"Andre Vieira" disse: Apenas modelei o telhado com o menor número de faces possíveis. Fiz um plano grande e deixei de exemplo, depois, é só ir pegando cópias deste plano, ajustar no Plane de referência que criei para cada água e cortar. É no cortar que está o macete, eu parei um pouco aqui para pensar na melhor maneira de fazer isso, porque com boolean obviamente não dá, vai ter todos os paus do mundo. Abração8:) rapa eu faço assim... só fiz um telhado mesmo ate hje... rissos... tem ate a img aqui na galeria do 3d1... fiz o telhado sem me preocupar com qntidades de faces... eu queria era modelagem bem feita... risos é assim: 1)_ faça uma telha tomando como base uma telha REAL.. com inclinação e tudo! modele uma telha.... resumindo... hihi hehe 2)_ pegue este modelo, faça Instancias dele e va arrumando uma a uma... como se fosse um pedreiro na vida real arrumando uma grande quantidade de telhas em cima de uma superficie plana...... qndo tiver "TELHAS AGUA"... grande o suficiente para cobrir a maior água da sua construção.... AGRUPE tudo num grupo e dê o nome de "plano de telhas"... pronto particamente acabou os problemas... risos vcs vão ver.... 3)_ pegue este GRUPO chamado "TELHAS AGUA" e coloque na inclinação desesejada da sua primeira agua da sua constução... aplique o modificador SLICE entre no gizmo dele e acerte ate oande vc quer q o telhado apareça na viewport... Pronto.... dai é so repetir para todas as outras aguas do seu telhado e esta feito a modelagem do telhado de qualquer construção com telhas colonial. :lol: entedenderam? é bem simples.... vou repetir... 1) moledar uma telha; 2) fazer um plano de telhas Instanciadas... como se fosse um pedreiro arrumando telhas numa superficie plana; 3) agrupar as telhas; 4) colocar o plano de telhas agrupadas na inclinação da água da construção; 5) aplicar o modificador SLICE e ir no GIZMO do slice e coloca-lo na posição desejada no plano de telhas fazendo o "corte" no formato do telhado.... 6) repetir os processos acima para as outras águas do telhado... qualquer dúvida entre em contato... risos att Zulmar Jr. obs_01.: as telhas q não aparecerem na vista da câmera aconselho deleta-la e colocar apenas um plane da cor da telha só para ainda ficar reagindo com a radiosidade da cena. obs_02.: a utilização do modificador SLICE num gruopo... salve engano não funcionava na versão do 3ds max 5.0 qndo testei pela primeira vez... so funcionava em objetos separados... mas agora na versão 8.0 do max ... funcionou perfeito "sliaceando! " perfeitamente o grupo... hihihi obs_03.: para stil funcionou bem aqui esta tecnica com slice... não sei em animação pq nunca renderizei nada para animação. Agora me veio uma ideia... :ideia: será q combinado esta tecnica q desenvolvi com slice + proxi do mental ray (caso exista) não seria a solução geral dos nossos problemas de "Arquivos pesados" e velocidade de modelagem de telhados em nossas cenas? :00: :D :?
"eduardoqf" disse: Fala André! Vou fuçar até achar o que eu fiz de errado. Realmente o telhado que vc fez tá pronto pra ver de perto e de longe. Uma das coisas que o meu micro de 512 de ram pede é mais memória quando eu atacho os objetos instanciados, Não consigo selecionar um lado inteir da coberta e atachar. Acho que configuração errada de render não é, pois o processo em si é até rápido. O problema é com a movimentação de viewport por causa do excesso de elementos na cena. Vou tentar seguir esse tuto do zulmar e ver o que acontece. vlws!8:) salvo engano... movimento de viewport é falta de placa de video boa ou pouca memoria de video. ex.: dava paw direto qndo utilizava particulas nas gramas e tentava vizualizar 100% das particluas... tinha um micro com memória de video 128Mb - placa AGP. Dai qndo comecei a visualizar somente 20% das particulas na viewport, ficou sem travar! sem dá falata de memoria e nada... e qndo era 100% mesmo antes de mandar renderizar, ja dava falta de memoria... na realidade era memória de video q estava faltando... risos. obs.: vc pode clicar com botão direito no objeto e escolher para mostr-lo na viewpor somente como um BOX... alivia bastante tb o "peso" na viewport... mas na hora do render o objeto sai perfeitinho.
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.
Total de membros registrados: 138596
Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.
Usuário(s) on-line na última hora: 668, sendo 1 membro(s) e 667 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .