas de "Arquivos pesados" e velocidade de modelagem de telhados em nossas cenas? :00: :D :?
DEUS é maior!
Gostei muito dos telhados, é uma boa técnica mesmo!!! :D Vou tentar fazer algo parecido aqui!
http://www.sfs-studio.com.br
Oi gente, tudo bem? Eduardo, se você tem uma máquina de 3.2 com 2 GB de RAM e não conseguiu renderizar uma ceninha como essa sem usar Proxy, tem alguma coisa de errado ai. Ou tem alguma coisa de errado na máquina, ou você não sabe configurar bem os parâmetros do Render, porque meu micro é muito mais fraco e baqueado e renderizou o meu teste numa boa, que é muito maior e mais complexo. Deve ter 5000 telhas só no telhado da varanda, ao todo deve ser muito mais do que isso, eu não contei e não dá para contar mais agora, porque eu junto tudo com Attach para cortar e para diminuir a quantidade de objetos na cena, deixando o arquivo mais leve. Eu não usei 3 faces nas minhas telhas, porque se tivesse usados apenas 3 faces, teria ficado uma porcaria, nunca ficaria assim como aparece na imagem de exemplo que coloquei, pois os cantos das telhas não seriam arredondados. Eu modeli com o mínimo de faces possíveis para ficar bom, não tirei mais do que o necessário, porque ficaria ruim. Eu poderia ter economizado mais do que economizei, mesmo assim, renderizou numa boa aqui com 1 GB de RAM ni Athlon 2.6 baqueado que roda na verdade a 1.2, porque se eu coloco para rodar mais forte o micro reinicia sozinho toda hora. E olha que eu renderizei com Ambient Occlusion, que não é um Shader leve no render. Abaixo eu estou colocando um render mais próximo do telhado para você ver a qualidade das telhas e uma imagem do Wireframe Zulmar, tudo que você ver falando nos outros renders, pode ter certeza que o Mental Ray tem, o Mental Ray faz de tudo, e o dia que você achar que ele não faz alguma coisa, é só abrir o bloco de notas e escrever um Shader para ele fazer o que você quer. O Mental Ray é o Mental Ray. Baixa o Shader Is MI Object e o plug-in que vem junto para adicionar o recurso de Geometry Shader do Mental Ray no Max, que veio sem isso. Pronto, não só pode deixar a geometria mais leve no render, como também pode controlar individualmente por objeto os cálculos de FG, GI, Antialiaing e tudo mais, então, pode deixar o cálculo mais leve só na parte do telhado. :) Isso o V-Ray não faz com o Proxy. :) Mas eu não fiz isso no meu teste de telhado, renderizei na boa mesmo, normalmente. Imagens: Abraços
Alguém poderia me explicar como se usa esse vrayproxy. E pra que serve esse ambient oclusion.
Olá bagatelo, tudo bem? Abaixo segue links de dois tópicos onde foram discutidas as utilizações do Ambient Occlusion, além do link do Grupo de Estudos do Mental Ray que possui muitas informações do Mental Ray e do Ambient Occlusion. Ambient/Reflective Occlusion (base) como Usar? http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18034 AO - Ambient Occlusion - MR http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17973 Grupo de Estudos do Mental Ray http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743
Sergio Feitosa
Alguem ai q respondeu ao topico ja experimentou renderizar uma cena em mais partes e depois montar? Essa q eu queria das telhas por exemplo.....fazer em 4 partes digamos..??!! Modificaria alguma coisa? Meu pc tem 1Gb de ram e seguido qdo coloco arvores em 3D da a tipica msg.."memoria virtual muito baixa blablabla"[/i]
Vivendo e aprendendo!!!
Fala André! Vou fuçar até achar o que eu fiz de errado. Realmente o telhado que vc fez tá pronto pra ver de perto e de longe. Uma das coisas que o meu micro de 512 de ram pede é mais memória quando eu atacho os objetos instanciados, Não consigo selecionar um lado inteir da coberta e atachar. Acho que configuração errada de render não é, pois o processo em si é até rápido. O problema é com a movimentação de viewport por causa do excesso de elementos na cena. Vou tentar seguir esse tuto do zulmar e ver o que acontece. vlws!
"eduardoqf" disse: Fala André! Vou fuçar até achar o que eu fiz de errado. Realmente o telhado que vc fez tá pronto pra ver de perto e de longe. Uma das coisas que o meu micro de 512 de ram pede é mais memória quando eu atacho os objetos instanciados, Não consigo selecionar um lado inteir da coberta e atachar. Acho que configuração errada de render não é, pois o processo em si é até rápido. O problema é com a movimentação de viewport por causa do excesso de elementos na cena. Vou tentar seguir esse tuto do zulmar e ver o que acontece. vlws!
8:) salvo engano... movimento de viewport é falta de placa de video boa ou pouca memoria de video. ex.: dava paw direto qndo utilizava particulas nas gramas e tentava vizualizar 100% das particluas... tinha um micro com memória de video 128Mb - placa AGP. Dai qndo comecei a visualizar somente 20% das particulas na viewport, ficou sem travar! sem dá falata de memoria e nada... e qndo era 100% mesmo antes de mandar renderizar, ja dava falta de memoria... na realidade era memória de video q estava faltando... risos. obs.: vc pode clicar com botão direito no objeto e escolher para mostr-lo na viewpor somente como um BOX... alivia bastante tb o "peso" na viewport... mas na hora do render o objeto sai perfeitinho.
DEUS é maior!
[quote:7f8f82f3d5]André Vieira Eu fiquei impressionado com a facilidade e rapidez que o Max permite neste caso, eu cheguei a conclusão que estava enganado com relação a velocidade de modelagem entre o AutoCAD e o Max, no Max é muito mais rápido devido as facilidades do Wall. Mas isso depende da planta 2D estar muito bem feita e detalhada, porque encontrar as alturas do telhado no Max foi muito mais trabalhoso do que no AutoCAD , acho que fazendo as linhas da altura da cumeeira no AutoCAD facilitaria muito o trabalho no Max.[/quote:7f8f82f3d5] Uso AutoCAD há anos para criação de projetos arquitetônicos em 2D pois é perfeito para se trabalhar com precisão nas medidas, ponto importante em arquitetura e mecânica. Porém, nunca me senti confortável para gerar os modelos 3D à partir dele. Fiz até alguns mas sempre achei que faltava algo. É fato de que a cada versão, o AutoCAD vem se aprimorando e se superando com relação à modelagem, mas sempre optei por gerar as plantas e blueprints nele e passar para um outro programa para gerar o modelo 3D. Para 3D eu usava o Blender devido a máquina fraca que tinha e por achar que o Maya e MAX não rodariam bem nela. Hoje uso o MAX e venho me aperfeiçoando nele. Para facilitar o processo e evitar ter que criar toda a planta, crio as referências no AutoCAD usando basicamente formas fechadas. Então monto as vistas dos pavimentos e o perfil do modo como na figura. Depois abro com o MAX e começo a contrução do modelo. na figura abaixo, o projeto já tem toda a fundação e parte do vigamento. A idéia aqui é mostrar todas as etapas da construção da obra. Modelando desta forma, o modelo terá medidas absolutamente precisas e ainda posso fazer extrusões diretamente à partir da referência importada do AutoCAD e seguir fielmente inclinações de telhados e rampas, por exemplo.
Tudo certo Zulmar? Valeu as dicas! Essas formas otimizadas de visualização eu já conhecia, mas devo estar fazendo algo errado ainda :? . No meu micro P4 tenho 256 de vídeo... O problema de visualizar em box é pra juntar pois não dá pra ver os detalhes. Tô cheio de trampo agora, mas assim que tiver uma brecha vou tentar usar esse recurso de copiar instanciando e agrupar para cortar com slice. À princípio... vc saberia dizer a diferença entre atachar e agrupar? Sei que atachando podemos converter em proxy, mas não tem como voltar atras. Seria só essa a diferença? Seria possível aplicar slice em objetos atachados?

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